Bandeira por mais três anos, Cacau ou Wallim? É dia de o Flamengo decidir

7/12/2015 07:37

Bandeira por mais três anos, Cacau ou Wallim? É dia de o Flamengo decidir

Rubro-Negro define presidente para próximo triênio em eleição que vai de 8h às 21h na Gávea; GloboEsporte.com acompanha o pleito em tempo real

Bandeira por mais três anos, Cacau ou Wallim? É dia de o Flamengo decidir
Wallim, Cacau e Bandeira: eleições nesta segunda definem presidente para próximo triênio (Foto: Ivan Raupp)

Após quatro meses de rivalidade exacerbada, o processo eleitoral de 2015 termina nesta segunda-feira, no Ginásio Hélio Maurício, das 8h às 21h, na Gávea. Lá os associados do Flamengo decidirão quem presidirá o clube no próximo triênio. Estão na disputa o atual presidente, Eduardo Bandeira de Mello, Wallim Vasconcellos, ex-aliado de Bandeira, e Cacau Cotta, vice de administração e do Fla-Gávea durante a administração de Patrícia Amorim.

O administrador Bandeira de Mello, de 62 anos, entrou na vida política do Flamengo quase que por acaso. Colega de Wallim no BNDES, Bandeira teve de substitui-lo nas eleições passadas após o antigo aliado ter sido impugnado, situação que se estendeu ao seu vice, Rodolfo Landim. À frente do Rubro-Negro, o atual mandatário conquistou dois títulos no futebol: Copa do Brasil, em 2013, e o Estadual, um ano depois.

Luiz Cláudio Cotta, o Cacau Cotta, funcionário do Tribunal de Contas do Município e de 44 anos, tem mais tempo de Gávea que seus dois adversários. Foi vice do Fla-Gávea e de administração durante a administração de Patrícia Amorim. No período, teve grande aprovação dos sócios pelo trabalho realizado dentro do clube.

O economista Wallim Vasconcellos, 57 anos, hoje adversário de Bandeira, foi eleito em 2012 por seus pares como o candidato. Os nomes de Rodolfo Landim e de Flávio Godinho também tinham força, mas seus compromissos com BR e EBX, respectivamente, fizeram de Wallim o nome ideal. Durante a administração de Bandeira, foi vice de futebol, cargo que ocupou até o dia 1º de junho, quando, após derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, renunciou. No fim de agosto, assumiu a pasta de administração. Foi exonerado da mesma em 2015 quando oficializou sua candidatura.

Racha Azul, e oposição de Cacau ao grupo original

Terminadas as eleições de 2012, o grupo vencedor afirmou que deixava de ser azul (cor da chapa) e que todos voltariam a ser apenas rubro-negros. Isso até se consolidou, pois parte dos azuis tornaram-se verdes. O racha foi iniciado em fevereiro de 2015, quando o então vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista, deixou a pasta por discordar de postura de Eduardo Bandeira de Mello em relação à Ferj. A saída de Bap permitiu o retorno de Flávio Godinho, atual vice de planejamento e tido por muitos como o 001 da Chapa Azul de três anos atrás.

A cisão foi oficializada no dia 22 de julho, quando, após reunião entre membros da Chapa Azul de 2012, Bandeira de Mello ratificou o desejo de concorrer à reeleição. Os dissidentes garantiram à época que havia um acordo para Bandeira abdicar da tentativa de se manter na cadeira mais importante do clube.

Alheio à briga entre o grupo que se dividiu em chapas Azul e Verde, Cacau Cotta oficializou sua candidatura no fim de julho, declarando-se oposição ao modelo defendido pelos antigos aliados. Tratou Bandeira e Wallim como candidatos de mesmo DNA.

Bandeira acusado de personalista

Oficializada a separação, Wallim e seus pares passaram a tratar a candidatura de Bandeira como "personalista". Segundo eles, o modelo ideal de governança é o parlamentarista, com alternância do presidente e prioridade ao controle do clube a vários mãos. Posteriormente, em entrevista ao "O Globo", o candidato da Chapa Verde acusou o ex-aliado de nomear amigos e parentes para cargos do clube. Também alegou que material esportivo do clube e camarotes passaram a ser distribuídos á vontade do atual mandatário.

Bandeira, por sua vez, negou o acordo e contra-atacou, afirmando que "personalistas" são três ou quatro pessoas, que, de acordo com o presidente, julgam-se responsáveis por todas as realizações no clube de 2013 para cá.

Cacau critica responsabilidades divididas e aponta governo "por Whatsapp"

Cacau, em sua plataforma de governo, prometeu acumular a vice-presidência de futebol e criticou duramente o Conselho Gestor, grupo que tomava as decisões do futebol de forma colegiada. Disse ainda que a descentralização de poder era a marca de um grupo que dirigia o clube "por Whatsapp".

Caso vença a eleição, a Chapa Azul, que adotou o Conselho Gestor durante esses três anos, mudará sua forma de gerir o futebol. Líderes do grupo acreditam que era muito "cacique para pouco índio", referindo-se aos executivos.

Números de 2012

Pouco antes da meia-noite desta segunda-feira, o novo presidente do Flamengo será conhecido. Em 2012, Bandeira conquistou vitória com larga vantagem, arrebatando 1414 votos de 2675 válidos - 52,85%. Foi seguido por Patrícia Amorim, sua antecessora, que registrou 914 votos (34,16% dos válidos). Jorge Rodrigues, com 347 votos (12,97% dos válidos), terminou na terceira colocação.

Entenda

Nas eleições, serão eleitos presidente e vice-presidente, presidente e vice-presidente da Assembleia Geral e os membros do Corpo Transitório dos Conselhos Deliberativo e de Administração. A chapa vencedora nomeia 120 conselheiros para o Deliberativo, sendo 40 suplentes. Se o segundo colocado somar 20% dos votos nomeia trinta conselheiros e mais dez suplentes. Para o Conselho de Administração, são 48 da chapa vencedora, com 24 suplentes. Do segundo colocado, entram 18 conselheiros, sendo 12 efetivos e seis suplentes. O novo presidente toma posse oficialmente em janeiro, mas faz a transição na segunda quinzena de dezembro. O mandato vai até o fim de 2018.


Gávea: a casa do novo presidente nos próximos três anos (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

1385 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu