Baú do Assaf: Flamengo x Vasco - capítulo 1

24/6/2015 17:06

Baú do Assaf: Flamengo x Vasco - capítulo 1

Colunista traz detalhes do primeiro clássico entre as equipes

Baú do Assaf: Flamengo x Vasco - capítulo 1
Zico venceu todos os títulos pelo Flamengo (1980, 1982, 1983 e 1987)

Flamengo, fundado em 15 de novembro de 1895, e o Vasco, em 21 de agosto de 1898, surgiram como clubes de remo, quando tal esporte arrastava multidões à Praia de Botafogo, local das competições. Logo, tornaram-se adversários tradicionais. Entre 1905 e 1922, ambos dividiram as glórias do "elegante esporte náutico" no Rio, ganhando 10 dos 18 campeonatos realizados.

O Flamengo adotou o futebol no fim de 1911, quando nove craques do Fluminense deixaram o clube, após desavenças com a diretoria. Em 1912, o Rubro-Negro disputou pela primeira vez o Carioca, terminando como vice, atrás do Paysandu. Em duas ocasiões, 1915 e 1920, foi, como se dizia, "campeão de terra e mar".

Até 1915, o Vasco ambicionava apenas vitórias nas águas. Ocorre que em 1913 uma seleção de Lisboa exibiu-se em gramados do Rio, levando a imensa colônia portuguesa, que representava um terço da população carioca, a criação de clubes do chamado "foot-ball". Todos tiveram vida efêmera, à exceção do Lusitânia, que logo se associou ao Vasco, que montou enfim uma seção para a prática do "nobre esporte bretão".

Em 1916, os cruz-maltinos filiaram-se à Liga Metropolitana e disputou a Terceira Divisão da entidade. Em 1920, foi promovido à Segunda, e em 1922, à elite, levando os velhos duelos com os rubro-negros das regatas também para os estádios.

O primeiro clássico aconteceu em 29 de abril de 1923, no antigo campo do Flamengo, na Rua Paysandu. "No dia lindo de sol ardente as vastas dependências do field regorgitavam desde cedo de um público ansioso pelo resultado da pugna que ali se ia ferir", destacou "O Imparcial". O Vasco havia formado um grande "team", arrebanhando craques nas peladas do subúrbio. E a equipe da colônia lusa acabou vencendo por 3 a 1. "O score podia ser maior, si a sorte não fosse contrária aos atacantes", ressaltou "O Paiz".

O futebol era amador, basicamente um entretenimento, e poucos poderiam prever que a rivalidade entre os clubes alcançaria a dimensão que tem hoje. É o que veremos até domingo.

706 visitas - Fonte: Lancenet


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu