30/4/2013 12:10

Pressionado por denúncia de corrupção, Havelange renuncia a cargo na Fifa

Ex-dirigente, que ocupava cargo de presidente de honra da entidade, além de Ricardo Teixeira, que dirigiu a CBF, teriam recebido propina no 'Caso ISL'

Pressionado por denúncia de corrupção, Havelange renuncia a cargo na Fifa

Havelange, à esquerda, foi obrigado a deixar a Fifa, enquanto Blatter foi inocentado | Foto: Divulgação

Inglaterra - Pressionado após ter seu nome ligado a escândalo de corrupção, João Havelange renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo alemão Hans-Joachim Eckert, presidente do Comitê de Ética da entidade, mas Havelange havia renunciado há duas semanas, poucos dias antes da finalização quando do relatório que investigou os envolvidos no "Caso ISL".


Além de Havelange, seu genro e ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o paraguaio Nicolás Leoz, da Conmebol, teriam recebido propinas, segundo o relatório do Comitê de Ética. O documento concluiu que os subornos foram pagos pela empresa de marketing ISL, entre 1992 e 2000, quando não havia ainda um código de conduta na Fifa. Esse detalhe, segundo Eckert, faz com que qualquer outra recomendação - além do afastamento - não tenha efeito no momento. O primeiro código de ética da Fifa foi criado em 2004.

O fato de os três envolvidos terem deixado seus respectivos cargos, ainda de acordo com Eckert, "encerra os trabalhos do Comitê de Ética relativos à questão". Joseph Blatter, atual presidente da Fifa, que também foi investigado, acabou inocentado. O relatório diz que o dirigente não causou malefícios à instituição. No entanto, sua conduta foi considerada "desajeitada".

2142 visitas - Fonte: o dia


A FLAMENGO ESTEVE ATRÁS DO CAVANI? GLOBO NÃO PAGA ESTADUAIS E BRASILEIRO, VEJA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO FLAMENGO! MARACANÃ VAI VIRAR HOSPITAL?







LEIA TAMBÉM: Vice-presidente geral do Flamengo diz que clube irá processar jornalista da ESPN

LEIA TAMBÉM: Veja os possíveis cenários para o calendário do futebol brasileiro por conta da pandemia de coronavírus


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Carioca

Segunda - 20:30 - Estádio João Francisco - Fox
Bangu
Flamengo

Último jogo - Carioca

Sábado - 18:00 - Maracanã
Flamengo
2 1
Portuguesa