Venda de camarotes e patrocínio ampliam caldeirão de R 100 milhões do Emelec

13/3/2018 09:00

Venda de camarotes e patrocínio ampliam caldeirão de R 100 milhões do Emelec

Erguido em 1945, Capwell passou pela quarta reforma para dobrar de tamanho e se modernizar com quatro torres, nova arquibancada e 400 “suítes”. Obra durou dois anos e meio

Venda de camarotes e patrocínio ampliam caldeirão de R 100 milhões do Emelec
O conceito de caldeirão é vasto no futebol sul-americano. Num ambiente de Libertadores às vezes se espera campos acanhados, muito antigos e mal preservados. A nova casa do Emelec, adversário do Flamengo nesta quarta-feira, às 21h45 (horário do Brasil), vai na contramão. O estádio George Capwell ficou dois anos e meio fechado para reabrir como orgulho dos elétricos.



Na quarta reforma desde a inauguração em 1945, “la caldera” não é um estádio de luxo. E nem precisa ser. Mas tem praticamente tudo que precisa para ajudar na construção da alma de um bom time sul-americano: torcedores perto do campo, acústica apropriada e boas instalações, com mais conforto para quem quer – e pode pagar por mais – e arquibancadas livres – e de pé – para quem não aguenta ver seu time do coração sentado na tribuna.

A "barra Boca del Pozo" é o pulmão do estádio: apenas seis metros de distância do gol (Foto: Raphael Zarko)

A reinauguração em setembro de 2016 foi possível graças à demanda acumulada que a diretoria do Emelec enxergou na sua antiga casa. Foram vendidos em um mês 400 camarotes – que eles chamam de suítes -, que ficam distribuídos nas entradas Rua General Gomés – o primeiro edifício de arquibancada construído nos anos 1940 –, na Rua Juan Pío Montúfar, na avenida Quito e na entrada San Martín, a mais recente, mais alta e mais moderna.

- A construção se deu em dois pilares: a venda de “suítes”, que chegam a ter de oito a 28 lugares, com bar, banheiro particular, sala, e o aporte do patrocinador, o Banco del Pacífico, que explora a publicidade do estádio. A demanda de camarotes era altíssima e correspondeu a 50% de todo investimento – explica o arquiteto Oxmer Lavayen, que desenhou o projeto do novo Capwell.

Arquiteto Oxmer Lavayen desenhou o projeto: ideia era criar acústica no estádio com quatro torres (Foto: Raphael Zarko)

O custo total da reforma é estimado em US$ 30 milhões - cerca de R$ 100 milhões. Além dos camarotes, foram vendidas duas mil cadeiras para sócios proprietários. O número de associados não é grande se comparado aos do futebol brasileiro, mas cresceu de quatro mil para quase oito mil, informou a assessoria do clube. A média de pagantes é de 22 mil por partida desde a reinauguração.

Fachada do estádio de 42 metros: material importado da Alemanha e dos Estados Unidos (Foto: Raphael Zarko)

No projeto, as torres de 42 metros, além de fechar a acústica do estádio, para ter efeito de caldeirão, também servem como escritórios administrativos do clube – que hoje funciona todo dentro dos 200 metros quadrados de área do estádio George Capwell. Do lado de fora, há lojas de lanchonetes e outros comércios também. No novo desenho do estádio os alambrados também foram retirados – o torcedor fica a seis metros do campo em três das quatro linhas. Na arquibancada do banco de reservas, um metro mais distante.




- As torres e a fachada unificam todo o estádio, fecham a circulação. Tudo para gerar um microclima dentro do estádio – contou o arquiteto “emelecista” de 38 anos.

O banco de reservas do Emelec. À prova de torcedores mais corneteiros (Foto: Raphael Zarko)

1640 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- GERSON OU DE LA CRUZ? Tite fala sobre a briga pela titularidade no meio de campo do Mengão
- Eugênio Leal critica Palmeiras e Flamengo por postura
- Palmeiras e Flamengo não correspondem às expectativas no confronto, avalia Mauro Cezar.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu