23/3/2013 09:30
Entre testes e mudanças, Jorginho dá novos ares ao elenco do Flamengo
Alguns jogadores 'esquecidos' por Dorival Júnior voltaram a ganhar espaço no grupo e figurarem como boas opções para o time titular
A mudança da comissão técnica rubro-negra trouxe novos ares para parte do elenco. Na primeira semana de trabalho de Jorginho, o treinador fez inúmeros testes na equipe titular e alguns jogadores, que sob o comando de Dorival Júnior alternavam a reserva com poucas chances, ressurgiram como boa opção e podem voltar a figurar no time.
Assim, no jogo deste sábado, contra o Boavista, às 18h30, no Engenhão, com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net , os torcedores poderão ver o primeiro teste de Jorginho à frente do Flamengo e, consequentemente, uma equipe com uma cara um pouco diferente em relação a um passado recente.
Prova dessas mudanças é que o meia Cleber Santana e o volante Amaral, antes sem muitas oportunidades no time, serão titulares nesta segunda rodada da Taça Rio. O primeiro não iniciou jogando em nenhuma das partidas da Taça Guanabara e o segundo atuou apenas uma vez, na goleada sobre o Friburguense, quando Cáceres estava a serviço da seleção paraguaia, como agora.
Durante a semana, Jorginho chegou a testar outras formações, como o 4-2-3-1, e analisou o time titular com peças que estavam sem muito espaço, como o zagueiro Renato Santos, o meia Renato e até mesmo o lateral-esquerdo Ramon, que estava quase esquecido por Dorival Júnior.
Procurando um Flamengo ideal e um novo estilo de jogo, Jorginho justificou alguns experimentos realizados nas atividades nos primeiros dias à frente do time e fez um pedido: posse de bola.
– Não tem como você ficar 90 minutos atacando sem parar. É importante manter a posse de bola e saber cansar o adversário. Não quero comparar o Flamengo ao Barcelona, mas a posse de bola é fundamental no futebol – afirmou o treinador.
Seja qual for a formação ou o time escalado, Jorginho se mostra ciente da pressão que enfrentará, ainda mais depois das duas derrotas consecutivas sofridas pelo Fla.
– Existe uma expectativa da torcida em cima da minha estreia. No Flamengo sempre existe cobrança, não dá para relaxar – disse.
Novo técnico, nova filosofia e os torcedores esperam, com isso, bons resultados. Apenas o triunfo poderá afastar as lembranças dos tropeços nas últimas semanas.
A semana de Jorginho
DOMINGO - 17/3 - Anunciado
O ex-jogador rubro-negro foi anunciado como novo treinador do clube. Logo após o anúncio, Jorginho publicou no Twitter que estava feliz por acertar com o Flamengo por dois anos e por poder retornar para junto da nação rubro-negra. O treinador afirmou ainda que está preparado para o novo desafio.
SEGUNDA - 18/3 - Coletiva e treino
Na manhã de segunda-feira, Jorginho foi apresentado para a imprensa e concedeu a primeira entrevista como treinador do Flamengo. À tarde, o treinador dividiu os jogadores em quatro times, que duelavam em dois campos reduzidos, simultaneamente, visando ao aperfeiçoamento dos passes.
TERÇA - 19/3 - Integral
Na parte da manhã, os jogadores realizaram um intenso treino físico/técnico. Já à tarde, Jorginho não perdeu tempo e esboçou o primeiro time no esquema 4-2-3-1, com algumas mudanças no time. No fim da atividade, o treinador reuniu o elenco no centro do campo para uma rápida conversa.
QUARTA - 20/3 - Coletivo/técnico
Jorginho comandou um coletivo/técnico em campo reduzido. O treino contou com quatro tempos de seis minutos cada. Nos dois primeiros tempos, o time foi o mesmo de terça-feira. Já nos dois últimos, mais testes foram realizados. Jorginho aproveitou para conversar um pouco mais com os atletas.
QUINTA - 21/3 - Coletivo
Os jogadores realizaram o primeiro coletivo. O meio de campo foi o setor que mais gerou dúvidas ao treinador, que chegou a testar o 4-4-2. Ele não pôde contar com Carlos Eduardo, com febre, e Rodolfo, ainda sem inscrição na federação. Durante o treino, Jorginho conversou bastante com os titulares.
SEXTA - 22/3 - Mistério
No último treino antes do confronto contra o Boavista, Jorginho comandou uma atividade tática, mas não liberou a entrada dos jornalistas, que só puderam acompanhar o treino recreativo. Porém, durante a coletiva de imprensa, o treinador revelou a escalação da partida deste sábado.
O ganha e perde com Jorginho
Ganha
Amaral - Volante
Atuou em apenas uma partida durante esta temporada. Mesmo sem ter treinado entre os titulares até ontem, conquistou a vaga no último treino tático.
Cleber Santana - Meia
Durante a Taça Guanabara, o meia entrou no decorrer de algumas partidas. Com a ausência de Carlos Eduardo, ganhou a vaga no meio de campo.
Ibson - Volante
Chegou a ficar fora do time titular em alguns treinos desta semana, mas foi confirmado entre os que começarão jogando contra o Boavista.
João Paulo - Lateral
O lateral-esquerdo é outro caso de jogador que atuou pelos reservas nas atividades. Porém, se manteve entre os titulares para a partida de hoje.
Perde
Renato Santos - Zagueiro
Sem espaço com Dorival, teve algumas chances nos treinamentos com Jorginho, mas não conseguiu se manter e ficará no banco de reservas.
Renato - Volante
Foi um dos que mais atuaram entre os titulares desde a chegada de Jorginho, mas no último treino perdeu a vaga no meio de campo para Amaral.
Gabriel - Meia
O atleta ainda não foi titular desde que chegou ao Rubro-Negro. Com a mudança de treinador, sequer treinou entre os jogadores titulares.
Nixon - Atacante
Começou o ano como titular, mas perdeu espaço com a lesão na coxa esquerda. Desde que Jorginho chegou, treinou somente uma vez na equipe titular.
978 visitas - Fonte: Lance!
VEJA TAMBÉM
- DESTAQUE NA EUROPA! Alcaraz titular no Everton e Flamengo avança em venda do meia
- Flamengo finaliza preparação para decisão do Carioca; Confira a provável escalação
- Lesão muscular tira Danilo dos jogos do Flamengo e da Seleção.
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -