Com apoio de rivais, Ferj tentar inviabilizar participação de Fla e Flu na Primeira Liga

19/1/2016 08:38

Com apoio de rivais, Ferj tentar inviabilizar participação de Fla e Flu na Primeira Liga

Flamengo e Fluminense são 'ameaçados' pela Ferj

Com apoio de rivais, Ferj tentar inviabilizar participação de Fla e Flu na Primeira Liga
ESPN.COM.BR

A polêmica envolvendo Flamengo, Fluminense e Primeira Liga parece não ter fim. Nesta segunda-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou um comunicado oficial, assinado por todos os outros 14 clubes da primeira divisão do Rio de Janeiro, com uma lista de obrigações e critérios para a participação de seus filiados em outras competições de âmbito nacional ou estadual.

No documento, a entidade deixa claro que só permite a participação dos clubes cariocas a partir de 2017 e lista diversos outros critérios técnicos para a escolha de quem representaria o Rio de Janeiro na competição.

Por exemplo, as vagas seriam dadas para o campeão e vice do estadual e a participação só seria aceita caso as datas não coincidissem com o Campeonato Carioca - com exceção dos torneios da Conmebol, Copa do Brasil e Brasileiro. Além, é claro, de ser necessário que a Primeira Liga aparecesse no calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em entrevista ao programa Bate-Bola na Veia, Eduardo Carlezzo, diretor jurídico da Primeira Liga?, fez questão de tranquilizar Flamengo e Fluminense. "É claro que vamos avaliar o conteúdo dessa nota, mas já adianto que a Liga tem todos os requesitos e obrigações que pede a Lei Pelé. Não precisamos de liberação de nenhuma federação, isso vai além das forças deles. A Primeira Liga é organizada de maneira independente e vai acontecer. Temos autonomia", afirmou.

O artigo da Lei Pelé que Carlezzo se referia é o de número 20. No quinto parágrafo pode ser lido: "É vedada qualquer intervenção das entidades de administração do desporto nas ligas que se mantiverem independentes".

Ainda segundo Carlezzo, "qualquer tentativa de condicionar os atos e decisões da liga constitui-se em uma clara ilegalidade e uma afronta ao principio da autonomia desportiva consagrado pelo art. 217 da Constituição Federal".

Em princípio, a competição contaria com Grêmio, Internacional, Avaí, Criciúma, Figueirense, Coritiba, Atlético-PR, Flamengo, Fluminense, América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro em 2016.

No entanto, nem todas as equipes jogarão o torneio com os times considerados titulares. Em dezembro do ano passado, os mandatários de Atlético-MG e Grêmio afirmaram ao ESPN.com.br que a competição não era a primeira prioridade e que usariam um elenco sub-23.

Confira, na íntegra, o documento divulgado pela Ferj:


Na íntegra, o documento da Ferj encaminhado à CBF

818 visitas - Fonte: ESPN


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu