Recuado, Alan Patrick melhora o 4-2-3-1 do Flamengo - Cristóvão precisa ficar

13/8/2015 16:47

Recuado, Alan Patrick melhora o 4-2-3-1 do Flamengo - Cristóvão precisa ficar

Recuado, Alan Patrick melhora o 4-2-3-1 do Flamengo - Cristóvão precisa ficar
O Flamengo é um dos clubes mais complicados do mundo. A exigência é alta, o que acaba “cegando” a análise para a realidade. Pra piorar, craques do passado criaram entidades como a camisa 10, que parece congelada no tempo.

A rejeição pela qual Cristóvão Borges passa tem motivo: mexidas desastrosas e proposta não entendida. O 4-3-3 de início (imagem da esquerda) tinha como princípio ter meio campistas versáteis que entram na área, têm bom passe e ajudam na marcação. Com Alan Patrick, um 4-2-3-1 mais móvel (na direita): Cristóvão poderia ter mantido ele contra Santos e Ponte.

Não eram 3 volantes. A palavra “volante”, no Brasil, causa espanto e rejeição. Têm-se como conceito que todo volante é destruidor e ofensivo. Balela. Sobra clichê e misticismo, falta entendimento.

Contra o Atlético-PR, Cristóvão mostrou boas ideias: manteve o 4-2-3-1 e recuou Alan Patrick, com Araújo e Éverton pelas pontas. Sheik e Ederson tiveram liberdade de movimentação e compromisso de marcação. Time coeso, que dominou o jogo - e falhou pelo alto nos 2 gols tomados.

É simples: com um jogador de bom passe e visão mais recuado, o Flamengo ganhava tempo e qualidade na transição. Observe a imagem. Ederson, Éverton, Sheik e os laterais estão na frente de Alan: são opções de jogo. O camisa 19 está livre de marcação. Isso significa que ele tem tempo pra dominar a bola, levantar a cabeça e escolher o companheiro mais bem posicionado. Isso é…armar o jogo.

Não apenas armar: mais recuado, um jogador de visão dá opções de ataque. Basta ver nesse lance, onde Ederson funciona como pivô de apoio a Márcio Araújo, que passa livre e recebe na ponta esquerda. O camisa 10 armou? Não! Ele fez parte de um sistema organizado, onde a jogada nasce lá atrás e chega no gol de forma rápida.

Ok, sabemos que a nova disposição do Fla deixa o time mais ofensivo, “leve”. E a marcação? Não fica frouxa? Afinal, não tem o “cão-de-guarda”? Outra balela. O futebol de hoje passa por uma mudança de conceitos: marcar não depende de jogadores defensivos, mas sim de movimentos coletivos. Basta ver como o Fla tentava abafar a saída do Atlético, com pressão no meio e zagueiros “livres” para não ter opção a não ser o chutão.

Ou como o time se defendeu de forma compacta, com 2 linhas de 4. Quando todo mundo tá junto não precisa de pitbull dando carrinho pois o adversário não tem ESPAÇO. Entender o futebol como um jogo de espaços e não de atributos individuais é a chave!

Mas como não existe perfeição no futebol, o Flamengo abusou dos encaixes individuais. Vamos explicar: encaixe individual é quando um time marca no “cada um pega o seu”. O meia pelo lado, por exemplo, acompanha o lateral do adversário até determinada faixa. Qual o problema disso? Se o adversário tem uma movimentação bem coordenada, consegue tirar todo mundo da posição e abrir espaços.

A evolução é lenta e tudo tem seu tempo. Futebol não é vestibular pra ter certo ou errado: é algo dinâmico, feito por humanos. Formar uma equipe requer paciência, empatia, apoio...coisas que Cristóvão Borges, seja por má vontade, racismo (que coisa mais deplorável) ou antipatia, não tem. Mas precisa ter. Hora de repensar conceitos.

2603 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu