Em cinco anos, 76 jogos, nove gols e luta contra lesões: Ederson, o novo 10 do Fla

22/7/2015 09:02

Em cinco anos, 76 jogos, nove gols e luta contra lesões: Ederson, o novo 10 do Fla

Em cinco anos, 76 jogos, nove gols e luta contra lesões: Ederson, o novo 10 do Fla
Ederson em ação pela Lazio: lesões dificultaram a trajetória na Itália


Novo camisa 10 do Flamengo, o meia Ederson assinou contrato até o fim de 2017 e desembarca ainda nesta semana no Brasil como uma aposta cercada de dúvidas. Em luta contra as lesões, principalmente musculares, o jogador disputou 76 jogos desde 2010, assinalando nove gols com as camisas de Lyon e Lazio. Com passagem relâmpago pela seleção brasileira, o jogador é pouco conhecido no país, de onde saiu em 2006, após ser revelado pelo Internacional dois anos antes.

Desde que surgiu, o meia acabou emprestado ao Juventude antes de ser negociado com o Nice, na França, onde estourou. Lá fez sucesso até ser negociado por 15 milhões de euros junto ao Lyon, em 2008. No Flamengo, Ederson terá a função de articulador do meio de campo para abastecer Guerrero e Sheik. Mas ele não é um meia clássico, lento, sem mobilidade. Com presença constante na parte ofensiva, ele é mais fácil de ser caracterizado como um rápido meia-atacante. Passes, dribles e velocidade.

Ederson na temporada 2011/2012, pelo Lyon


Pela qualidade técnica, Ederson sabe manter a bola no pé e, no meio de campo, costuma povoar mais a faixa central, direcionado as investidas ofensivas para o lado esquerdo, como mostram seus mapas de movimentação nas últimas cinco temporadas. O problema, no entanto, é Ederson conseguir jogar. O drama contra as lesões começou em sua primeira e única experiência com a camisa da seleção brasileira. Foram, literalmente, três minutos. Convocado pelo técnico Mano Menezes em agosto de 2010, ele entrou no segundo tempo da estreia do técnico, um amistoso contra os Estados Unidos. Tentou uma arrancada pelo lado esquerdo do campo e caiu. Dor, cara de desespero. Era mesmo grave.

Ederson teve ruptura de dois tendões do músculo posterior da coxa esquerda. Foram sete meses e 23 dias de recuperação até a volta aos campos, em abril de 2011, num empate em 2 a 2 entre Lyon e Nice. Na temporada de 2010/2011, o meia-atacante disputou oito jogos, anotando dois gols. Concentrou o jogo pelo lado esquerdo, embora tenha participado muito de jogadas na faixa central. No início da temporada seguinte, novo drama. Em amistoso com o Genk, da Bélgica, em julho, ele se chocou com um adversário e sofreu ruptura do ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo. Prazo de três meses de recuperação.

Temporada 2012/2013: início na Lazio


Recuperado, o jogador voltou a campo para a disputa do restante da temporada 2011/2012. Entre jogos no Campeonato Francês e na Uefa Champions League, Ederson entrou em campo 21 vezes, com dois gols anotados. A sua movimentação em campo continuou concentrada do lado esquerdo, embora a ocupação da parte central do ataque já tenha sido maior do que anteriormente. No fim da temporada, o meia se transferiu para a Lazio, da Itália.

No clube italiano, ele ganhou a camisa 10 e o segundo maior salário do elenco, de cerca de R$ 400 mil, atrás apenas do artilheiro alemão Klose. Ederson começou bem a trajetória com a camisa do time italiano. O jogo mais uma vez concentrado pelo lado esquerdo pela faixa do meio de campo. Mas houve, também, uma maior presença na área, como indica seu mapa de movimentação. Desde a grave lesão sofrida em 2010, a temporada 2012/2013 foi a que o jogador entrou em campo mais vezes: 23. Foram três gols e duas assistências. Na mesma temporada, a Lazio venceu a Roma e acabou campeã da Copa da Itália. Ele não entrou na final, no entanto.

Em 2013/2014, Ederso mais centralizado


Na temporada seguinte, Ederson passou a atuar mais centralizado, deixando a faixa esquerda do campo. Menos meia-atacante, mais meia, articulador de jogadas. Papel que deve ser exigido no Flamengo, aproveitando as ultrapassagens de velocistas como Everton e Marcelo Cirino ou tabelando com Emerson Sheik para abastecer Guerrero, homem-gol como Klose. O jogador, no entanto, só não contava com mais uma lesão muscular muito grave. Quase igual à sofrida em 2010. Mas desta vez na outra coxa, a direita. Em janeiro de 2014, durante a vitória de 3 a 2 diante da Udinese, Ederson rompeu o tendão do músculo posterior da coxa direita. Prazo de seis meses de recuperação e fim de temporada. Foram 20 jogos, um gol e duas assistências.

Mais uma vez recuperado, Ederson voltou à Lazio, mas praticamente não jogou na temporada 2014/2015, ainda em disputa na Europa. Até a rescisão com a Lazio, nesta terça-feira, ele completou quatro jogos, com apenas 81 minutos somados em campo. Fez um gol. E acabou liberado um ano antes do fim do contrato para ser a nova esperança da camisa 10 do Flamengo.

Confira as últimas cinco temporadas de Ederson

2010/2011 - 8 jogos, 2 gols

2011/2012 - 21 jogos, 2 gols

2012/2013 - 23 jogos, 3 gols e 2 assistências

2013/2014 - 20 jogos, 1 gol, 2 assistências

2014/2015 - 4 jogos, 1 gol

1312 visitas - Fonte: ESPN


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu