27/3/2013 09:57

Grandes clubes do futebol brasileiro defendem redução dos estaduais

Com número elevado de datas e fórmulas de disputas pouco atraentes, os estaduais são apontados como grandes vilões do início de temporada

Grandes clubes do futebol brasileiro defendem redução dos estaduais

Os campeonatos estaduais viraram um verdadeiro tormento para dirigentes, treinadores e jogadores dos principais clubes do futebol brasileiro. Com número elevado de datas e fórmulas de disputas pouco atraentes, os estaduais são apontados como grandes vilões do início de temporada.

Na última terça-feira, em seminário sobre o calendário do futebol brasileiro, cartolas de grandes clubes discutiram o futuro dos campeonatos estaduais e chegaram a um consenso sobre o assunto: os estaduais precisam ser reduzidos.

“O grande problema no início do ano é que falta tempo para realizar uma boa pré-temporada. Isso faz muita falta para os clubes grandes do futebol brasileiro. Os campeonatos estaduais ocupam essas datas e comprometem a pré-temporada”, disse José Carlos Brunoro, diretor-executivo do Palmeiras.

Segundo Brunoro, as fórmulas de disputas dos estaduais devem ser repensadas. Em São Paulo, por exemplo, 20 clubes disputam turno único e os oito primeiros garantem vaga nas quartas de final. Após 19 rodadas, a única vantagem do time que faz a melhor campanha é disputar as partidas decisivas como mandante.

“Na minha visão, os estaduais não devem acabar. No entanto, as fórmulas de disputa precisam ser alteradas. Os clubes grandes começam a pré-temporada no início de janeiro e apenas duas semanas depois já estão jogando os campeonatos estaduais”, comentou.

Além de atrapalharem a pré-temporada dos clubes, os estaduais também estão comprometendo receitas importantes. Por causa do problema, o Flamengo, por exemplo, promete ignorar as primeiras rodadas do Campeonato Carioca de 2014.

“É óbvio que esse calendário impacta bastante nas nossas receitas. Para o próximo ano, temos propostas para realizar a pré-temporada nos Estados Unidos, na Ásia ou no Oriente Médio. Não podemos perder essa oportunidade. Vou fazer a pré-temporada no exterior custe o que custar. Se o Campeonato Carioca começar no dia 15 de janeiro, vamos jogar com um grupo de meninos”, disse Wallim Vasconcellos, vice-presidente de futebol do Flamengo.

Apesar de concordarem que os estaduais devem ser reduzidos, os cartolas alertam que qualquer alteração leva tempo. “Precisamos levantar a bandeira da necessidade da redução de datas, principalmente dos estaduais. Para 2014 acho que não é possível alterar. Podemos nos antecipar para buscar uma mudança em 2015, mas é difícil”, lamentou Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Fluminense.

2196 visitas - Fonte: O Dia


Clique aqui para entrar no Grupo do WhatsApp do mengão e receber informações e notícias

VEJA Adeus? Titular do Fla pode ter feito último jogo e deve sair em transação milionária

LEIA TAMBÉM:“Essa conquista é para meus irmãos, que hoje estão lá em cima”, declara jogador do Flamengo sub-17

VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos do Flamengo da temporada


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Libertadores

Quarta - 21:30 - Maracanã - GloboeFoxsports
Flamengo
Internacional

Último jogo - Brasileiro

Sábado - 19:00 - Mané Garrincha
Vasco
1 4
Flamengo