Emprestados de Fla e Flu se dão bem no Macaé; Max, do Vasco, pouco faz

2/12/2015 09:26

Emprestados de Fla e Flu se dão bem no Macaé; Max, do Vasco, pouco faz

Meia do Tricolor, Fernando Neto seria o grande nome, mas saiu pela porta dos fundos após polêmicas. Frauches, Julião e Renato Santos também tiveram seus momentos

Emprestados de Fla e Flu se dão bem no Macaé; Max, do Vasco, pouco faz
Fernando Neto, Frauches, Igor Julião, Marcos Felipe, Max e Renato Santos: os emprestados ao Macaé (Foto: Arte)

A crise financeira que assolou o Macaé na atual temporada fez com que o clube usasse e abusasse dos empréstimos - maneira econômica de conseguir reforços, já que, na maioria dos casos, a equipe que detém os direitos foi quem ficou responsável pelos salários. Flamengo, Fluminense e Vasco enxergaram na Série B do Brasileirão a oportunidade de dar rodagem a atletas que, muito provavelmente, não teriam espaço no elenco principal. Em grande parte dos casos, a resposta parece ter sido positiva.

Dos três grandes, o Flu talvez seja o que mais tem motivos para comemorar. Foram três atletas tricolores emprestados ao Macaé: o goleiro Marcos Felipe, o lateral-direito Igor Julião e o meia Fernando (que passou a ser "Neto" por causa dos dois "Fernandos" que já estavam no time). Esse último, aliás, seria o grande nome não fossem as polêmicas que cercaram a reta final de sua passagem.

O Flamengo, por sua vez, emprestou uma dupla de zagueiros: Frauches e Renato Santos. E ambos desfrutaram de seus momentos como titulares da equipe alvianil, sendo o primeiro mais vezes. No entanto, as lesões tiraram o espaço dos jogadores - Frauches chegou a fraturar o nariz e precisou atuar com uma máscara protetora.

Já o Vasco cedeu o lateral-direito Max, de 25 anos. Diferente dos rivais, o empréstimo foi concretizado no início da temporada, ou seja, o atleta também teve a oportunidade de disputar o Campeonato Carioca pelo Macaé. Porém, pouco fez além de dois gols na modesta Copa Rio e partidas sem brilho.

Com o rebaixamento para a Série C do Brasileiro ainda ecoando, o clube do interior do Rio de Janeiro ainda não definiu os rumos do planejamento para o ano que vem e, portanto, não sabe se vai tentar a permanência dos emprestados - todos os contratos terminam até o final de dezembro. O GloboEsporte.com preparou um resumo da campanha desses jogadores. Confira!

Igor Julião, Fluminense

Emprestado no final de agosto depois de uma passagem apagada pelo ABC, Julião só fez sua estreia no time titular um mês depois: na derrota por 2 a 1 para o Botafogo, pela 28ª rodada. Naquela partida, acabou marcando um gol contra bizarro, embora ele não tivesse nenhuma culpa - o goleiro Rafael foi dominar um recuo, mas acabou deixando a bola entrar . Sob o comando do técnico Josué Teixeira, com quem havia trabalhado pouco antes na equipe potiguar, o lateral-direito de 21 anos segurou sua titularidade por sete rodadas consecutivas. Não fez gols e nem participou de lances decisivos, mas mostrou-se uma boa opção quando apareceu no ataque e também não comprometeu na defesa.

Seu contrato de empréstimo termina no dia 31 de dezembro.

Fernando, Fluminense

Lateral-esquerdo de origem, Fernando Neto foi contratado pelo Macaé logo após o fim do Carioca para atuar no meio de campo. E correspondeu. Sua estreia na equipe aconteceu na vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma, na sexta rodada - no jogo seguinte, contra o Bragantino, foi titular, o que voltou a ocorrer em outros 13 jogos na competição. Camisa 10, o meia de 22 anos assumiu a função de organizador das jogadas e tornou-se protagonista na equipe, principalmente na reta final. Marcou três gols e, sem dúvidas, foi o principal destaque entre os emprestados.

No entanto, acabou saindo do clube pela porta dos fundos por causa de algumas polêmicas, como ter alegado dores no joelho direito para ficar de fora da última rodada (contra o Ceará, que acabou decretando o rebaixamento), mas ter marcado o casamento para o mesmo dia do jogo. Além disso, ainda foi acusado pelo Macaé e pela imobiliária de deixar uma dívida de R$ 3,3 mil referente a cinco meses de condomínio não pagos. O contrato de empréstimo foi encerrado na última segunda-feira.

Frauches, Flamengo

O zagueiro de 23 anos chegou ao Macaé às pressas no início de setembro. Na época, a equipe sofria com desfalques consecutivos na defesa - o zagueiro, inclusive, estreou como titular um dia depois de apresentar ao clube. Logo em sua segunda partida (no empate com o Bragantino, pela 26ª rodada), marcou um gol contra , mas não se deixou abalar, manteve as boas atuações e segurou a titularidade em nove jogos seguidos. No empate com o Paysandu, no dia 17 de outubro, recebeu uma pancada no rosto e acabou sofrendo uma fratura no nariz, o que o obrigou a atuar com uma máscara protetora nas partidas seguintes. Ele só saiu do time titular quando lesionou a coxa.

O vínculo de empréstimo de Frauches já foi encerrado, e o contrato com o Flamengo vai até o dia 10 de abril de 2016.

Marcos Felipe, Fluminense

O goleiro de 19 anos foi emprestado na metade de julho e chegou para ser a segunda opção para a posição cujo titular era Rafael. Com a boa sequência do concorrente, só fez sua estreia no mês seguinte, quando o Macaé dividiu seu elenco para disputar a Copa Rio - na competição estadual, atuou em praticamente todas as rodadas. Na vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona-RJ, inclusive, defendeu um pênalti.

A chance na Série B veio somente na 34ª rodada, quando Rafael foi expulso contra o Vitória. Ele entrou aos 21 minutos do segundo tempo daquela partida e teve uma atuação de gala, com pelo menos três defesas milagrosas. Só não conseguiu evitar a derrota por 2 a 0. Também atuou na rodada seguinte, no empate em 1 a 1 com o Náutico. O contrato de empréstimo termina no dia 31 de dezembro.

Max, Vasco

O lateral-direito de 25 anos foi o único dos emprestados contratados no início da temporada, ou seja, disputou não só a Série B do Brasileiro como também o Campeonato Carioca pelo Macaé. No entanto, a passagem foi apagada. Sem outra opção no elenco, foi titular durante boa parte do estadual, mas a diretoria contratou Henrique ao fim da competição, e o atleta, por consequência, perdeu espaço. Na Série B, começou entre os 11 titulares em cinco ocasiões - em todas elas, o concorrente estava lesionado.

Os únicos dois gols foram anotados na vitória por 3 a 2 sobre o Bonsucesso, na última rodada da segunda fase da Copa Rio. Com o fim do vínculo de empréstimo, a tendência é de que ele retorne ao Vasco, onde tem contrato até junho do ano que vem.

Renato Santos, Flamengo

Experiente, o zagueiro de 28 anos chegou ao Macaé no final do mês de julho e fez sua estreia no dia 15 de agosto, na derrota por 2 a 1 para o Ceará. Foi titular da defesa em seis rodadas consecutivas e só saiu depois de sofrer uma lesão - depois disso, não atuou mais. Com ele em campo, a equipe sofreu nove gols e venceu apenas uma partida, mas a impressão deixada foi boa na ótica do técnico Josué Teixeira, que buscava principalmente experiência naquela altura da competição.

Seu contrato de empréstimo termina na próxima quinta-feira.

1056 visitas - Fonte: GE


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu