Por um triz! Lista tem sósia de Robinho e 9 gringos que quase jogaram no país

7/9/2015 19:21

Por um triz! Lista tem sósia de Robinho e 9 gringos que quase jogaram no país

Contratação frustrada do holandês Emanuelson pelo Vasco na última semana é caso mais recente na relação de estrangeiros que chegaram a ser anunciados por clubes

Por um triz! Lista tem sósia de Robinho e 9 gringos que quase jogaram no país
Emanuelson viajaria para Rio com seu agente na última quinta, mas negociação melou (Foto: AFP)

Clube da Série A que mais contratou na temporada - já foram 32 reforços -, o Vasco segue movimentando o mercado para tentar escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e teve como seu alvo mais recente o meia holandês Urby Emanuelson, ex-Milan e conhecido também como sósia de Robinho. A negociação era dada como sacramentada até horas antes da derrota por 6 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, e o técnico Jorginho chegou a confirmar a chegada do gringo para a próxima semana. Mas tudo foi por água abaixo no dia seguinte. O motivo? Divergências no tempo de contrato - o clube queria um acordo mais longo do que o proposto, que ia até o final do ano -, exigências de última hora feitas pelo atleta e uma nova pedida salarial.

Seedorf, Petkovic, Tévez... Num país em que estrangeiros de diversas partes do mundo já brilharam e a porta está cada vez mais aberta para eles - desde 2013, por exemplo, o limite de jogadores de outras nacionalidades por equipe aumentou de três para cinco -, a contratação frustrada de Emanuelson entrou para a lista de gringos que por muito pouco não vieram para o Brasil. O GloboEsporte.com levantou outros 10 nomes que passaram por situações parecidas com a do holandês. Muitos chegaram a ser anunciados, outros até se apresentaram aos clubes, mas nenhum deles entrou em campo.

GUTI - FLUMINENSE (1997)

Em 1997, o Fluminense chegou a anunciar a contratação do meia Guti, por intermédio do empresário Juan Figer, quando o jogador ainda era uma promessa e tinha só 20 anos. Na Espanha, o atleta se mostrou surpreso com a notícia, mas disse que seria uma boa experiência jogar por um clube brasileiro. Porém, Lorenzo Sanz, então presidente do Real Madri, não confirmou a negociação, e ela de fato não foi adiante.

PAULO FUTRE - PORTUGUESA (1998)

A versão da possível contratação do português conta que, em 1998, a federação paulista de futebol teria prometido ajudar alguns clubes do estado, e a Portuguesa receberia auxílio. A diretoria então queria apoio para contratar Futre, do Atlético de Madri (Espanha), só que a entidade teria, com um valor inferior, repassado o atacante Evair à Lusa. O clube depois tentaria um acerto diretamente com os espanhóis, e jornais da época noticiaram até que o jogador estava a caminho do Brasil para realizar exames médicos. No entanto, eles não teriam chegado a um acordo financeiro.

MICHEL PREUD’HOMME - FLUMINENSE (1999)

O goleiro belga, considerado um dos melhores da história em sua posição, até foi anunciado oficialmente pelo Fluminense em 1999, quando o clube estava na Terceira Divisão no país. Ele era reserva do Benfica e viria para o Brasil encerrar sua carreira. Preud’homme chegou a estar num hotel no Rio, deu entrevistas - falava português fluentemente -, mas foi chamado para voltar a Portugal e nunca vestiu a camisa do Tricolor carioca.

NICOLA BERTI - FLUMINENSE (1999)

Logo depois da decepção com Preud'homme, o Fluminense teve outra, agora com o italiano Nicola Berti. Ele teve sua contratação garantida pelo então vice-presidente tricolor, Francisco Horta, que chegou a marcar dia e horário para a chegada do reforço no Rio de Janeiro: às 21h20 de uma segunda-feira. Só que o jogador na verdade estava a caminho do Alavés, da Espanha. O dirigente, depois, explicou que teria confiado na palavra do empresário do atleta, Luiz Orlando.

CHRISTIAN VIERI - BOTAFOGO-SP (2009) / BOAVISTA-RJ (2011)

Com 36 anos, o veterano italiano teve seu nome anunciado como reforço do Botafogo de Ribeirão Preto para ser uma das estrelas do Paulista de 2010. Segundo o clube, apenas exames médicos faltavam para assinar o contrato, porém o jogador teria sumido, de acordo com a diretoria, e sequer entrou em contato para dar explicações. Fato que fez melar a negociação.

Em 2011, o italiano acertou com o Boavista, de Saquarema, para disputa do Carioca com direito à apresentação e início de treinos físicos. O salário do jogador seria bancado por um grupo de investidores, e todos estavam animados no clube. O que não se esperava é que ele desistisse do negócio, abandonando tudo e irritando a diretoria.

RIQUELME - FLAMENGO (2012) / PALMEIRAS (2013)

Antes de se aposentar, o craque argentino sempre teve seu nome especulado por clubes brasileiros, e em duas ocasiões esteve bem próximo de um acerto. Com o Flamengo em 2012, chegou a acertar toda a parte financeira, mas acabou desistindo da negociação ao se assustar com a pressão da torcida em meio à má fase que o Rubro-Negro atravessava no Brasileiro. No ano seguinte, foi a vez do Palmeiras tentar sua contratação. O presidente na época, Arnaldo Tirone, como sua última ação no cargo, viajou para a Argentina e deixou tudo definido com o jogador, que teria dito "sim" à oferta do Verdão. O anúncio só dependeria do próximo presidente, mas Paulo Nobre, eleito, abortou as negociações.

ANELKA - ATLÉTICO-MG (2014)

O ex-presidente do Galo Alexandre Kalil fez a festa dos torcedores ao anunciar pelas redes sociais a contratação de Anelka. Porém, o famoso atacante francês nunca veio ao Brasil. A negociação foi com o agente do jogador, Cristian Cazini, e Robson Lima, empresário brasileiro e intermediário na negociação. Os dois se encontraram com representantes do Atlético-MG, que firmou um pré-contrato com os representantes do atleta e chegou a emitir passagens para o centroavante desembarcar no país, viagem essa que não saiu do papel. Posteriormente, o jogador respondeu por intermédio de um vídeo e afirmou que houve a proposta, mas nenhum acerto foi fechado.

CHRISTIAN BOLAÑOS - FLAMENGO (2014)

A situação de Christian Bolaños foi bem parecida com a de Emanuelson. O meia que se destacou pela Costa Rica no última Copa do Mundo chegou a estar com tudo praticamente definido para ser contratado pelo Flamengo após o Mundial. Internamente, ele já considerado como jogador do Rubro-Negro, que vivia situação delicada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e havia acabado de ser goleado por 4 a 0 pelo Internacional em Porto Alegre - quando torcedores teriam agredido André Santos na saída do estádio. O jogador na época recuou, aumentou a pedida, e o clube desistiu do negócio.

LEANDRO ROMAGNOLI - BAHIA (2014)

Bahia e Romagnoli assinaram um pré-contrato no começo de 2014 para que o meia pudesse defender o clube após o fim do compromisso com o San Lorenzo. Com o time argentino na decisão da Libertadores, o jogador optou por não se apresentar ao Tricolor na data esperada, 1º de julho. Após conceder repetidas entrevistas afirmando que não desejaria se transferir, Romagnoli desembarcou em Salvador, foi recebido com festa por torcedores e até vestiu uma camisa personalizada. Mas as duas partes chegaram a um acordo para o jogador retornar à Argentina e pagar só metade da multa prevista, cerca de US$ 250 mil.

850 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu