Atletas ainda temem denunciar clubes por atrasos de salário, diz advogado

4/11/2015 12:04

Atletas ainda temem denunciar clubes por atrasos de salário, diz advogado

Apesar de novo artigo no regulamente que prevê perda de pontos e rebaixamento a instituições devedoras, Dyego Tavares aponta receio de jogadores com consequências

Atletas ainda temem denunciar clubes por atrasos de salário, diz advogado
Keirrison admite que não pretende prejudica o Coritiba (Foto: Thiago Ribeiro)

O atraso de salários é um dos maiores medos vividos por jogadores de futebol. No Brasil, a falta de pagamentos coloca o atleta contra a diretoria em um embate que nem sempre termina em acordo. O que seria uma solução, no entanto, ainda não deu sinais de surtir efeitos práticos. Mesmo após a Confederação Brasileira de Futebol incluir nos regulamentos das séries A,B e D a possibilidade de um clube ser denunciado e perder pontos por não honrar seus compromissos, poucos jogadores correm atrás do seu direito.

De acordo com o advogado Dyego Tavares, especialista em direito desportivo, a irresponsabilidade dos clubes faz parte da realidade do futebol brasileiro. O não pagamento de vencimentos, rescisões trabalhistas, direitos dos atletas e até mesmo o 13º salário é encarado como natural. Segundo ele, o mais comum é o jogador se calar e ter medo em brigar por justiça.

- O atleta jogador de futebol tem uma profissão diferenciada das demais porque ele é uma pessoa pública. Quando ele expõe essa situação, tem duas situações que dão mais medo: a reação do próprio clube empregador, a reação do outro clube que pode vir a contratar e a reação do torcedor – disse ao “SporTV News”.

Novidade em 2015, o novo artigo no regulamento do Brasileirão diz que um clube com trinta dias de atraso no pagamento dos atletas fica sujeito a penas que podem chegar à perda de pontos. A CBF encarregou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva de analisar os casos, mas sequer um foi julgado até hoje.

- Nós recebemos e imediatamente nós tomamos ação. Temos recebido poucas denúncias e a CBF toma medidas que são severas, inclusive pedir que resolva a situação, com perspectiva de perda de pontos, rebaixamento e enquadramento dos dirigentes – diz o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

Atualmente, são três possibilidades de se denunciar o atraso de salário: pelo próprio atleta, por um advogado contratado por ele ou via sindicato dos jogadores. Ao contrário da Justiça Trabalhista, não são aceitas denúncias anônimas.

Caso Keirrisson

O caso mais emblemático que surgiu nos últimos dias foi do atacante Keirrison, do Coritiba. São mais de cinco meses de salários atrasados e, apesar do tabu em torno do tema, o jogador resolveu levar o caso à mídia e à Justiça Trabalhista. O atleta garante que deseja brigar por seus direitos, mas admite que considera difícil prejudicar o clube com perda de pontos.

- O pensamento dos atletas não é prejudicar a instituição – afirmou.

Jogadores que reclamam publicamente dos atrasos costumam ser punidos. Rosinei, também do Coxa, usou uma rede social para protestar e acabou emprestado ao Paranã, que disputa a Série B. Assim como o meia, Keirrison também foi afastado do time paranaense, passou a treinar separadamente e deve ser levado a um empréstimo.

O primeiro processo que pode resultar em condenação pelo STJD é do Macaé. De acordo com o sindicato dos jogadores do Rio de Janeiro, há atletas com até seis meses de salários atrasados no clube. O time do norte fluminense pode ser o primeiro a perder pontos por esta causa.

Na visão do presidente da Fenapaf, Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, é comum a visão de que jogador de futebol não é um trabalhador comum. Reinaldo Martorelli afirma que muitos ainda veem o atleta como um “brincalhão”.

- Pouca gente enxerga no futebol a relação de trabalho do atleta com o clube uma relação verdadeiramente de trabalho, parece que é uma brincadeira, infelizmente ainda tem. A gente achou que tivesse evoluído bastante, mas não, você tem ainda pessoas responsáveis que enxergam o atleta como um grande brincalhão.

690 visitas - Fonte: SPORTV


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu