Fim da temporada 2015 – Início de reflexão e contratações

10/12/2015 21:51

Fim da temporada 2015 – Início de reflexão e contratações

Fim da temporada 2015 – Início de reflexão e contratações
Com o fim da temporada no futebol brasileiro, inicia-se o período de avaliação no planejamento da maioria dos clubes. Geralmente essa época funciona como reflexão para que os dirigentes possam alinhar a próxima temporada. Algumas equipes já iniciaram este processo com contratações de seus novos comandantes, Diego Aguirre assume o comando técnico do Atlético Mineiro, Muricy Ramalho o do Flamengo e Gilson Kleina deve assinar com o Coritiba.

Deixando as questões mercadológicas de lado e falando de bola rolando, este Brasileirão que acaba de terminar foi um campeonato com bons jogos e bom nível técnico. Algumas equipes apresentaram filosofias ofensivas com conceitos alinhados ao futebol apresentado na Europa, o que demonstra certa evolução, mesmo que gradual do futebol brasileiro.

Recapitulando, os três primeiros colocados, este ano, Corinthians, Atlético Mineiro e Grêmio estão classificados diretamente para a fase de grupos da Libertadores da América. São Paulo que ficou com a quarta vaga terá que disputar uma fase preliminar eliminatória da competição sul-americana, que será disputada antes do início da fase de grupos. O Internacional que ficou com a quinta colocação garantiu sua presença na Copa do Brasil de 2016, diretamente nas oitavas de final.

Por outro lado, Avaí, Vasco, Goiás e Joinville ficaram com as ingratas últimas colocações na tabela de classificação e farão parte da segunda divisão do futebol nacional em 2016. Tristeza para uns e alegria para outros que terão chances de fazer parte do grupo de elite. Assim, Botafogo, Vitória, América Mineiro e Santa Cruz de Pernambuco que obtiveram as primeiras colocações na série B, voltarão para a competir na primeira divisão do Brasileirão no próximo ano.

O Corinthians, líder e campeão antecipado desde a trigésima quinta rodada, repetiu no último jogo, o bom desempenho que o time demonstrou durante a competição. Com quase todos seus titulares em campo empatou com o Avaí e conquistou a marca de Campeão Brasileiro que mais pontuou na atual fórmula de disputa, ou seja, por pontos corridos. Abriu a marca recorde de 81 pontos, superando o Cruzeiro que atingiu 80 pontos em 2014.

Definitivamente, o Corinthians terminou a temporada apresentando futebol moderno, flexível e dinâmico. Com Tite no comando a inovação foi incorporada por seus atletas, tornando-o sem dúvida o melhor time brasileiro na atualidade.

O Atlético Mineiro venceu a Chapecoense na última rodada e firmou-se como vice-campeão. Esta vitória garantiu a segunda colocação que até a rodada anterior estava ameaçada pelo Grêmio que vinha em terceiro lugar.

Por sua vez, o Grêmio permaneceu na terceira colocação, com a diferença de apenas 1 ponto, do vice. Sua campanha apresentou mais oscilações do que a do Corinthians e do Atlético Mineiro. O comando de Roger Machado trouxe maior equilíbrio e regularidade à equipe, que já renovou o seu contrato para próxima temporada.

A fórmula de disputa através de pontos corridos garante de uma maneira geral, que as campanhas mais regulares do campeonato sejam beneficiadas, porém este ano o São Paulo apesar da crise política que enfrenta e várias trocas de treinadores conseguiu se manter na quarta colocação. Apesar de ter mostrado futebol mais regular no último jogo, traz consigo muitas indefinições que serão desafiadoras na próxima temporada.

O Tricolor paulista talvez feche o ano sem um comandante oficial e seu treinador interino Milton Cruz que assumiu o comando da equipe diversas vezes nesta temporada, afirma não se sentir a vontade para assumir o comando técnico. Além disso, o clube terá que providenciar outro goleiro, nomear outro capitão e o que é mais difícil, aguardar o despertar de um novo líder no elenco, porque Rogério Ceni pendurou as chuteiras. Mas, justiça seja feita, Rogério fará muita falta à equipe dentro de campo.

Outros desfalques no São Paulo serão Alexandre Pato, que deverá voltar ao Corinthians devido ao alto valor pago pelo empréstimo e Luis Fabiano que apesar do bom relacionamento com a Diretoria, não teve seu vínculo renovado com o clube. Reformulação deverá ser a palavra de ordem no São Paulo para o próximo ano.

De todos os clubes nacionais que não colheram frutos para próxima temporada, considero que o Santos foi o mais prejudicado. Apesar de não ter feito uma campanha excelente, teve chances reais de conseguir boa colocação. Talvez por planejamento equivocado, subestimou o Palmeiras e focou somente na Copa do Brasil, perdendo sua primeira chance real de disputar a Libertadores. Não poderia ter desperdiçado a possibilidade de continuar vivo no Brasileirão, colocando o time reserva para jogar em partidas finais decisivas que o colocariam em melhor classificação. Venceu o Atlético Paranaense no último jogo por 5 a 1, reafirmando o bom desempenho da temporada, porém de nada adiantou.

O resultado da campanha pífia do Vasco no primeiro turno, não conseguiu ser anulado pela recuperação promovida pela equipe a partir da 24ª rodada. Subindo da série B, foi considerado virtualmente rebaixado, mas sob o comando de Jorginho passou a apresentar desempenho equivalente às equipes que se mantiveram no G4. Porém, obteve número elevado de empates que combinados com os resultados obtidos pelas outras equipes, não permitiram sua permanência na primeira divisão do futebol brasileiro. Mais uma vez foi demonstrado que na fórmula de pontos corridos, é necessária a regularidade constante.

Por isso, os times precisam ter maior atenção para manter regularidade desde o íncio da temporada, principalmente aqueles que conseguiram o acesso ao grupo de elite do futebol brasileiro, pois o nível de exigência para disputar a série A é mais elevado. O Botafogo, campeão da série B, não está perdendo tempo e já iniciou a reformulação de seu elenco, assim como a maioria dos times nacionais.

892 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu