Os percentuais na eleição do Flamengo

19/11/2015 20:38

Os percentuais na eleição do Flamengo

Os percentuais na eleição do Flamengo
Se algum jornalista dissesse ou escrevesse que 33,3% dos candidatos a presidente do Flamengo são "filhos da p(*)", certamente os três postulantes ao cargo sentir-se-iam ofendidos, achincalhados, e exigiriam desse jornalista um retratação, fora os danos morais na Justiça. Seria uma reação natural e justa. A menos que esse profissional desse nome ao tal filho, e aí os processos e retratações reduzir-se-iam a um só interlocutor.

De fato não me ofendi com a declaração rancorosa e mal-educada do candidato Wallim Vasconcellos, de que 75% ou 80% dos jornalistas "são filhos da p(*)". Dona Esther, minha mãe, espanhola da melhor safra das Astúrias, morreu jovem, aos 56 anos, em 1993. Antes disso, jamais passou perto do que antigamente se chamava uma "casa de viração". Portanto, certamente não foi a mim que o senhor Wallim quis insultar. Mas chama a atenção o fato de que o candidato tem gente muito próxima a ele que já trabalhou em empresas de comunicação, em funções jornalísticas. Talvez Wallim tenha sido pouco ou mal abastecido de informações por eles.

Trabalho no jornalismo há 29 anos. Conheço, portanto, muita gente que milita não apenas no jornalismo esportivo. Por amostragem, posso dizer com confiança que é impossível que nessa, ou em qualquer outra profissão, haja 75% de filhos da p(*). O percentual não reflete sequer o número de incompetentes entre os jornalistas, mas se o senhor Wallim tivesse usado esse adjetivo, ainda se podería argumentar. Nos termos colocados, é perda de tempo.

Tenho alguma experiência de profissão e de vida para, por mais que seja duro de aceitar uma agressão dessa natureza, aconselhar meus colegas a não dar argumentos para quem fala tamanha bobagem. A cobertura da eleição do Flamengo deve manter a isenção, o equilíbrio, o espaço igual a todos.

Jornalista tem de cobrir os fatos e repassá-los à sua audiência. Quem tem de saber que tipo de gente vai tomar conta do Flamengo nos próximos anos não somos nós, são os eleitores do clube. Os percentuais que interessam à instituição, que é infinitamente maior do que qualquer candidato, não são os que "a" ou "b" usaram para ofender. Os percentuais que importam são os que sairão das urnas no próximo dia 7 de dezembro.

1118 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu