Má fase de vários, erros aos montes: derrota evidencia crise técnica no Fla

29/6/2015 11:39

Má fase de vários, erros aos montes: derrota evidencia crise técnica no Fla

Tendência é que Cristóvão Borges mexa na escalação para o jogo de quarta-feira, contra o Joinville; Alan Patrick deve ganhar vaga. Equipe falhou em todos os setores

Má fase de vários, erros aos montes: derrota evidencia crise técnica no Fla
Cristóvão Borges terá trabalho para tirar o Fla da zona de rebaixamento (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)


Pouca movimentação, falta de criatividade no meio e na frente, muitos passes errados, muitas falhas atrás e até tiros de meta pra lá de tortos. Como disse Cristóvão Borges, o Flamengo foi "presa fácil" para a marcação do Vasco no clássico em Cuiabá. O time teve amplo domínio na posse de bola, mas não conseguiu converter essa vantagem em gols. Não só pela pontaria ruim, mas também pela dificuldade de achar brechas na defesa do até então lanterna da competição, que ainda não havia vencido uma partida sequer. A derrota por 1 a 0 e a péssima atuação evidenciaram um problema que vinha crescendo a cada jogo e agora chegou ao seu ponto mais alto: a crise técnica vivida pelo Rubro-Negro.

O único que se salvou tecnicamente do desastre foi Emerson Sheik, que conseguiu encontrar espaços na defesa vascaína com algumas jogadas inteligentes, mas ele também pode render mais. Já outros jogadores de ataque, como Marcelo Cirino e Paulinho, tidos como titulares do chamado "ataque ideal" de Vanderlei Luxemburgo no começo do ano, atravessam uma fase bastante ruim. Reservas, eles têm entrado no decorrer das partidas, mas nada têm acrescentado à equipe. Eduardo da Silva, por sua vez, peca pela irregularidade: alterna momentos de jogador decisivo com outros sonolentos. Everton, um dos maiores destaques do elenco, tem caído de produção, enquanto Gabriel vive papel de mero coadjuvante desde o início da temporada.

O meio-campo é o maior problema do Flamengo. O fato de ter tido muita posse de bola contra o Vasco deixou isso ainda mais claro, já que faltou poder de criação. Recém-chegado, Alan Patrick até deu um pouco mais de dinâmica ao entrar no segundo tempo, mas o time sente muito a ausência de um autêntico meia de armação, que pense o jogo.

Não existe um no elenco. Arthur Maia, que chegou como esperança, não rendeu o esperado, assim como Mugni, contratado no ano passado. Jonas, Márcio Araújo e Canteros, titulares com Luxa e com Cristóvão, são volantes e se preocupam mais com a marcação. O primeiro é o único do trio que tem ido bem, apesar da afobação em alguns momentos. Com um pouco mais de recurso, o argentino, de quem pelo menos parte da torcida espera muito, ainda não teve um momento de brilho em 2015. Para reforçar o setor, a diretoria vai voltar nos próximos dias a carga a Elias, do Corinthians, uma vez que a seleção brasileira foi eliminada da Copa América.

Sheik foi o único que se salvou contra o Vasco, mas ainda pode render mais (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)



Na defesa a situação também está longe de ser tranquila. A titularidade do capitão Wallace e de Samir começam a ser questionadas devido a um excesso de falhas individuais, como o gol contra do camisa 4 diante do Atlético-MG há quase 10 dias. Nas laterais, Anderson Pico se juntou a Pará no hall de mais execrados pela torcida após falhar no gol do Vasco e errar quase tudo o que tentou no jogo - foi substituído no intervalo. Luiz Antonio, na direita, costuma ir bem no ataque, mas não na contenção. Armero, titular da esquerda na teoria, volta da Copa América nesta semana e é esperança de melhora no setor. Já o jovem e promissor Jorge, recém-promovido aos profissionais, ainda é muito cru para ser lançado num momento de pressão como esse. Para completar, na ausência do titular absoluto Paulo Victor, que sofreu uma fratura na perna direita, o goleiro César se mostrou nervoso no clássico e errou diversos tiros de meta em sequência, seja direto para fora, seja no pé do adversário.

Os jogadores reconhecem que o time está mal das pernas e vêm prometendo mais trabalho, mais empenho para que a situação melhore. Mas as atuações continuam abaixo da média.

- Precisamos passar a converter em gol as chances que conseguimos criar. Não podemos falar que o time vai melhorar e chegar no jogo e não fazer acontecer - disse o zagueiro Samir, após o revés na Arena Pantanal.

Por esse conjunto de fatores, a tendência é que Cristóvão promova mudanças na equipe para a partida desta quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o Joinville, na casa do adversário. Há também a possibilidade de mudar o esquema: sairia o 4-3-3 para a entrada do 4-4-2. Alan Patrick é o mais cotado para ganhar uma vaga entre os titulares. Ciente da panela de pressão que é o Flamengo, o treinador admite a má fase.

Canteros não teve um momento de brilho em 2015 e está devendo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

- Claro, a gente percebe as dificuldades. E ainda temos jogadores que estão na Copa América (Cáceres, semifinalista com o Paraguai, e Armero, eliminado com a Colômbia). Se eles estivessem aqui, teríamos mais opções, isso também prejudica. Por isso em alguns jogos temos feito mudanças para achar a melhor maneira, a melhor escalação, o melhor sistema de jogo. E vamos continuar fazendo isso para achar uma maneira onde tenha uma performance suficiente para conseguir ganhar - declarou o comandante.

O revés no clássico em Cuiabá deu caráter ainda mais decisivo ao duelo desta quarta, contra o Joinville, que voltou a ser o lanterna com a vitória do Vasco. O Flamengo, por sua vez, abre a zona de rebaixamento do Brasileirão. E para sair de lá, Cristóvão terá muito trabalho pela frente.

1314 visitas - Fonte: GloboEsporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo goleia Santos por 7 a 0 em partida do Brasileirão Feminino
- Relatório aponta irregularidade no segundo gol do Botafogo contra o Flamengo.
- Flamengo segue em negociações para renovação de contrato com Gabigol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu