Wada exige tribunal único para casos de dopagem no Brasil, afirma ABCD

26/2/2016 10:34

Wada exige tribunal único para casos de dopagem no Brasil, afirma ABCD

Wada exige tribunal único para casos de dopagem no Brasil, afirma ABCD
Marco Aurélio Klein, secretário da ABCD, reforça defesa por tribunal único de doping (Foto: Roberto Castro/ME)

Em meio a um impasse sobre o que o Brasil fará para se adequar às exigências do novo código da Agência Mundial Antidoping (Wada), a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão do Ministério do Esporte responsável pelo assunto, divulgou nesta sexta-feira um comunicado em que garante a exigência na criação de um tribunal único com o objetivo de julgar o uso de substâncias ilícitas por atletas.

"Em relação ao país, a Wada determina a configuração de um tribunal único para todas as modalidades esportivas e a exclusividade da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem como a única no Brasil", diz a ABCD.

O órgão afirma ter feito uma série de reuniões com a comunidade esportiva para apresentar as medidas de adequação da legislação brasileira ao Código Mundial Antidopagem (CMA). O Brasil precisa obter a conformidade em relação ao documento até o dia 18 de março para não ter problemas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os tribunais desportivos vêm contestando a criação do tribunal único e defendem que o controle seja mantido sob sua responsabilidade. Atualmente, processos de doping são julgados em até 60 dias, mas a entidade mundial determina que o prazo seja de até 21 dias.

O descumprimento das regras da Wada resultará na declaração do Brasil como em não conformidade e no descredenciamento do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), que ficará desta forma impossibilitado de realizar testes durante a Rio-2016.

Na semana passada, a ABCD convidou representantes dos tribunais de Justiça Desportiva para detalhar as exigências da Wada quanto à regulamentação de itens para a obtenção da conformidade no caso brasileiro.

"A adequação é condição imprescindível para a consolidação da política de combate à dopagem no Brasil, trabalho que vem sendo conduzido pela ABCD desde sua criação com resultados expressivos, como a reacreditação do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, efetuada pela Wada em maio de 2015", diz a nota da ABCD.

Em comunicado oficial sobre as exigências para o tribunal único e a exclusividade da ABCD como Autoridade de Teste no Brasil, a Wada reforçou a urgência na solução do caso.

"A criação de uma jurisdição disciplinar centralizada, responsável pelos casos de dopagem, e a jurisdição exclusiva da ABCD no Brasil, tanto quanto à realização de testes e outras atividades relacionadas à antidopagem (com a exceção da jurisdição de Federações Internacionais e Organização de Grandes Eventos em conformidade com as disposições aplicáveis do Código) estão entre os elementos obrigatórios demandados pela WADA-AMA e assim o Brasil pode evitar a ser declarado em não conformidade, em 18 de março de 2016", informou a entidade.

741 visitas - Fonte: Lancenet!


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu