Defesa de Kleber Leite bloqueia uso de documentos em processo nos EUA

17/9/2015 07:37

Defesa de Kleber Leite bloqueia uso de documentos em processo nos EUA

Defesa de Kleber Leite bloqueia uso de documentos em processo nos EUA
Os advogados que defendem Kleber Leite, dono da Traffic e ex-presidente do Flamengo, no processo gerado pela investigação americana que culminou com a prisão de sete dirigentes ligados à Fifa em 27 de maio, em Zurique, conseguiram uma liminar na Justiça Federal brasileira impedindo a utilização de qualquer documento apreendido ou dos dados colhidos com a quebra de sigilo bancário. O motivo: até o momento a defesa não conseguiu acesso aos autos. Como o blog já informou anteriormente, existe uma carta rogatória dos americanos pedindo que os dados da investigação não sejam revelados a advogados. O receio dos americanos é de vazamento das informações.

Os sócios Ari Bergher e Rafael Mattos são os responsáveis pela liminar obtida no Tribunal Regional Federal (TRF), e estão à frente do caso. Segundo eles, se esses dados forem utilizados na investigação, significa uma quebra de soberania da Justiça brasileira. O receio existe porque, apesar de os advogados terem conseguido proibir o envio dos documentos apreendidos na buscas feitas na empresa Klefer, parte do material já havia sido enviado. Eles tentam agora no TRF anular o processo que gerou o bloqueio de bens, quebra de sigilo bancário e apreensão de documentos de Kleber Leite. E buscam, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a autorização para acesso aos autos, o que consideram fundamental para construir a defesa.

- De fato foi enviado uma parte, a juíza alegou que só ficou sabendo da liminar depois que já tinha sido enviado. Eu não tenho acesso a nada, por incrível que pareça. Estamos recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para buscar esse acesso. Há um habeas corpus, com liminar, que proíbe o uso de qualquer documento obtido aqui no Brasil nessa investigação. A liminar é para não poderem usar esses documentos, e o habeas corpus pede para que seja anulada toda essa decisão que determinou a quebra de sigilo e a busca e apreensão - disse Mattos.

Sobre a possibilidade de os EUA utilizarem a parte dos documentos que foi enviada, Mattos afirmou:

- Entendo que não pode ser usado nos EUA visto que na origem foi considerada ilegal a prova. Mas o advogado não tem acesso ao processo. A gente briga justamente contra isso. A gente tem um cliente que sofreu busca e apreensão, bens bloqueados, sigilo quebrado, e a gente não tem sequer poder fazer uma defesa. É impossível, mas a gente está se esforçando para demonstrar isso ao tribunal. A liminar é que está valendo hoje, de que os documentos não podem ser usados na investigação nem no Brasil e, por consequência, nos EUA.

Ary Bergher, por sua vez, acredita que o uso desses documentos configura uma quebra de soberania do Poder Judiciário do Brasil:

- Estamos advogando no escuro. É um absurdo, uma violência inominável. A Justiça americana vai dizer que o Brasil não pode usar sua Constituição Federal? Entendeu o grau de absurdo nesse procedimento? Qualquer utilização do material que foi apreendido aqui, em razão dessa liminar, em qualquer outra jurisdição internacional, configura uma afronta à soberania do Judiciário brasileiro. Isso é que tem de ficar claro, a questão central é essa - concluiu.

583 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu