Fla atual pode repetir campanha do BR-2014 ou ser o 'melhor' desde 2012

5/12/2015 10:36

Fla atual pode repetir campanha do BR-2014 ou ser o 'melhor' desde 2012

Hoje com 49 e podendo ficar em nono, Rubro-Negro fez 52 pontos no ano passado. Nas últimas três temporadas, desconsiderando punição em 2013, clube foi sempre 10° ou 11°

Fla atual pode repetir campanha do BR-2014 ou ser o melhor desde 2012
Jayme de Almeida é o comandante do Flamengo nesta reta final de Campeonato Brasileiro (Foto: Gilvan de Souza)

Se vencer o Palmeiras (11°) neste domingo, às 17h, no Maracanã, o Flamengo (12°) chegará aos 52 pontos no Campeonato Brasileiro-2015 e, em caso de derrota ou empate de Ponte Preta e Atlético-PR, o Rubro-Negro terminará a competição no nono lugar - melhor feito desde 2012. Caso faça o dever de casa porém apenas um dos concorrentes tropece, ficará em décimo. Até aí, nada de mais. Os postos não põem a equipe entre os primeiros, nem garante vaga na Libertadores. Mas, curiosamente, os agora comandados interinamente por Jayme de Almeida alcançarão a mesma campanha do ano passado, quando finalizaram o torneio fechando a lista dos dez times da parte de cima da tabela, justamente com a pontuação que se apresenta como teto para o clube nesta edição.

As semelhanças do Fla atual não se restringem ao seu antecessor mais próximo. Não fosse a punição imposta pelo STJD por ter escalado o lateral-esquerdo André Santos de forma irregular, em 2013 o time somaria 49, ocupando a 11ª posição. Foi justamente nesta vaga que o Rubro-Negro encerrou sua participação uma temporada antes (2012), com um ponto a mais.

Em suma, nos últimos três anos, o Rubro-Negro oscilou entre o 10° e o 11° lugar e atingiu de 49 a 52 pontos. Trajetória bem distante dos extremos da classificação (o pelotão que luta pelo título e o grupo fugitivo do rebaixamento). Para o comandante da vez, que também esteve à frente do Fla em outros momentos do referido período, o motivo dessas coincidências é algo bem comum a quase todos os integrantes do certame nacional.

- É que o time não mantém uma constância. Os times do Brasileiro que conseguem chegar lá em cima é porque começaram o campeonato bem. Isso é por questão de contusão, de uma série de fatores. (O campeão) É uma equipe que tem um plantel bom e é coesa. Se o Flamengo mantivesse um caminho, com certeza estaria brigando pelo G4 - opinou Jayme, que rechaça a ideia de um elenco ineficiente em 2015.

- Não é questão de falta de jogador. Tem os mesmos jogadores e (o time) ganhou seis jogos seguidos (esse ano) - destacou, lembrando da arrancada obtida no início do segundo turno.

Ultrapassar os 52 pontos e subir além do nono degrau é missão que só será possível em 2016. Se isso acontecer, encerrará um ciclo de quatro anos (foi quarto em 2011, com 61 pontos). Por ora, resta passar pelo campeão da Copa do Brasil e deixar esperanças para os próximos 12 meses.

665 visitas - Fonte: LANCENet!


VEJA TAMBÉM
- Flamengo goleia Santos por 7 a 0 em partida do Brasileirão Feminino
- Relatório aponta irregularidade no segundo gol do Botafogo contra o Flamengo.
- Flamengo segue em negociações para renovação de contrato com Gabigol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu