Em dia de Fla-Flu, Renato Gaúcho lembra gol de barriga 20 anos depois

5/4/2015 09:17

Em dia de Fla-Flu, Renato Gaúcho lembra gol de barriga 20 anos depois

Fluminense reencontra o Flamengo no Maracanã em partida decisiva e Renato Gaúcho lembra feito histórico. Joel Santana também lembra partida memorável

Em dia de Fla-Flu, Renato Gaúcho lembra gol de barriga 20 anos depois
Gol de barriga de Renato Gaúcho (Foto: Marcelo Theobald/Agência O Globo)

Sempre que se fala em Fla-Flu, a decisão do Campeonato Carioca de 95 é lembrada. O título daquele Estadual é tão marcante para a torcida do Fluminense que mesmo 20 anos depois do jogo, Renato Gaúcho, autor do gol de barriga que decidiu a partida, ainda é procurado para falar sobre o assunto. E não esconde que foi um dos mais importantes da carreira:

– É um gol que marcou muito. O Fluminense estava há nove, dez anos sem ganhar um título. Eram quatro ou cinco meses de salário atrasado. Todos davam o Flamengo como favorito, ninguém acreditava na gente. Fomos lá e conseguimos o título. É um dos gols mais importantes que tenho ao lado dos que fiz no título mundial do Grêmio. Foi também o gol mais esquisito que já fiz.

Apesar de ter sido o último a tocar na bola naquele lance, na súmula, o gol foi creditado para Aílton, que fez uma bela jogada, limpando Charles Guerreiro e batendo em direção ao gol defendido por Roger, mas antes ela encontrou a barriga de Renato, que garante não estar chateado pelo lance não ter sido contabilizado para ele:

– Não, chateado não. O importante é o título e o que vale é a imagem. O Aílton fez uma grande jogada, mas se não tivesse minha barriga ali, o gol não sairia e não teríamos sido campeões. O árbitro errrou, ele poderia ter mudado.

Longe do futebol desde que saiu do Fluminense, há um ano, Renato foi um pouco menos confiante do que era na época de jogador e preferiu não prever um favorito:

– Clássico é clássico, nunca tem favorito. É triste ver o Fluminense numa situação dessas.

Quando o juiz apitar o fim do jogo de hoje, a torcida tricolor espera deixar o Maracanã como fez em 95, graças a barriga: Feliz.

COM A PALAVRA
Joel Santana, técnico do Fluminense em 1995



Joel é carregado por Renato na comemoração do título Carioca de 1995 (Foto: Divulgação)

“Existe uma emoção muito grande quando a gente fala de títulos e jogos da qualidade como foi sempre o Fla-Flu. Criamos uma boa equipe em 95. Trouxemos jogadores de vários estados e a nossa equipe encaixou legal. Corremos atrás durante todo o campeonato e, na final, o Flamengo entrou com a vantagem do empate. Seria quase impossível conquistarmos o título. Lembro que a jogada saiu pelo lado esquerdo com Ailton e culminou no gol de barriga do Renato Gaúcho. Foi inacreditável e ficou na história porque foi um título totalmente diferente. Mas Fla-Flu é isso, tudo pode acontecer. Domingo vai ter outro, pode esperar que vai ter coisa diferente, pois são duas equipes que se respeitam bastante. Dois clubes que um faz a história do outro e, se Deus quiser, estarei aqui para participar da festa também. Porque festa no Maracanã é como se estivéssemos na nossa casa”

BATE-BOLA
Renato Gaúcho, autor do gol de barriga em 1995
1. Este Fla-Flu pode ser o único do Carioca 2015. Podemos considerar o clássico como uma decisão?

Sim, é um jogo de muita importância. O Fluminense precisa vencer para continuar brigando pela classificação e o Flamengo quer manter a liderança, além de poder eliminar um rival e concorrente direto pelo título. Dentro de campo, não tem favorito. No clássico as forças se igualam.

2. O que você acha dos meninos Gerson e Kenedy? Eles já são jogadores badalados...
Acima de tudo, tem que ter calma com esses meninos. Jovens como eles precisam ser lançados na hora certa. Não dá para forçar a barra e escalar esses meninos para serem vendidos porque o clube está em crise financeira, por exemplo. Futuro eles tem. E muito. Mas como já disse, os garotos precisam ser lançados em um momento bom do time.

3. Gostou da contratação do Ricardo Drubscky no Fluminense?
Não o conheço pessoalmente. Só o conheço porque trabalho com futebol e acompanho o dia a dia, mas não posso falar nada sobre ele. Quem tem que falar sobre técnico é o presidente do Fluminense. Foi ele quem contratou esse daí.

1367 visitas - Fonte: Lancenet!


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu