Para jornalista, Brasileiro de pontos corridos acabou com 'São Caetanos'

29/3/2013 17:26

Para jornalista, Brasileiro de pontos corridos acabou com 'São Caetanos'

Tim Vickery usa o vice-campeão de 2000 e 2001 como exemplo e afirma que sistema atual, que completa 10 anos, deixou torneio mais previsível

Para jornalista, Brasileiro de pontos corridos acabou com São Caetanos
No dia 29 de março de 2003, há exatos dez anos, o Guarani venceu o Vasco por 4 a 2, no Brinco de Ouro, e o Atlético-PR bateu o Grêmio por 2 a 0 na Arena da Baixada. Foram as duas primeiras partidas do Campeonato Brasileiro daquele ano, o primeiro disputado no sistema de pontos corridos, com turno e returno. Para o correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, a principal mudança nesta década foi a ausência de grandes zebras. O jornalista inglês citou o São Caetano (vice em 2000 e em 2001) como exemplo e afirmou que o torneio está mais previsível.

- Hoje em dia, seria impensável um time com média de público tão pequena disputar o título. Não gera renda suficiente, nem com a bilheteria nem com o direito de transmissão das partidas. No ano passado, tirando o Palmeiras, os 11 primeiros eram os tradicionais de Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul. Uma zebra de lugar nenhum, um São Caetano, é impossível. Em um campeonato de longo prazo, você precisa de um elenco muito maior - afirmou o jornalista, no "Redação SporTV".

O São Caetano, citado por Tim Vickery, disputou o Brasileiro nos pontos corridos entre 2003 e 2006. Caiu para a Série B e não voltou mais para a primeira divisão. Na sua opinião, com 38 partidas para todos, os clubes mais tradicionais levam vantagem para captar dinheiro e, assim, outros estão perdendo espaço constantemente.

- O Atlético-PR ganhou o Campeonato Brasileiro de 2001. Eu assisti a uma palestra na época. O Atlético tinha ambição de se tornar o maior clube da América do Sul. Fez uma boa campanha, em 2004, logo no início desse sistema. Depois de dez anos, as mudanças foram assimiladas. Hoje é difícil imaginar o Atlético-PR campeão brasileiro. Ficou muito mais difícil. Neste formato, é mais fácil para os 12 tradicionais conquistarem patrocinadores. A distância entre eles e os outros está aumentando.

O Furacão foi vice-campeão em 2004 e disputou a Série A até 2011. Depois de uma temporada na Segundona, está de volta em 2013. Desde a adoção dos pontos corridos, foram campeões: São Paulo (três vezes), Corinthians, Fluminense (duas vezes cada), Cruzeiro, Santos e Flamengo. Para o comentarista André Loffredo, a tendência é a concentração de títulos continuar.

- Um time com uma torcida menor, de um centro financeiro menor, tem mais dificuldade hoje em dia. Nos pontos corridos, é muito difícil surpreender, é quase impossível.

Apesar disso, o comentarista acredita que a fórmula se tornou a preferida dos torcedores brasileiros.

- Eu diria que o campeonato caiu no gosto do torcedor. Acho que o torcedor se acostumou ao fato de não ter finais. Muitas vezes, o campeonato não premia a melhor equipe, e sim a mais regular. No ano passado, o Fluminense talvez não tenha sido o melhor time, não venceu o Atlético-MG nem o Grêmio. Mas foi o mais regular, com certeza, porque somou mais pontos. Não se pode questionar o mérito de um campeão nos pontos corridos.

1171 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Desfalques importantes do Flamengo na Libertadores: Arrascaeta e Pedro entre os ausentes.
- Tribunal de julgamento decide sobre pedido de efeito suspensivo de Gabigol
- Flamengo anuncia sete desfalques na equipe para partida contra o Bolívar




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu