Presidente de liga vê 4ª divisão como porta para Adriano recuperar carreira

12/3/2016 08:19

Presidente de liga vê 4ª divisão como porta para Adriano recuperar carreira

Homem forte da NPSL, Joe Barone comemora chegada do Imperador ao Miami United, mas acredita que ao fim da temporada o brasileiro terá mercados maiores

Presidente de liga vê 4ª divisão como porta para Adriano recuperar carreira
Italiano Joe Barone é o presidente da National.Premier Soccer League (Foto: Fabrício Marques)


Recém-chegado aos Estados Unidos, Adriano ainda precisará de algum tempo de preparação para entrar em campo pelo Miami United. Mas a simples apresentação do Imperador em seu novo time na noite de quinta-feira já pode ser considerado o principal fato da história da National Premier Soccer League (NPSL). Um momento bastante comemorado pelo presidente da entidade, o Jopseph Barone, mas que ele mesmo acha que deve durar pouco. O italiano acredita que uma temporada no campeonato, que equivale à quarta divisão dos Estados Unidos, será suficiente para Adriano voltar a receber oportunidades em torneios de elite.

- Ter o Adriano na NPSL é um passo muito, muito importante. Para nós, para o Adriano. Se for bem no campeonato, as portas vão se abrir para ele. Acho que, se ele fizer o que sabe fazer tão bem, no fim de agosto pode ter uma grande ascensão. Não só para a MLS (Major League Soccer, a principal liga americana), mas não descarto a possibilidade de ele voltar a ter mercado na Europa - disse Barone.

Presente na apresentação de Adriano no Miami United, o dirigente explicou ao GloboEsporte.com a estrutura da NPSL e o funcionamento do campeonato. Segundo ele, trata-se de um campeonato amador, mas com representatividade em todo o país e possibilidade para a contração de profissionais. A temporada é relativamente curta – entre maio e agosto –, pois a base de boa parte das equipes é formada de jogadores universitários, que aproveitam o período de verão para disputarem o torneio.


Adriano é apresentado pelo Miami United: dirigente local acha que Imperador ficará pouco tempo (Foto: Fabricio Marques)

Somos uma liga amadora, a quarta divisão do futebol nos Estados Unidos. Não tem acesso entre as ligas aqui. Se o Miami ou qualquer outro time ganhar o campeonato, não sobe para a terceira divisão. Temos essa limitação. Mas contamos com 86 times em todo o país. Treze conferências divididas em quatro regiões. Nossos times também são aptos a contratarem jogadores profissionais, dentro das regras da USSoccer (Federação de Futebol dos Estados Unidos). Nosso campeonato é bem curto porque a base de muitos times são jogadores do "College" (universidades) – afirmou.

O Miami United de Adriano faz parte da Conferência Sunshine, da Região Sul, que conta ainda com outros sete times. Eles jogam entre si e o clube de melhor campanha avança aos playoffs regionais - em 2015, o novo time de Adriano ficou em segundo lugar, atrás do Miami Fusion. No fim, os campeões de cada uma das quatro regiões decidem o campeonato da NPSL na fase nacional (o New York Cosmos B é o atual campeão).

Otimista com o momento do futebol nos Estados Unidos, Joe Barone, como é conhecido o dirigente, confia no crescimento do campeonato. Ele admite a grande distância que ainda há entre a NPSL e a MLS, principalmente no aspecto financeiro, mas diz ter certeza de que dentro de poucos anos, os Estados Unidos estarão entre os principais mercados mundiais do futebol.

- Por sermos uma liga amadora, a taxa de entrada é bem pequena. Menos de 20 mil dólares (cerca de R$ 72 mil). Na Major League Soccer, o último time que entrou pagou mais de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 365 milhões). Então, há uma grande diferença financeira entre uma liga amadora e uma liga profissional. Mas o que posso dizer é que o estágio atual do futebol nos Estados Unidos é muito bom para todos. Posso dizer que nos próximos cinco anos, os Estados Unidos estarão entre os principais mercados do futebol.


Enquanto Adriano tentará a sorte na quarta divisão dos EUA, Kaká é uma das estrelas da MLS, a principal liga (Foto: AP /John Raoux)

Segundo o site oficial da federação americana (USSoccer), a MLS é considerada a primeira divisão do país. A liga conta com estrelas como Kaká (Orlando City), Pirlo (New York City FC), Gerrard (Los Angeles Galaxy) e Drogba (Montreal Impact).

Famosa nos anos 70 e 80 por ter contratado craques como Pelé, Cruyff e Beckenbauer já em final de carreira, a North American Soccer League (NASL) é atualmente o segundo escalão do futebol dos EUA. Os clubes famosos, como NY Cosmos e Fort Lauderdale Strikers, seguem na competição, mas agora com menos estrelas. O ex-atacante Ronaldo é sócio dos Strikers, clube que contou com Léo Moura em 2015. Mas os principais nomes foram o espanhol Raúl e o volante Marcos Senna, que conquistaram o título pelo Cosmos e depois penduraram as chuteiras.

Na hierarquia da USSoccer, a NPSL fica atrás ainda da United Soccer League (USL), que conta com vários times reservas dos clubes da MLS e é considerada a terceira divisão. Porém, a USL já foi o segundo escalação e contou com Romário defendendo o extinto Miami FC em 2006.

Como as ligas são independentes e paralelas, não há rebaixamento e acesso entre elas - ou seja, o campeão da NASL não sobe para a MLS, assim como nenhuma equipe cai de divisão.

803 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu