Projetista do Engenhão trabalha na cobertura de dois estádios da Copa

28/3/2013 09:22

Projetista do Engenhão trabalha na cobertura de dois estádios da Copa

Projetista do Engenhão trabalha na cobertura de dois estádios da Copa
O engenheiro responsável pelo projeto da cobertura do Engenhão é também o profissional que responde pelas coberturas do Castelão, em Fortaleza, e da Arena Pantanal, em Cuiabá –dois estádios escalados para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Flávio D´Alambert, proprietário da empresa Projeto Alpha, foi quem fez os cálculos que basearam a montagem do teto do estádio olímpico do Rio, segundo a prefeitura. Na terça-feira, o espaço foi interditado justamente por problemas nessa estrutura.

De acordo com o presidente da Riourbe (Empresa Municipal de Urbanização), Armando Queiroga, os arcos que seguram a cobertura da arena estão em numa posição incorreta. Na construção do estádio, esses arcos estavam escorados. O projeto previa que, ao final da obra, as escoras fossem retiradas, os arcos se movessem um pouco e o teto assentasse. Acontece que, ao retirar os apoios, os arcos acabaram cedendo 50% a mais do que o previsto. Isso colocou a cobertura do Engenhão sob risco de desabamento.

Queiroga afirmou que quem fez os cálculos para a montagem da cobertura do Engenhão foi a Projeto Alpha, de D´Alambert. Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira, o presidente da Riourbe evitou culpar o engenheiro pela interdição do estádio. Entretanto, informou que a Projeto Alpha atestou em 2007 a segurança da cobertura. Esse atestado, anos depois, foi desmentido pela consultoria alemã SBP (Schlaich Bergermann und Partner), contratada para verificar os riscos a queda do teto do estádio.

Segundo a SBP, falhas na cobertura do Engenhão fazem com que o estádio esteja sujeito a desabamentos quando exposto a ventos de 63 km/h ou mais. O relatório da SBP foi encaminhado ao prefeito Eduardo Paes na terça-feira. Com base nele, o prefeito interditou a arena.

Enquanto a segurança do Engenhão era estudada, no entanto, D´Alambert e a Projeto Alpha continuavam a trabalhar na cobertura de outros estádios país afora. No Ceará, o engenheiro trabalhou no Castelão, a primeira arena da Copa do Mundo a ficar pronta para o torneio.

D´Alambert projetou também a cobertura da Arena Pantanal, em Cuiabá. O estádio de Mato Grosso ainda está em obras e seu telhado ainda não começou a ser montado. De acordo com a Secopa-MT (Secretaria Extraordinária da Copa de Mato Grosso), a estrutura será erguida conforme o projeto do engenheiro.

1271 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu