Agora técnico, Zé Maria vê Zico como inspiração ao acertar com time africano

15/3/2016 12:07

Agora técnico, Zé Maria vê Zico como inspiração ao acertar com time africano

Ao assinar com Gor Mahia, ex-lateral é o primeiro brasileiro a comandar um clube do Quênia e quer fazer como ídolo do Fla, que ajudou a desenvolver o esporte no Japão

Agora técnico, Zé Maria vê Zico como inspiração ao acertar com time africano
Zé Maria é o primeiro brasileiro a comandar um time do Quênia (Foto: Reprodução SporTV)

Ex-jogador de Portuguesa, Vasco, Flamengo e Inter de Milão, Zé Maria encerrou a sua carreira em 2008 e, após comandar pequenos clubes da Romênia e Itália, entra para a história do futebol do Quênia como o primeiro brasileiro treinar um clube do país. Ele já está na África, onde assinou por dois anos com o Gor Mahia, atual tricampeão queniano. Antes, Danilo Alves comandou a seleção local por apenas três partidas. A ausência de compatriotas não assusta, e o ex-camisa 2 vê em Zico, que ajudou no desenvolvimento do futebol japonês no início da década de 90, como uma inspiração na nova aventura.

- Foi uma decisão muito bem pensada. É um país que fala o inglês, isso é bom também. É um país muito parecido com o Brasil. Estou indo para um clube grande, que ganhou os três últimos campeonatos do país (...). Acho que tem tudo para dar certo essa aventura. Aqui é uma oportunidade, como o Zico teve no Japão. Minha ideia é vir para cá e fazer parte da história do futebol queniano.

Antes de acertar com o Gor Mahia, Zé Maria fez estágios com treinadores renomados do futebol europeu, como o português José Mourinho, ex-Chelsea e Inter de Milão e Real Madrid, e o italiano Carlo Ancelotti, que comandará o Bayern de Munique na próxima temporada. De acordo com o brasileiro, o período de aprendizado com grandes nomes do futebol mundial o ajudará a ter o mesmo sucesso do período como jogador agora como técnico.

- Fiz estágios com grandes treinadores da Europa, como o Mourinho e o Ancelotti, que é um grande amigo. Isso para poder melhorar. Não adianta ter uma grande carreira como jogador, eu preciso saber passar isso como treinador.

Diretor de futebol do clube queniano, David Kilo disse que tradicionalmente os clubes locais procuram treinadores da Europa. A mudança para profissionais da América do Sul tem como objetivo aumentar o nível técnico do país.

- Normalmente procuramos técnicos europeus. Agora estamos buscando na América do Sul para ter certeza que o nível do futebol do Quênia possa melhorar.

Além de Portuguesa, Vasco, Flamengo e Inter de Milão, Zé Maria também jogou por Ponte Preta, Palmeiras, Cruzeiro, Parma-ITA, Perugia-ITA, Levante-ESP e Sheffield United-ING. O jogador foi titular da Seleção nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, competição que teve a Nigéria como campeã e o Brasil na terceira posição.

722 visitas - Fonte: Sportv


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu