Futebol: Draft das meninas da Seleção feminina: veja as escolhas do clubes

25/9/2015 21:44

Futebol: Draft das meninas da Seleção feminina: veja as escolhas do clubes

CBF realizou sorteio nesta sexta e 20 atletas da Seleção permanente foram divididas pelas equipes que estão às quartas do Brasileiro, entre elas, Flamengo e Santos. Darlene jogará no time treinado pelo pai e comandado pela mãe

Futebol: Draft das meninas da Seleção feminina: veja as escolhas do clubes
A experiente Formiga irá defender o São José a partir da segunda fase do Campeonato Brasileiro feminino (Foto: Nicholas Kamm/ AFP)

Foi realizado nesta sexta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o draft do futebol feminino, quando 20 jogadoras da Seleção permanente foram escolhidas pelos oito clubes classificados para a segunda fase do Campeonato Brasileiro.

No evento, cada time teve o direito de escolher duas jogadoras, sendo a ordem foi determinada por sorteio, que teve como convidadas. A jogadora Bruna Benites e a ex-jogadora e atual coordenador do Ministério do esporte Michael Jackson. O time que ficou com o direito para a primeira escolha, o América-MG foi também o dono da escolha 16. O sorteado para a segunda escolha, Rio Preto, ficou também com o draft 15, e assim por diante. Depois desta etapa, restaram quatro jogadoras e quatro times (Botafogo-PB, Tiradentes, Adeco e Flamengo) foram sorteados para escolherem mais um reforço.

O clube mineiro escolheu como draft 1 Rafaela. Darlene foi a escolhida pelo Rio Preto e vibrou muito, pois ficará em casa. Afinal, Dorotéia Souza, dirigente do Rio Preto, é também a sua mãe (e o pai é o técnico).

- Rezei para tirar ela. Peguei a escolha 2 e como ela não foi escolhida, tive a sorte. Agora não tem isso de família. Ela vai ter de trabalhar fortemente - disse Dorotéia.

As demais jogadoras draftadas foram: Bárbara, Andressinha, Formiga, Gabi Zanotti, Géssica, Luciana, Maurine, Mônica, Travalão, Rafaela, Raquel, Tayla, Thaisa, Camila, Letícia, Andreia, Rilany e Bia.

Bruna, capitã da Seleção e que participou do sorteio, não estava incluída no draft pois se recupera de uma lesão.

Modesto Roma, presidente do Santos, fez uma ação curiosa. Levou 20 camisas. Cada uma tinha o nome de uma jogadora. Por isso, as escolhidas Gabi Zanotti e Rilany puderam posar para as fotos com o uniforme já com seus nomes. Gaby será a número 33.

- O futebol feminino é uma modalidade importante e queria dar prestígio para cada uma dessas atletas. Por isso trouxe a mala com camisa com o nome de todas - disse Modesto Roma.

Veja abaixo a ordem dos time e suas escolhas.

Escolha 1 - América/MG - Rafa/zagueira (1) e Thaisa/volante (16)
Escolha 2 - Rio Preto/SP - Darlene/atacante (2) e Luciana/goleira (15)
Escolha 3 - Santos - Gabi Zanotti/meia (3), Rilany/lateral (14)
Escolha 4 - São José/SP - Formiga/meia (4), Bia/volante (13)
Escolha 5 - Botafogo/PB - Géssica/zagueira (5), Raquel/meia (12) e Bárbara/goleira (17)
Escolha 6 - Tiradentes/PI - Andressinha/meia (6), Camila/lateral (11) e Andreia/goleira (18)
Escolha 7 - Adeco/SP - Fabiana/lateral e atacante (7), Tayla/defensora (10) e Letícia/goleira (19)
Escolha 8 - Flamengo - Monica/zagueira (8). Maurine/meia (9) e Rafaela Travalão/atacante

Vale lembrar que os salários destas atletas serão pagas pela CBF. As jogadores serão regularizadas pela CBF nesta segunda-feira e poderão defender seus novos times já na rodada de quarta-feira, na abertura da segunda fase. Os jogos são: Botafogo x São José, Adeco x Santos, América-MG x Tuiradentes e Rio Preto x Flamengo.

Porém, quatro delas ainda estão vinculadas à federação dos Estados Unidos e correm o risco de não terem seus documentos liberados a tempo: Andressinha e Camila (Tiradentes), Bia (São José) e Travalão (Flamengo).
Para Manuel Flores, diretor de competições da entidade, o draft é uma forma para dar maior equilíbrio para a competição.

- Vivemos um momento pioneiro, com o Brasileirão feminino, e aproveitamos a ideia usada no exterior. A ideia central é aumentar a competitividade e promover o enriquecimento dos clubes, espalhando as jogadoras e fazer com que a competição ganhe em qualidade, com as estrelas do futebol brasileiro em campo - disse Manuel Flores para a CBF TV.

Para Formiga, agora a estrela do São José e a mais experiente e conhecida das jogadores draftadas, este é mais um passo para que o futebol brasileiro feminino evolua.

- As coisas estão acontecendo um pouco devagar. Mas estão andando. Essa preocupação de reforçar os times é muito boa e todas estavam ansiosas, torcendo para cair em equipes que lutarão pelo título. Muito bom - disse Formiga para a CBF TV.

Técnico da Seleção feminina permanente, Vadão, também presente ao evento, elogiou a estratégia do draft:

- Para as jogadoras isso é ótimo. Na Seleção permanente era só treinamento e ir para o hotel. Agora elas terão uma competição, poderão ficar mais próximas dos familiares. Ganham muito com isso.

Coordenador de futebol feminino da CBF, Marco Aurélio Cunha disse que espera que os clubes observem com carinho para as meninas, pois a CBF está indicando que vai trabalhar muito para alavancar a modalidade:

- Os clubes das séries A, B, C e D deveriam manter um time de futebol feminino, pois este esporte está evoluindo.

772 visitas - Fonte: Lancenet


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu