9/12/2012 21:51

Virar a casaca não é artigo raro na história de Flamengo e Fluminense

Doval, Gérson, Léo Moura, Petkovic, Romário... Muitos craques já vestiram as duas camisas e neste ano, Thiago Neves foi mais um a fazer o caminho Gávea-Laranjeiras

Virar a casaca não é artigo raro na história de Flamengo e Fluminense

Flamengo e Fluminense, sem dúvida, fazem o clássico mais charmoso do futebol brasileiro. E um dos ingredientes mais interessantes da história desse duelo centenário é o grande número de jogadores que vestiram as duas camisas, seja com sucesso ou não.
Uma das pessoas que o lateral-direito Wellington Silva pode procurar para conselhos sobre trocar o Fla pelo Flu é o meia Thiago Neves, que fez o caminho no início deste ano.

O Flamengo não conseguiu formular uma proposta que agradasse ao Al-Hilal (SAU), antigo dono dos direitos econômicos de Thiago, e o Flu, com a ajuda de sua patrocinadora, levou o meia para iniciar sua terceira passagem pelo clube.

Historicamente, o Tricolor se dá melhor nestas trocas. Como esquecer do atacante argentino Doval, que marcou época com a camisa do Flamengo, mas parou nas Laranjeiras após os dirigentes rubro-negros o considerarem velho demais aos 31 anos de idade? Logo, foi integrado à Máquina Tricolor e virou ídolo.

Outro símbolo do Fla-Flu é o meia Aílton. Jogador do Flamengo entre 1985 e 1991, ele foi parar no Fluminense em 1995. Foi dele a jogada que resultou no famoso gol de barriga de Renato Gaúcho, que tinha brilhado ao lado de Aílton no Campeonato Brasileiro de 1987, pelo Fla.

Do lado rubro-negro, o caso de maior sucesso é recente. O lateral-direito Léo Moura teve boa passagem pelo Flu em 2004, foi para o Braga (POR), e retornou ao país para defender o Flamengo. Na Gávea, virou ídolo após conquistar um Brasileiro, uma Copa do Brasil e quatro Campeonatos Cariocas.

Se realmente vestir a camisa do Flu em 2013, Wellington Silva estará ao lado de grandes nomes do futebol, como Carlos Alberto Torres, Gérson, Branco, Petkovic, Romário e Edinho. Nada mal, hein?


Histórico também com Vasco e Botafogo

A procura por jogadores de times rivais não é novidade para o Fluminense. Desde que o clube passou a ter a Unimed como parceira, em 1999, mudou-se o patamar de contratações. Por causa disso, pôde ‘largar na frente’ dos rivais cariocas e contratou atletas não só do Flamengo, mas também de Botafogo e Vasco.

Quem acabou saindo mais prejudicado foi o Vasco. Somente nos últimos anos, o Flu contratou diversos jogadores que atuaram em São Januário. Em 2008, o clube fechou com Conca e Leandro Amaral. O atacante, porém, ficou pouco tempo, pois entrou em litígio e acabou retornando ao Vasco. No ano seguinte, o goleiro Rafael foi mais um alvo. O último reforço foi o diretor-executivo Rodrigo Caetano, que trocou o cruz-maltino pelo Tricolor neste ano.

O Botafogo também foi alvo de algumas contratações do Fluminense. Também em 2008, a equipe contratou o atacante Dodô, considerado ídolo por boa parte da torcida alvinegra. No ano seguinte, o reforço foi o volante Diguinho, que até hoje está no elenco. Outro nome na lista é o meia Marquinho, que atuou no Bota em 2007 e chegou no Flu dois anos depois.

5751 visitas - Fonte: Lance!


VEJA TAMBÉM
- ANÁLISE: Flamengo reage às críticas e sai das cordas, mas precisa dar respostas em sequência
- Sousa revela divergência com Diego Alves no Flamengo
- Willian Arão recebe o terceiro cartão amarelo e desfalca o Flamengo na Libertadores

VEJA: Flamengo tem pior início de Brasileirão em oito temporadas e corre risco de entrar no Z4

CONFIRA: Na corda bamba? Flamengo não avalia demissão do técnico Paulo Sousa















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Sábado - 16:30 - Maracanã - Premiere
Flamengo
Goiás

Último jogo - Libertadores

Terça - 21:30 - Maracanã
Flamengo
3 0
Univ. Católica