Dia do Flamenguista: hino em inglês, bicicleta de goleiro e "santo cansado"

28/10/2015 07:32

Dia do Flamenguista: hino em inglês, bicicleta de goleiro e "santo cansado"

O 28 de outubro, Dia de São Judas Tadeu, é data obrigatória no calendário do rubro-negro; igreja do padroeiro do Fla costuma ficar repleta de fãs do clube anualmente

Dia do Flamenguista: hino em inglês, bicicleta de goleiro e santo cansado
No dia 28 de outubro de 2007, o Fla agradeceu à torcida rubro-negra (Foto: Eduardo Peixoto)

O momento do Flamengo é de reconstrução. As três derrotas consecutivas, aliadas à queda da quarta para a 10ª colocação, tiraram do torcedor rubro-negro a sensação de que a vaga no G-4 era questão de tempo. Apesar do drástica queda, nesta quarta-feira, 28 de outubro, é celebrado o Dia de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis e padroeiro do Rubro-Negro. A partir de 2007, ano no qual o Fla arrancou do 19ª lugar para o terceiro, a data também ficou marcada pela comemoração do "Dia do Flamenguista", lei de autoria do então vereador Jorge Mauro e sancionada pelo à época prefeito César Maia.

Desde que o "Dia do Flamenguista" foi oficializado, o clube mais popular do Brasil lutou por vaga na Libertadores em 2007 e 2011, pelo título em 2008 e 2009, e contra o rebaixamento em 2010 e 2012. Em 2013 e 2014 não brigou por nada de relevante.

2007: gratidão à torcida

No ano em que o "Dia do Flamenguista" foi oficializado, o Flamengo teve um 28 de outubro feliz. No extinto Machadão, que deu lugar à Arena das Dunas, os comandados de Joel Santana venceram por 1 a 0, com gol de Souza. Entraram em campo com uma camisa que dizia "Obrigado, Nação Rubro-Negra", uma retribuição à participação dos flamenguistas em uma das mais impressionantes reviravoltas da história do clube. Na rodada seguinte ao triunfo sobre os potiguares, a equipe que chegou a ser penúltima colocada assumiu a terceira colocação e não saiu mais do G-4.

O ano de 2007 também foi marcado pela aposentadoria do número 12, outra homenagem à torcida do Flamengo.

2008: gol de bicicleta de goleiro e fé no rio

Numa terça-feira, véspera de empate por 0 a 0 com o Vitória, em Salvador, a Paróquia de São Judas Tadeu ficou lotada de torcedores do Flamengo, que à época pediam para que o padroeiro ajudasse na busca pelo hexacampeonato - quatro pontos separavam o time do líder, Grêmio.

Na Bahia, no treino que antecedeu a igualdade sem gols entre os rubro-negros, o goleiro Bruno, que já havia marcado dois gols como profissional, balançou a rede com uma improvável bicicleta.

Apesar do flerte com a taça, o hexa e a vaga na Libertadores ficaram para o ano seguinte.

2009: reza e hino em inglês em dia de decepção

Impulsionado por arrancada que o tirou da 10ª colocação a 11 pontos do então líder Palmeiras, o Flamengo chegou ao Dia de São Judas Tadeu com a possibilidade de assumir a liderança do Brasileirão 2009 contra o modesto Barueri. Mais uma vez a Paróquia do protetor rubro-negro transformou-se em Maracanã, e o torcedor e compositor Leandro Andrade aproveitou para divulgar versão em inglês que fez do Hino do Flamengo composto por Lamartine Babo. O time, todavia, decepcionou e perdeu por 2 a 0. Sorte dos flamenguistas é que esta foi a última derrota dentro da edição do Brasileiro que interrompeu o jejum de 17 anos sem títulos na competição.

2010: nova realidade - a fuga do z-4

Depois de três anos pensando em Libertadores ou título, o Flamengo passou por maus bocados em 2010. Na véspera do Dia São Judas Tadeu, empatou por 1 a 1 com o Corinthians, em casa. Embora ostentasse invencibilidade de sete jogos no Brasileiro, a proximidade do Z-4 era real (seis pontos). Resultado: mais um dia de muitos pedidos, e o Rubro-Negro só se livrou da degola nas rodadas finais.

2012: "santo cansado"

Em 28 de outubro de 2012, o Flamengo já estava praticamente livre do rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano em questão, àquela altura na 32ª rodada. Porém, como o time brigara mais uma vez contra a degola, o ídolo Júnior, recordista em número de partidas com a camisa do clube, desabafou e disparou:

- Quando fui convidado para falar sobre o Dia do Flamenguista, juro que pela primeira vez aquele prazer de falar do clube não me entusiasmou muito. O porquê não precisa dizer nem explicar. Já vi e vivi tempos difíceis nos meus mais de 20 anos de clube, porém, como os últimos, eu nunca vi. Comemorar o quê? Não tem nada para comemorar, tem mesmo é que pedir a São Judas Tadeu para dar mais uma forcinha nesta reta final de Brasileirão. E o santo protetor já deve estar cansado de ajudar. Só resta esperar as eleições em dezembro e que outro santo possa vir para tentar salvar o clube - disse, referindo-se ao pleito que terminou com vitória de Eduardo Bandeira de Mello.

Os fãs e alguns jogadores daquele elenco, porém, não deixaram de comparecer à casa do santo das causas impossíveis. Paulo Victor é o remanescente do grupo.

1005 visitas - Fonte: GE


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu