Títulos, decepções... Veja oito altos e baixos do Fla desde última vez no G-4

10/9/2015 08:54

Títulos, decepções... Veja oito altos e baixos do Fla desde última vez no G-4

Durante jejum de quase quatro anos, clube conquistou Copa do Brasil e Carioca, mas teve eliminações precoces na Libertadores. Relembre esses e outros fatos marcantes

Títulos, decepções... Veja oito altos e baixos do Fla desde última vez no G-4
O Flamengo não entra no G-4 do Campeonato Brasileiro desde a última rodada da edição de 2011 do torneio e pode encerrar nesta quinta-feira esse longo jejum. Para isso, precisa vencer o Cruzeiro no Maracanã, às 21h. O clube deu sorte nos demais jogos da rodada e contou com os dois resultados de que também precisava: o São Paulo perdeu para o Santos (3 a 0), e o Atlético-PR não venceu o Figueirense - empatou por 1 a 1.

Na última vez em que o Flamengo esteve na zona da Libertadores, o time era completamente diferente do atual. Não há remanescentes. A equipe que encerrou o Brasileirão de 2011 empatando com o Vasco por 1 a 1 no Engenhão estava escalada com Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar (Rodrigo Alvim); Willians, Fierro (Muralha), Renato Abreu, Thiago Neves e Ronaldinho; Negueba (Deivid). O gol rubro-negro foi marcado por Renato. E o último a deixar o clube foi Léo Moura, no início deste ano.

Durante esse período de quase quatro anos, ou 137 rodadas, o Rubro-Negro viveu diversos altos e baixos nas competições que disputou. Foi campeão da Copa do Brasil de 2013 e do Carioca de 2014, e contratou Guerrero, por exemplo. Por outro lado, caiu duas vezes de forma prematura e traumática na Libertadores e teve grandes decepções com Mano Menezes e Carlos Eduardo. Neste dia em que o Flamengo pode enfim voltar ao G-4 do Brasileiro, o GloboEsporte relembra alguns episódios marcantes do período de jejum. Veja a seguir.



A competição marcou o reencontro do Flamengo com o Maracanã - que havia sido fechado para obras da Copa do Mundo. Além de matar a saudade, o Maior do Mundo ainda acabou sendo um dos ingredientes da conquista da Copa do Brasil. Desacreditado desde a saída de Mano Menezes e com Jayme de Almeida no comando, o Flamengo mudou depois da classificação épica em cima do Cruzeiro, nas oitavas de final. A torcida veio junto, e o Rubro-Negro liquidou os adversários que vieram a seguir: Botafogo, Goiás e Atlético-PR, na final. Os gols na decisão foram marcados por Elias e Hernane, os craques do time na competição.



A temporada 2013 foi da consagração do atacante Hernane. O Brocador terminou o ano com o título de Artilheiro do Brasil com 36 gols. Um feito improvável para um atacante anteriormente sem grande nome no cenário nacional e com técnica limitada. Fez um caminhão de gols que conduziram o Fla ao título da Copa do Brasil, onde terminou como artilheiro marcando oito vezes. Porém, no Carioca, ele já dava indícios do que seria a temporada: também terminou como artilheiro da competição com 12 gols. No Brasileirão foram mais 16. Carismático, o Brocador ganhou o carinho da torcida e até hoje vive no imaginário rubro-negro.


Hernane Brocador comemora gol pelo Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)



No ano passado, o Flamengo chegou ao 33° título carioca. Embora tivesse feito a melhor campanha e conquistado o título da Taça Guanabara, o Rubro-Negro perdeu todos os três clássicos da primeira fase. E isso era motivo de desconfiança para o torcedor. Porém, a velha máxima "deixou chegar" funcionou mais uma vez. Na semifinal, trucidou a Cabofriense. Na final, tinha o Vasco pela frente. A partida de ida terminou em 1 a 1. O título veio literalmente aos 45 minutos da partida de volta. E com muita polêmica. Márcio Araújo marcou o gol decisivo em posição de impedimento. Na época, o então goleiro Felipe ainda chegou a dizer que "roubado era mais gostoso". Confusão à parte, fato é que o Rubro-Negro aumentou ainda mais a hegemonia em número de títulos estaduais.



??Marcada pelo equilíbrio financeiro, a gestão Eduardo Bandeira de Mello ainda carecia de uma contratação de alto impacto - e ainda tinha nas costas algumas apostas equivocadas. O presidente viu no litígio de Guerrero com o Corinthians a chance de mudar essa história. No fim do primeiro semestre deste ano, o Flamengo venceu a concorrência externa e conseguiu a contratação do peruano, considerado por muitos o melhor da posição em atividade no Brasil. Guerrero chegou ao Rubro-Negro e, em pouco tempo, tornou-se peça fundamental no elenco. Da torcida ganhou a música "Acabou o caô! O Guerrero chegou!".



O Flamengo disputou duas vezes a Libertadores durante o período. A participação do clube na competição continental tanto em 2012 quanto em 2014 terminou da mesma maneira: eliminação ainda na fase de grupos e com ares de drama. O que eram grandes sonhos nesses dois anos acabaram virando grandes frustrações. Na última rodada de 2012, o Fla venceu o Lanús por 3 a 0 e sentiu o gostinho da classificação por alguns minutos, mas o Emelec-EQU marcou o gol da vitória sobre o Olimpia-PAR por 3 a 2 aos 47 do segundo tempo e ficou com a vaga restante. Em 2014, o Rubro-Negro só dependia de si na última rodada, mas perdeu em casa por 3 a 2 para o inexpressivo León-MEX e novamente viu a classificação escorrer pelas mãos.


Paulinho lamenta eliminação do Flamengo em casa diante do León-MEX (Foto: André Durão)



Apresentado como popstar em 2011, Ronaldinho até teve bom início no Flamengo, com boas atuações na conquista do Carioca daquele ano e momentos de brilho na campanha de quarto lugar no Brasileiro. Em 2012, no entanto, a realidade foi outra. A empresa Traffic, que era responsável por parte dos salários de R10, passou a atrasar os pagamentos, e o craque entrou na Justiça para rescindir seu contrato, pedindo R$ 40 milhões de indenização. A disputa judicial ainda está em andamento. No meio disso também houve espaço para atos de indisciplina cometidos pelo jogador, como a visita de uma mulher em um hotel que serviu de concentração para o time e que foi registrada em vídeo.


Ronaldinho saiu mal do Flamengo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



Mano Menezes e Carlos Eduardo chegaram ao Flamengo sob muita expectativa da torcida, mas não corresponderam e hoje não estão entre as figuras mais queridas nas arquibancadas. O técnico chegou ao clube no decorrer de 2013 e, após 22 partidas, 50% de aproveitamento e uma campanha ruim no Brasileiro, surpreendeu ao pedir demissão alegando que não conseguiu implementar sua filosofia de jogo. Após sua saída, o auxiliar Jayme de Almeida assumiu e conquistou o título da Copa do Brasil daquele ano. O badalado Cadu, por sua vez, foi contratado por empréstimo de 18 meses junto ao Rubin Kazan, mas voltou à Rússia pouco mais de um ano depois. Foi atrapalhado por lesões e jamais correspondeu em campo. Em 49 partidas, fez apenas um gol. Sofreu com vaias e perseguição da torcida.


Mano Menezes e Carlos Eduardo conversando no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)



O ano de 2015 está sendo bem diferente para o Flamengo em relação aos anos anteriores no que diz respeito aos resultados em mata-mata contra o Vasco. Os cruz-maltinos eliminaram o Rubro-Negro na semifinal do Carioca e também nas oitavas de final da Copa do Brasil, este o caso mais grave na opinião da torcida. O Flamengo ficou devendo no futebol principalmente na competição nacional e foi desclassificado mesmo com o rival passando por péssima fase e fazendo a pior campanha de sua história no Campeonato Brasileiro.

827 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Bom desempenho de Léo Pereira faz dele destaque no clássico Flamengo x Botafogo
- Notificação da Procon ao Amazonas sobre Preços dos Ingressos para Jogo Flamengo.
- Zico critica escolha de Tite e questiona tática do Flamengo na Libertadores




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu