Ex-xerife de Fla e Corinthians, Fábio Luciano evita jogo: 'Vou ao cinema'

12/7/2015 10:10

Ex-xerife de Fla e Corinthians, Fábio Luciano evita jogo: 'Vou ao cinema'

Zagueiro acumula títulos pelas dois clubes, das quais tornou-se ídolo ao longo da carreira. Torcedor de ambos, ex-jogador só assiste aos melhores momentos

Ex-xerife de Fla e Corinthians, Fábio Luciano evita jogo: Vou ao cinema
Flamenguista e corintiano, Fábio Luciano evita assistir ao duelo entre as duas equipes (Foto: Filipe Rodrigues)

O ex-zagueiro Fábio Luciano já escolheu o local onde estará quando Flamengo e Corinthians se enfrentarem neste domingo, às 16h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Não é no estádio, muito menos no sofá da sala em frente à televisão, mas sim no cinema, com seus filhos Gian Lucca, 10 anos, e Isabela, seis. O ex-jogador não consegue assistir ao duelo entre os dois clubes pelos quais torce e onde conquistou títulos ao longo da carreira.

Aposentado desde 2009, Fábio Luciano não esconde que tem três amores no futebol: Ponte Preta, que o revelou; Corinthians, onde se consolidou; e o Flamengo, onde se impôs como capitão e encerrou a carreira, aplaudido de pé em um Maracanã lotado. Um xerife e ídolo de corintianos e rubro-negros.

Quando eles jogam, para mim é o típico dia que vou ao cinema com meus filhos no horário. Procuro nem assistir, até porque não quero influenciar meus filhos. Sou apaixonado por esses clubes, tenho uma adoração também pelo Fenerbahçe e pela Ponte Preta. Também torço para esses times. Mas quando se enfrentam, saio de casa. Depois vou lá ver os melhores momentos, e que vença o melhor. Mas vou saber do resultado de jogo só depois que acaba – disse o ex-jogador.

Flamengo e Corinthians representam dois momentos distintos da carreira de Fábio Luciano. Ele chegou ao Timão em 2000 como aposta, quando tinha 24 anos. Logo de cara assumiu a titularidade e não decepcionou. Seu primeiro torneio foi logo o mais inesquecível de sua passagem pelo Timão: o Mundial de Clubes.

– O que me marcou muito no Corinthians foi o Mundial de 2000. Eu tinha acabado de chegar no clube, eram duas semanas apenas de Corinthians. No primeiro jogo, marquei gol, aí veio a final contra o Vasco. A imagem mais marcante que tenho é a decisão contra o Vasco no Maracanã. Tive muitas conquistas importantes, que dou o mesmo valor. Mas o momento mágico foi esse – relembrou o jogador durante um evento em Atibaia, interior de São Paulo.

Fabio Luciano comemora gol do Timão contra o Raja Casablanca no Mundial de Clubes (Foto: Getty Images)

Fábio Luciano Seguiu no Alvinegro até 2003, quando se despediu como capitão ao ser negociado com o Fenerbahçe, da Turquia. Foi o início de uma carreira promissora, que se encerrou justo na melhor lembrança que lhe vem à cabeça quando fala do Flamengo. Em 2009, optou por se aposentar quando considerava estar em seu auge. Como capitão, ergueu a taça de Campeão Carioca do Flamengo, após derrotar o Botafogo nos pênaltis. Com um Maracanã lotado pedindo sua permanência, Fábio Luciano decidiu parar. O zagueirão atuou pelo rubro-negro entre 2007 e abril de 2009.

– Cheguei a ser capitão no Corinthians, no Inter também, mas a maior identificação que tive como capitão foi pelo Flamengo. Esse respeito que o torcedor e os jogadores tinham por mim devido a essa liderança marcou muito. E o maior momento foi a despedida. Todo jogador, de qualquer nível, sonha terminar a carreira dessa forma: jogando bem, sendo campeão, com o Maracanã lotado pedindo para você ficar. Para mim foi uma decisão muito fácil. Quando acabou o jogo, alguns amigos disseram que seria impossível eu parar. Tinham certeza de que eu ia continuar. Mas eu tinha certeza de que ia parar, porque sempre sonhei isso para minha vida – disse Fábio Luciano.

Análise dos clubes

Após inícios conturbados no Brasileirão, Corinthians e Flamengo encontraram o ritmo. Segundo Fábio Luciano, já era de se esperar o Timão na luta pelo topo. O Rubro-Negro chegou a figurar no Z-4, mas após as contratações de Guerrero e Sheik deseja algo mais do que apenas ser um figurante.

Fábio Luciano, capitão do Flamengo em 2009 (Foto: Maurício Mal/Vipcomm)

– Sabemos desde o início da competição que o Corinthians vai brigar em cima. Mesmo quando tem dificuldades, sabemos que vai brigar para ser campeão. O Flamengo sempre começa brigando lá embaixo e depois consegue se recuperar. O Corinthians briga pelo título, e o Flamengo conta com a chegada do Guerrero e do Sheik, que são jogadores acostumados a títulos. Com eles, a briga do Flamengo é para subir na tabela. Quem sabe mais para a frente não começa a brigar por Libertadores? Quem sabe até pelo título? Sei que a chegada do Guerrero e do Emerson vai ajudar esse time – garantiu Fábio Luciano.

Pai de família

Fábio Luciano chegou a atuar como empresário assim que encerrou a carreira. Mas optou por não dar sequência por não se identificar com a função. Aos 40 anos, ele toca projetos pessoais e mora em São Paulo. Sua prioridade é cuidar dos dois filhos.

– Levo a vida que eu esperava. Tentei ser empresário, mas vi que não era minha praia. Agora estou fazendo o que mais gosto. Passo um bom tempo com meus filhos. Consigo dedicar mais tempo a eles. O que imaginei fazer depois que parasse de jogar estou conseguindo fazer de uma forma bem bacana – afirmou.

1971 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino
- Ódio com vitória: críticas ao Flamengo são válidas, mas exagero é desnecessário.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu