Juan admite que zaga estava exposta e necessidade de time "se cobrar mais"

20/5/2016 12:58

Juan admite que zaga estava exposta e necessidade de time "se cobrar mais"

Zagueiro ressalta descontentamento com desempenho da equipe e afirma que, apesar do mau momento, grupo não abriu mão de objetivos como G-4 e o título

Juan admite que zaga estava exposta e necessidade de time se cobrar mais
Juan concedeu coletiva nesta sexta-feira (Foto: Fred Gomes)

Com 37 anos e capitão do Flamengo, Juan só é superado em idade por Sheik - é quatro meses mais novo. Em seu currículo constam passagens pela Europa e Copa do Mundo. Cascudo, o zagueiro não se furtou de listar deficiências rubro-negras apresentadas em uma temporada que, em maio, já é marcada por três eliminações. Admitiu que a defesa vinha sendo muito exposta ao longo dos jogos e revelou orientações de Muricy para corrigir tal problema.

Vale destacar que somente Cuéllar tem ficado à frente dos dois zagueiros, e o meio-campo, consequentemente, acaba dando muitos espaços. O camisa 4 viu na estreia do Brasileiro como um ponto fora da curva neste ponto.

- Muricy conversou com a gente que isso acontecia. Contra o Sport, você pode reparar que o posicionamento do Arão foi completamente diferente. Ele segurou mais e quase não teve aquela jogada de passar pela direita. Aconteceu muito pouco. Conseguimos controlar um pouco assim. Pelo gol no início com o Fortaleza, tivemos que nos expor um pouco mais. Conseguimos neutralizar algumas vezes os contra-ataques, mas conseguiram escapar no segundo tempo com o segundo gol, e isso nos complicou - afirmou.

Outra questão que precisa ser solucionada, segundo Juan, é o pouco diálogo entre os atletas dentro de campo. Acredita que há conversa, porém vê necessidade de evoluírem nesse sentido.

- O time tem outras lideranças, mas pode conversar mais. Isso a gente também tem conversado internamente, principalmente em relação se cobrar mais dentro de campo. Têm jogadores assim. Sempre gosto de falar que o time precisa de várias lideranças. Só jogadores calmos, como eu sou, não adianta. Têm outros jogadores que puxam de outra linha. O grupo também foi feito esse ano, precisa de jogadores que se soltem mais nesse aspecto. A gente precisa vencer, porque a autoestima fica elevada, e os jogadores se soltam. Aí lideranças começam a aparecer.

Criado nas divisões de base do Flamengo, o atleta entende a dimensão dos bons momentos e, principalmente, dos maus. Mas, mesmo diante da fase negativa, deixou claro que o grupo não abre mão de grandes objetivos na temporada.

- Flamengo sempre foi assim. Quando está bom, está muito bom. Quando está ruim, está muito ruim. Ninguém está contente com a situação, mas temos que ser profissionais, frios, para ver onde estamos errando. No mínimo temos que dar uma resposta direta. Nossas pretensões são Libertadores e título.

Confira outros trechos da coletiva de Juan:

"Errando muito"

Temos que continuar trabalhando para reverter essa situação. Ninguém está feliz com o que está produzindo em campo. Estamos errando muito. Temos que trabalhar nos treinamentos e colocar em prática nos jogos.

Falta equilíbrio ao time
Esse é o maior problema dos times que não conseguem vitórias. É uma questão difícil de se encontrar, não é fácil no futebol ter um time equilibrado. Demora um pouquinho, demora a encontrar os resultados. Só insistindo é que você forma um time vencedor. As coisas certas têm que ser mantidas, e temos que mudar as que estão erradas. A gente não fala de setor, de jogador, fala de time. O time precisa de equilíbrio como um todo. Fora de campo não é minha área, mas dentro de campo posso te falar que todos os setores têm que jogar melhor como um time.

O time não tem identidade com o Flamengo e se entrega pouco?
Claro que é um pouco diferente você não jogar na sua casa, não ter a sua torcida local. Falo isso porque passei essa experiência no Inter também quando o Beira-Rio estava fechado. Jogava em Porto Alegre, mas em outro local. Não serve como desculpa, tem que trabalhar com essa dificuldade. Mas sempre foram anos difíceis para os times que não tiveram estádio. Talvez a torcida estranhe, mas não vejo isso em campo. A gente tem lutado em campo. É preciso saber diferenciar: lutar serve, faz parte do futebol. Mas às vezes você luta sem organização. Falta aquela coisa do equilíbrio, de você encontrar as jogadas certas para que isso resulte em resultados positivos. Quando se perde, sempre apontam vários defeitos.

O que falta em geral?
O que está faltando? A gente ainda não identificou, mas estamos buscando o certo. Futebol não é só parte teórica. Parte teórica a gente sabe, imprensa sabe e torcedores também. A transformação para a prática às vezes demora um pouquinho. Em alguns momentos sai melhor em campo, em outros não. Os momentos em que a gente talvez dê brecha aos adversários tem acontecido a punição mais dura, com gols.

Léo Duarte
Tem muito potencial a ser trabalhado, tem estilo parecido com o meu. Eu com alguns anos mais (risos)... Depende dele de trabalhar diariamente para que ele possa botar todo potencial para fora. Depende dos companheiros, para que consigamos ajudá-lo. Zagueiro e goleiro são duas posição ingratas. Se você não vencer, a culpa sempre cai nesses setores. É jovem, está chegando de uma forma que ninguém esperava. Foi colocado numa estreia de Brasileiro, saiu-se bem, mas é preciso ter calma para não se queimar um potencial.

642 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Flamengo goleia Santos por 7 a 0 em partida do Brasileirão Feminino
- Relatório aponta irregularidade no segundo gol do Botafogo contra o Flamengo.
- Flamengo segue em negociações para renovação de contrato com Gabigol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu