CBF está atrasada em sete anos em controle das finanças dos clubes

15/5/2015 11:14

CBF está atrasada em sete anos em controle das finanças dos clubes

CBF está atrasada em sete anos em controle das finanças dos clubes
Pedro Ivo Almeida/UOL

Em meio à discussão da MP do Futebol, clubes e a CBF têm pregado que o sistema de fair play financeiro (para controle de contas dos clubes) deve ser feito pela confederação, sem a necessidade de uma lei. Só que a entidade está atrasada em pelo menos sete anos na implementação da fiscalização financeira dos times idealizada pela Fifa, e já em prática em três continentes.

A federação internacional de futebol criou um sistema de licenciamento de clubes em 2007 que deveria ser instalado por associações nacionais a partir do ano seguinte. Entre as medidas, os times só obteriam aval para jogar campeonatos nacionais se tivessem equacionado débitos com outros clubes, com jogadores ou com o governo federal. Haveria prazo para adaptação até 2011.

Um documento da Fifa de janeiro de 2015 mostrou que três confederações continentais já instalaram o controle de contas: a UEFA (Europa), a AFC (Asia) e a Concacaf (América Central, América do Norte e Caribe). Segundo a entidade máxima do futebol, está sendo trabalhado a instituição das regras na Conmebol (América do Sul), Oceania e CAF (Africa).

Desta forma a federação flexibilizou o que deveria ser obrigatório. Só que a CBF poderia ter implementado o licenciamento de clubes por conta própria dentro do âmbito nacional. Nunca tomou nenhuma atitude nesta direção. Agora, quando sai a legislação do governo, promete fazer alguma coisa.

“Neste momento, seria inócuo fazer qualquer coisa porque estamos no meio de uma discussão de legislação no Congresso'', justificou o diretor financeiro da CBF, Rogério Caboclo. “O modelo tem que ser construído. Sabemos que temos um modelo satisfatório funcionando na UEFA.''

O dirigente disse não sabe precisar quando deveria ser implantado o Fair Play financeiro – ele é diretor da CBF desde o ano passado. Mas afirmou que está muito próximo de sair o modelo de controle de contas brasileiro por impulso da Fifa. “Existem passos. É uma medida institucional importante'', analisou.

Caboclo admitiu preocupação com os resultados apresentados pelos clubes em seus balanços financeiros fechados em abril. Reconheceu que os resultados não são bons, o que revela que as finanças dos times não estão saudáveis.

Lembre-se: as regras do governo são mais duras do que as da Fifa ao estabelecer déficit zero para os clubes após período de adaptação, e limite de 70% de gastos com futebol. Na UEFA, há um limite para déficit mais flexível em torno de € 5 milhões ao ano no futuro. Agora, aceita-se rombo de € 45 milhões.

Entre os 12 grandes clubes nacionais, o Flamengo foi o único que teve lucro operacional em 2014. Todos os outros gastaram mais do que arrecadaram.

640 visitas - Fonte: Blog Rodrigo Mattos


VEJA TAMBÉM
- Bom desempenho de Léo Pereira faz dele destaque no clássico Flamengo x Botafogo
- Notificação da Procon ao Amazonas sobre Preços dos Ingressos para Jogo Flamengo.
- Zico critica escolha de Tite e questiona tática do Flamengo na Libertadores




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu