Godinho projeta Fla com esquema único da base ao profissional em 2016

22/11/2015 09:21

Godinho projeta Fla com esquema único da base ao profissional em 2016

Ideia é compatível com o que Muricy Ramalho, candidato a substituir Oswaldo na próxima temporada, aprendeu no Barcelona e pretende implantar em seu próximo time

Godinho projeta Fla com esquema único da base ao profissional em 2016
Mesmo sem a certeza da vitória, Godinho e Eduardo Bandeira de Mello já pensam no futebol para 2016 (Foto: Vicente Seda)

A Chapa Azul, cujo candidato à presidência do Flamengo é o atual mandatário, Eduardo Bandeira de Mello, divulgou em seu site um vídeo no qual Bandeira e seus vices explanaram o plano de governo que pretendem colocar em prática caso vençam as eleições de dezembro. Atual vice de planejamento, Flávio Godinho, que assumirá o futebol do clube se seu grupo triunfar, garante já estar projetando a próxima temporada. Baseado no modelo do Barcelona e de outros europeus, revelou que pretende um Fla com o mesmo esquema tático desde o fraldinha até a equipe profissional.

- O Flamengo vai prestar muita atenção à divisão de base. Nossa filosofia de trabalho consiste em que, desde a escolinha ao futebol profissional, você tenha um esquema tático pré-definido e que todo mundo tenha um mesmo padrão de treinamento. Para que o jovem, quando ascenda ao futebol profissional, já esteja familiarizado com as práticas adotadas e esquema tático. Você tem que contar com atletas que te permitam ter a flexibilidade de mudar o esquema tático durante o jogo. Muitas vezes se perde o meio-campo e é preciso recuar um atacante, por exemplo - disse.

O ideal de Godinho é compartilhado por Muricy Ramalho, que fez estágio no clube catalão e revelou-se impressionado justamente com a padronização do esquema tático do Flamengo. Muricy, aliás, é um dos mais cotados para assumir o cargo de Oswaldo de Oliveira em 2016.

Godinho ainda revelou que outro princípio a ser empregado é o de priorizar a revelação de novos jogadores em detrimento à cobrança excessiva por conquista de campeonatos na base.

- Por outro lado a diretriz que vai ser dada para a turma da base é que fiquem menos preocupados com títulos. Pressão por títulos na base é muito grande, então há a tendência de se escalar jogadores mais fortes fisicamente. Normalmente na base o time que conta com jogadores mais parrudos acaba se sagrando campeão. Mas não necessariamente revela talentos, que é a função básica e princípio de qualquer divisão de base.

A formação de talentos, porém, não fica restrita a jogadores que crescem dentro do Flamengo. O Santos é exemplo, segundo Godinho, que crê ser necessário mapear também joias de outros centros. Espera fazer isso como uma "rede de olheiros de primeira linha" e pretende dar demandas aos treinadores da base.

- Posso pedir que o técnico da base me forme dois meias canhotos, ou um zagueiro ou um atacante de determinada característica - exemplificou.

956 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu