Ainda sem Ronald Ramon, Flamengo encara o indigesto Macaé pelo NBB 8

8/1/2016 08:42

Ainda sem Ronald Ramon, Flamengo encara o indigesto Macaé pelo NBB 8

Apesar de ocupar a antepenúltima posição com apenas quatro vitórias em 13 partidas disputadas, time do Norte Fluminense tem bom retrospecto contra o atual tricampeão

Ainda sem Ronald Ramon, Flamengo encara o indigesto Macaé pelo NBB 8
Novo camisa 10 do basquete rubro-negro, Ronald Ramon só deverá estrear contra Bauru (Foto: Gilvan Souza/Fla imagem)

Apesar de estar apenas na sua terceira participação no NBB, o Macaé talvez seja o time que mais conheça o tricampeão Flamengo. A maior prova disso é que nos quatro confrontos entre as duas equipes pelas temporadas 2013/14 e 2014/15, duas vitórias para cada lado.

Equilíbrio até certo ponto normal para quem se enfrenta de seis a sete vezes por ano e decidiu os últimos dois Estaduais do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, às 20h, no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea, os únicos representantes do estado que sediará as Olimpíadas estarão mais uma vez frente a frente pela última rodada do primeiro turno do NBB 8. Mais do que a vantagem no confronto direto na história do Novo Basquete Brasil, o resultado positivo no clássico regional será fundamental para ambos os lados na classificação geral da competição.

Se os dois pontos garantirão ao Flamengo o quinto triunfo consecutivo no NBB 8, uma vitória para Macaé significará um passo a mais na luta contra o rebaixamento. Na antepenúltima colocação com apenas quatro resultados positivos em 13 jogos disputados, a equipe do Norte Fluminense vem de três derrotas consecutivas.

As boas notícias são que os donos da casas ainda não terão o ala-armador dominicano Ronald Ramon, contratado essa semana, e pela primeira vez o técnico Léo Costa terá todos os jogadores do elenco à disposição.

O grupo voltou das festas de fim de ano na última segunda-feira e conseguiu atingir a meta estipulada pelo preparador físico no que diz respeito ao peso. O pivô Romário, por exemplo, perdeu cinco quilos durante a folga.

- Nosso preparador físico estabeleceu uma meta para alguns jogadores, cada um tinha que voltar de uma forma. Alguns deviam ter redução de peso, e todo mundo atingiu esse objetivo. É importante, a parte física não podia ter nenhum descuido. Acho que as equipes se conhecem muito bem, os jogadores. Temos um contato e um entrosamento muito bom com a comissão técnica deles também, são pessoas com quem sempre estamos conversando sobre basquete.

É além dessa situação de jogo. Por isso, os últimos confrontos têm esse histórico de bons jogos, mais equilibrados. A dificuldade vai ser jogar lá na casa deles, que é sempre complicado. Espero que façamos um bom jogo - afirmou Léo Costa.


O ala-armador americano Caleb Brown é uma das armas do Macaé (Foto: Raphael Bózeo / Macaé Basquete)

Mas não foi só para o Macaé que o recesso de fim de ano foi positivo. Na Gávea, ninguém teve moleza e levou até dever para casa durante as festas. Os preparadores físicos Diego Falcão e Rafael Bernardelli garantem que se depender da parte física a sequência vitoriosa do Flamengo tem tudo para aumentar nesta sexta-feira. Um dos únicos que não tiveram que suar a camisa no natal e ano novo, o técnico José Neto destacou o equilíbrio entre as equipes e pediu atenção redobrada para o adversário de logo mais.

- Jogar com Macaé sempre merece nossa atenção. É uma equipe que conhece muito bem como jogamos e com uma comissão técnica competente que sabe preparar muito bem o jogo. Por isso reiniciamos a temporada preparando nossa equipe para este próximo objetivo. Está parada de final de ano foi importante nos prepararmos para os próximos desafios.

Vamos iniciar uma sequência grande de jogos pelo NBB e Liga das Américas, e sabemos que os treinamentos vão ser escassos. Portanto aproveitamos esse período para poder melhorar a condição física com o objetivo de suportar essa sequência, assim como melhorar nossa condição técnica e tática. Temos um grupo de jogadores experientes e comprometidos com o trabalho, que sabem a importância desse momento e treinaram muito bem. Acredito que estamos cada vez mais preparados para enfrentar as dificuldades que teremos daqui frente - elogiou Neto.

Gegê é outro que gostou dos 10 dias de folga. Principalmente antes de um confronto diante de um adversário conhecido e perigoso como Macaé.

- Acho que (a parada) não atrapalhou em nada. E o último jogo do turno, mas desde o começo da temporada estávamos preparados para a sequência de jogos que teremos nesse período. No basquete de hoje não tem mais jogo fácil. Macaé montou um plantel forte com vários jogadores de qualidade, além de ser o time que nós mais enfrentamos ao longo da temporada.

Acho seis ou sete vezes durante o ano. Eles conhecem nossas características mais do que qualquer outro adversário. Sabem nossas jogadas de cor e nossa maneira de jogar. Mas isso não pode servir de desculpa, quando a bola sobe temos que esquecer tudo e fazer nosso trabalho para continuar pensando no primeiro lugar da fase de classificação - disse o armador do Flamengo, que ganhou quase quatro minutos a mais de quadra em relação à temporada passada.


Gegê (à esquerda) e Marcelinho fazem um trabalho de equilíbrio em treino na Gávea (Foto: Gilvan Souza/Fla imagem)

- Isso é muito relevante, meu objetivo é treinar forte e estar pronto para ajudar sempre que o Neto precisar. Toda mudança tem fatores positivos e negativos. Nosso estilo de jogo é completamente diferente da época do Nico (Laprovittola), mas, aos poucos, estamos nos adaptando e o time vem crescendo. O Nico é um jogador que gosta de ter o controle do jogo e ir mais para a cesta, agora é diferente. Eu e Rafa (Luz) fazemos mais o time jogar.

Um dos destaques do Flamengo no primeiro turno da competição, com uma média de 14.1 pontos por jogo, a segunda maior da equipe, Marcelinho faz coro às palavras de Neto e Gegê. No entanto, o capitão rubro-negro destaca o bom momento do atual tricampeão nacional e aposto no favoritismo dos donos da casa.

- Já vimos o quanto o time deles é difícil e perigoso durante o Estadual. É um time que conhece muito bem nossa maneira de jogar, assim como nós também conhecemos a deles.

Apesar da parada para as festas de fim de ano, o mais importante é darmos sequência nesse bom momento que vivemos dentro da competição. Está muito claro o que nós queremos no campeonato e esse é um jogo em casa que temos que fazer valer o mando de quadra. Temos que entrar com esse pensamento e tentar fazer um grande jogo para seguir nessa sequência vitoriosa - disse o camisa 4 da Gávea.

1885 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- EMPATE HERÓICO! Flamengo sai perdendo, mas De la Cruz dá passe de cinema para Bruno Henrique arrancar empate fora de casa
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu