Mano prioriza marketing e evita polêmica com torcedores do Fla no Twitter

27/6/2013 08:16

Mano prioriza marketing e evita polêmica com torcedores do Fla no Twitter

Mano prioriza marketing e evita polêmica com torcedores do Fla no Twitter
Conhecido como um dos maiores entusiastas do Twitter no futebol brasileiro, o técnico do Flamengo, Mano Menezes, adota uma postura cautelosa na rede social. O treinador utiliza a ferramenta exclusivamente para a divulgação de seu trabalho e mantém o distanciamento de seus quase três milhões seguidores para evitar polêmicas. A postura é diferente do antecessor Jorginho, que chegou a excluir o seu microblog após sofrer duras críticas de rubro-negros pela internet.

Enquanto Jorginho operava a ferramenta diretamente, Mano conta com a ajuda de sua filha e assessora de imprensa, Camila Menezes, para usar o Twitter. É ela quem faz os posts e que formulou a estratégia de comunicação do treinador na rede social.

“Não dá para responder ao torcedor por dois motivos: é impossível atender a todos e porque poderia gerar discussões desnecessárias. Nossa intenção é mostrar o trabalho do Mano e sentir a opinião do torcedor”, explicou Camila Menezes.

Os passos de Mano na rede social são cuidadosamente pensados. Além de evitar polêmicas, o perfil do treinador prioriza informações estritamente profissionais. Em seus posts, o treinador conta pequenos detalhes de sua rotina de trabalho. Isso causou o baixo ritmo de atualização nos últimos sete meses, entre a queda na seleção brasileira e a chegada ao Flamengo, tempo no qual não tinha uma função fixa. Foram apenas sete mensagens durante este período, média de uma por mês.

“Focamos mais na rotina profissional. Quando o Mano dava entrevista para algum veículo, avisava ao torcedor pelo Twitter. Quando via jogos também, por exemplo. Mas, como na rotina não tínhamos tanto a falar, dávamos mais uma pincelada ou outra apenas”, contou Camila.

A postura também contrasta com a de Jorginho. O antecessor de Mano usava o Twitter com bastante frequência e raramente passava um dia sem postar algo, de frases de auto-ajuda a respostas a torcedores. O técnico deletou a sua conta após a vitória por 1 a 0 sobre o Remo, no dia 3 de abril, a sua primeira no comando do Flamengo em cinco jogos.

A conta de Mano Menezes foi aberta em 2009, quando o treinador estava no Corinthians, pouco antes da popularização da rede social no Brasil. A ferramenta surgiu como alternativa ao formato tradicional de blogs, considerado pelo técnico difícil de manter por conta de sua rotina de trabalho.

No entanto, quem espera que o técnico anuncie uma bomba através da rede dificilmente será atendido. A intenção é que o técnico use o Twitter só para contar detalhes de sua rotina profissional. Segundo sua filha, Mano nem mesmo costuma usar a ferramenta para se atualizar sobre o mundo do futebol.

“O Mano não usa o Twitter para acompanhar as notícias, faz isso pelos sites. Tanto que ele só segue o perfil do Flamengo, mais até para reforçar a relação com o clube. Como é a conta oficial, achamos que ele tem que ter, até para que saibam que aquele é o original”, encerrou Camila.

1175 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- José Boto confirma negociações avançadas para 2026 e revela bastidores do mercado do Flamengo
- Liderança no ranking? Conmebol divulga ranking anual de times e Flamengo não fica na primeira posição
- Confiança para a final! Alex Sandro fala sobre final do Mundial e favoritismo do PSG



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade