Fla volta a Juiz de Fora, o 12º estádio no ano, palco de adeus de Zico e final

23/3/2016 09:16

Fla volta a Juiz de Fora, o 12º estádio no ano, palco de adeus de Zico e final

Time venceu Goiás em 1990 no Mário Helênio, que recebeu última partida oficial do Galinho, em goleada histórica de 5 a 0 sobre o Flu. Em 2013, derrota para a Ponte

Fla volta a Juiz de Fora, o 12º estádio no ano, palco de adeus de Zico e final
Flamengo estádio Juiz de Fora (Foto: Gustavo Rotstein)

A última lembrança não é nada boa - derrota para a Ponte Preta por 2 a 0 no Brasileiro de 2013. Mas Juiz de Fora - palco do 12º estádio que o Rubro-Negro visita em 2016 - está marcada para sempre no coração de rubro-negros e de amantes do futebol brasileiro. Foi no Estádio Municipal Radialista Mario Helenio que Zico pendurou as chuteiras em jogos oficiais. No dia 2 de dezembro de 1989, o eterno camisa 10 da Gávea inaugurou o placar na goleada histórica de 5 a 0 - a maior do confronto foi 7 a 0 de 1945 - e saiu no início do segundo tempo.

Arthur Antunes Coimbra, aliás, é o nome de um dos vestiários do estádio. Em dezembro de 2015, antes de partida comemorativa aos 25 anos da despedida oficial, o maior ídolo rubro-negro destacou a relação que tem com a cidade.

- Eu tenho uma ligação muito grande com Juiz de Fora. Tenho um CFZ na cidade e muitas crianças passaram por lá. Alguns garotos, inclusive, chegaram à seleção brasileira, outros jogaram em grandes clubes. Aqui no Flamengo, por exemplo, tem o Thomás, que passou pelo CFZ de Juiz de Fora. E eu quero incrementar ainda mais essa relação. Não podemos deixar os 25 anos passarem em branco. Será uma festa poder estar lá e recordar os momentos vividos naquele dezembro de 89 - disse, em maio de 2015.

Na cidade mineira, conhecida por sua ligação com o Rio - fica a menos de 3h de estrada da capital carioca, mais próxima do que de Belo Horizonte -, o Flamengo atuou 41 partidas - foram 26 vitórias, oito empates e sete derrotas. Se Juiz de Fora tem uma quedinha pelo Rio, o estádio Mário Helênio tem relação com o Flamengo desde a sua inauguração. No dia 30 de outubro de 1988, Sport Club (de Juiz de Fora) venceu por 2 a 0 o Tupi, também da cidade. Depois da preliminar, atração nacional e internacional. O Flamengo bateu por 2 a 1 - dois gols de Bebeto - o Argentinos Juniors.

Se perdeu para a Ponte da última vez que visitou Juiz de Fora, o Flamengo não tem só Zico para lembrar de momentos marcantes no estádio. Em 1990, o Fla, já sem Zico, mas com Júnior, Djalminha, Renato Gaúcho, Zinho e o recém-falecido Gaúcho, venceu o Goiás na primeira partida da decisão da Copa do Brasil, no Mário Helênio. Na partida em Goiânia, o empate por 0 a 0 garantiu a primeira Copa do Brasil para os rubro-negros.

Os caminhos rubro-negros em 2016:

- Quatro jogos em Volta Redonda (Raulino de Oliveira);
- Dois jogos em Macaé (Moacyrzão);
- Dois jogos em Brasília (Mané Garrincha);
- Um jogo em Fortaleza (Castelão, em amistoso contra o Ceará), em Recife (Arruda, em amistoso contra o Santa Cruz), em Belo Horizonte (Mineirão), em Mesquita (Giulitte Coutinho), no Rio (São Januário, em Cariacica (Kleber Andrade), em Aracaju (Batistão) e em São Paulo (Pacaembu).

809 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Presentão: Lorran surpreende mãe com camisa do jogo contra o Corinthians
- O jogo mais importante do ano! Flamengo busca a classificação na Libertadores contra o Bolívar
- NOVO CRAQUE! Joia do Flamengo fala sobre gol contra o Corinthians



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Bolívar

Brasileiro

Sáb - 16:00 -
2 X 0
Flamengo
Corinthians