DNA rubro-negro: Fla inaugura método para inovar em treinos

8/1/2016 08:16

DNA rubro-negro: Fla inaugura método para inovar em treinos

Por meio de coleta de saliva, empresa vai mapear código genético de jogadores, e clube espera prevenir lesões e melhorar performance

DNA rubro-negro: Fla inaugura método para inovar em treinos
Emerson Sheik é submetido a coleta de DNA por meio da saliva na pré-temporada do Flamengo (Foto: Divulgação)

A pré-temporada de qualquer equipe começa com a realização de uma série de exames. Mas neste ano, os jogadores do Flamengo se viram diante de uma novidade. Nesta quinta-feira os atletas tiveram coletadas amostras de DNA (código genético). O objetivo é formular treinos específicos e individuais, respeitando as características de cada um, além de prevenir lesões.

O procedimento foi comandado por Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo, auxiliado pela empresa Biogenetika, responsável pela coleta de 2ml

da saliva de cada jogador. A partir deste material, o DNA é isolado e, em seguida, é feito o mapeamento genético.

- Isso faz parte de uma nova metodologia de treinamento desportivo no futebol, na qual acreditamos. Temos por meta implementar um trabalho individualizado, no qual podemos ter o melhor de cada atleta em termos de performance e prevenção de lesões.

E o exame de perfil genético nos possibilita individualizar o planejamento cada vez mais e montar um treinamento não só de performance, mas também preventivo, através do DNA, que é o código humano. Isso não é um sinônimo de vitória, mas quanto mais recursos a gente tiver para controlar e dosar as cargas de treinamento, melhor - explicou Tannure.

Geneticista e diretora técnica do laboratório Biogenetika, Lia Kubelka ressaltou que a análise do código genético significa identificar, de certa forma, características do metabolismo de cada jogador.


Sheik, Alex Muralha e Guerrero ao lado do médico Márcio Tannure na coleta de DNA (Foto: Divulgação)

- Os marcadores genéticos identificam informações sobre pré-disposições para lesões musculares, fibras musculares, composição corporal, capacidade de recuperação física antes e após os treinamentos e jogos, entre outros dados que ajudam a traçar um perfil das necessidades do corpo de cada indivíduo - afirmou.

1277 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- EMPATE HERÓICO! Flamengo sai perdendo, mas De la Cruz dá passe de cinema para Bruno Henrique arrancar empate fora de casa
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu