OFF - Contra opressão e sob represália, militantes antifascistas atuam no futebol

16/5/2015 09:23

OFF - Contra opressão e sob represália, militantes antifascistas atuam no futebol

Inspirados em times de Alemanha e Itália, torcedores levam discussões e pautas políticas e sociais às arquibancadas. Movimento reclama da polícia e teme neonazismo

OFF - Contra opressão e sob represália, militantes antifascistas atuam no futebol
'Ame quem você quiser', diz faixa da torcida do St. Pauli (Foto: Divulgação)

Militância e futebol: assuntos cada vez mais próximos. Tanto em arquibancadas quanto em redes sociais, grupos de torcedores autointitulados antifascistas se reúnem Brasil afora para apoiar seus times e defender pautas políticas e sociais.

Na final do Campeonato Paulista, por exemplo, a torcida Palmeiras Antifascista se manifestou no Allianz Parque e pediu a redução do preço dos ingressos. Tais torcedores constantemente levam faixas ao estádio e protestam por diferentes causas antes e durante as partidas do Verdão.

O comportamento militante é similar ao da Ultras Resistência Coral, primeira torcida organizada antifascista do futebol brasileiro. O grupo de torcedores do Ferroviário (CE) foi criado em 2005, numa iniciativa de dois fãs do clube cearense: um anarxista, outro socialista.

– Nosso objetivo é, com teor politizado, atuar de forma a não reproduzir preconceitos da sociedade e a levar ideais anticapitalistas para dentro dos estádios – explicou Leonardo Carneiro, sociólogo, professor e integrante da Resistência Coral.

As pautas de torcidas antifascistas giram em torno do combate à opressão. Para tais torcedores, o futebol é um ambiente machista, homofóbico, racista e, nos últimos tempos, elitista. A intenção da Resistência Coral, da Palmeiras Antifascista e de outros grupos semelhantes é utilizar a modalidade para desconstruir pensamentos que afetem minorias.

– Estávamos num jogo no Pacaembu e vimos um palmeirense com um casaco de uma ultra fascista da Lazio. Percebemos que a torcida do Palmeiras tem muita gente que não é muito agradável de se ter em meio a uma torcida tão diversificada. Então surgiu a ideia – disse um dos criadores da Palmeiras Antifascista, que pediu para não ser identificado.

– A sociedade brasileira é muito conservadora. O futebol é reflexo disso, extremamente conservador. Parece andar mais devagar do que os outros ambientes. É muito importante o antifascismo como ideologia anti-intolerância ganhar força em todos os lugares para combater discursos de ódio e agressões a minorias – completou.

679 visitas - Fonte: LanceNet!


VEJA TAMBÉM
- Bom desempenho de Léo Pereira faz dele destaque no clássico Flamengo x Botafogo
- Notificação da Procon ao Amazonas sobre Preços dos Ingressos para Jogo Flamengo.
- Zico critica escolha de Tite e questiona tática do Flamengo na Libertadores




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu