OPINIÃO: É lamentável a falta de apoio da CBF com a Sul-Minas-Rio

22/10/2015 18:04

OPINIÃO: É lamentável a falta de apoio da CBF com a Sul-Minas-Rio

OPINIÃO: É lamentável a falta de apoio da CBF com a Sul-Minas-Rio
Kalil, ex-presidente do Atlético-MG, é o CEO da Liga Sul-Minas-Rio (Foto: Igor Siqueira)

A decisão da Confederação Brasileira de Futebol de retirar seu apoio à realização da Copa Sul-Minas-Rio representa algo lamentável para o futebol brasileiro. Com sua deplorável atitude, a CBF vem a confirmar a célebre frase do Barão de Itararé: “de onde menos se espera, daí é que não vem nada mesmo”.

Inegável constatar que, para Grêmio e Internacional, é mais rentável jogar a Copa Sul-Minas-Rio do que jogar o Campeonato Gaúcho. Incontestável verificar que, para Figueirense, Avaí, Joinville, Criciúma e Chapecoense, é mais rentável jogar a Copa Sul-Minas-Rio do que jogar o Campeonato Catarinense. Insofismável é a realidade que, para Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube, é mais rentável jogar a Copa Sul-Minas-Rio do que jogar o Campeonato Paranaense. Inquestionável é retratar que, para Cruzeiro, Atlético Mineiro e América Mineiro, muito mais vale a pena a rentabilidade da Copa Sul-Minas-Rio do que o Campeonato Mineiro. Inevitável perceber que, para Flamengo e Fluminense, é melhor jogar a Copa Sul-Minas-Rio do que o deficitário Campeonato Carioca.

Perante a negativa da CBF, os clubes da Primeira Liga poderiam dar um passo mais ousado, para reafirmarem sua autonomia: realizar a Copa Sul-Minas-Rio nas mesmas 19 datas que os Campeonatos Estaduais, com suas formações principais jogando o Campeonato de Liga e com times alternativos, ou equipes “b” desses clubes, jogando os certames estaduais.

Ao convidarem um décimo sexto clube para participar da Liga (Botafogo, Londrina ou Juventude), podem organizar a Copa com 16 clubes participantes. Os 16 clubes jogam entre si em turno único, classificando-se os quatro melhores (15 rodadas). Há semi finais (duas rodadas) e finais (duas rodadas). Em 19 rodadas, ou datas, tudo resolvido.

Em um cenário com um calendário ideal para o futebol brasileiro, competições regionais e competições estaduais devem ter, no agregado, um máximo de nove datas para serem disputadas. Mas, levando-se em consideração a situação atual, é melhor para os grandes clubes brasileiros dedicarem 19 datas para certames regionais do que dedicarem 19 datas para certames estaduais.

É de se lamentar que a CBF não consiga entender as necessidades reais dos grandes clubes brasileiros.

672 visitas - Fonte: Lancenet


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu