Jorginho estreia pelo Flamengo em seu maior desafio como técnico

23/3/2013 09:20

Jorginho estreia pelo Flamengo em seu maior desafio como técnico

Na primeira partida após saída de Dorival Júnior, Rubro-Negro enfrenta Boavista, que acumula quatro vitórias nas últimas cinco rodadas

Jorginho estreia pelo Flamengo em seu maior desafio como técnico
Vinte e quatro anos após deixar o clube e seguir para o futebol alemão, Jorginho está de volta ao Flamengo. A camisa com o número 2 às costas deu lugar ao uniforme de treinador. Com oito anos de carreira - começou no América, em 2005 -, o tetracampeão assume um grande desafio. Algo que ele compara ao que viveu de 2006 a 2010 como auxiliar de Dunga na seleção brasileira. O Rubro-Negro é o quinto clube do treinador - antes, passou por América, Goiás, Figueirense e Kashima Antlers, do Japão. A estreia é neste sábado, contra o Boavista, no Engenhão, às 18h30m (de Brasília), pela segunda rodada da Taça Rio.

O Flamengo, depois da eliminação na semifinal da Taça Guanabara, estreou no returno com derrota para o Resende. Demitiu Dorival Júnior, sob alegação de falta de acordo financeiro, e fez uma aposta mais barata. O ex-lateral, no entanto, será cobrado e tem como primeira missão levar a equipe, pelo menos, à decisão da Taça Rio.

Dos últimos dez técnicos que comandaram o Flamengo (Joel Santana em duas oportunidades), apenas dois estrearam com derrota (Joel Santana em 2007 e Silas em 2010). Nas demais, foram seis largadas com vitória - Caio Júnior em 2008, Cuca em 2009, Andrade em 2009, Rogério Lourenço em 2010, Luxemburgo em 2010 e Joel Santana em 2012 - e dois empates (Ney Franco em 2007 e Dorival Júnior em 2012).

O Boavista estava invicto havia cinco partidas - sendo quatro vitórias - até cair diante do Macaé no último fim de semana. Para a partida, no entanto, o time tem desfalques importantes. A dupla de zaga cumpre suspensão automática, e outros três jogadores têm vínculo com o Flamengo e não poderão ir a campo. Entre eles, está Erick Flores, um dos destaques do time no estadual.

O árbitro Péricles Bassols apita a partida, auxiliado por Marcos Sivolella do Nascimento e Carlos Henrique Alves de Lima Filho. O SporTV exibe o jogo para todo o país, assim como o Premiere, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

ESCALAÇÕES

Boavista: o técnico Lucho Nizzo tem problemas na zaga, na lateral e no ataque. Realizou treinamentos durante a semana à procura de soluções e esboçou o time que enfrenta o Flamengo. O destaque é o volante Rômulo, cria do Fla, que será improvisado como zagueiro. O Boavista deve ir a campo com Vinicius; Leonardo, Rômulo, Bruno Costa e Paulo Rodrigues; Douglas Pedroso, Thiaguinho, Tony e Leandro Chaves; Max e Gilcimar.

Flamengo: Jorginho fez testes, testes e mais testes ao longo da sua primeira semana de trabalho no clube. Começou experimentando o 4-2-3-1, seu esquema favorito, mas no último treino usou o 4-4-2, o mais provável. No meio-campo, escalou Cleber Santana e - a maior novidade - Amaral. A formação deve ter: Felipe; Léo Moura, Wallace, Alex Silva e João Paulo; Amaral, Elias, Ibson e Cleber Santana; Rafinha e Hernane.


QUEM ESTÁ FORA

Boavista: são cinco desfalques. Os titulares da zaga, Gustavo e Jorge Felipe, cumprem suspensão automática por terem recebido cartão vermelho na última rodada, contra o
Macaé. O lateral-direito Everton Silva, o atacante Erick Flores e o zagueiro Marllon têm vínculo com o Flamengo e não poderão atuar por empecilhos contratuais.

Flamengo: o zagueiro Marcos González e o volante Victor Cáceres defendem Chile e Paraguai nas eliminatórias da Copa do Mundo e não jogam. O meia-atacante Rodolfo, que assinou um novo contrato, não teve sua situação regularizada e desfalca a equipe. Carlos Eduardo foi vetado por estar com febre e faringite, e Mattheus está de saída para o Juventus, da Itália.


FIQUE DE OLHO

Boavista: artilheiro da equipe com quatro gols, Gilcimar desbancou Somália, artilheiro do último estadual, e é o homem a ser marcado no Boavista. Com boa altura e porte físico, o atacante se destaca nas jogadas aéreas, mas gosta de surpreender o adversário como pivô, girando e batendo para o gol.

Flamengo: Rafinha começou o campeonato como destaque, chegando a ter a média mais alta das notas do GLOBOESPORTE.COM. Nos últimos três jogos, caiu de produção e teve desempenho apenas razoável. Contra o Boavista, no esquema 4-4-2, ele terá mais liberdade para se movimentar, já que não estará preso no lado esquedo.

1118 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Multicampeão, Flamengo mantém 40 de Hugo e espera lucro com alvo do Milan
- VAI JOGAR? Filipe Luís indica retorno de Pedro e anima torcida para semifinal da Intercontinental
- BOMBA: Flamengo avança por Sebastian Villa e se aproxima de acerto milionário com colombiano



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade