Flamengo celebra sucesso do plano operacional especial da partida contra o Emelec

18/5/2018 20:45

Flamengo celebra sucesso do plano operacional especial da partida contra o Emelec

Esquemas de trânsito, segurança e acesso do jogo da última quarta-feira (16) foram considerados positivos por órgãos responsáveis

Flamengo celebra sucesso do plano operacional especial da partida contra o Emelec
Foto: Gilvan de Souza

A partida da última quarta-feira (16) contra o Emelec, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores, foi importante para o Flamengo não só pelo resultado positivo, que classificou o clube para as oitavas de final da competição, mas também pelo sucesso do plano operacional especial organizado para o confronto no Maracanã. O Rubro-Negro preparou um balanço em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, a Guarda Municipal do Estado, além da equipe do Centro de Comando de Operação do estádio.



No total, 40.390 pessoas foram ao estádio assistir ao Flamengo vencer o adversário por 2 a 0, e apenas 305 vouchers comprados com antecedência não foram trocados. O planejamento transcorreu sem ocorrências significativas. O Juizado Especial do Torcedor e a Brigada/Área Médica, por exemplo, não tiveram registro algum durante o jogo.

Em relação aos acessos, das 1.598 gratuidades retiradas, 79 foram invalidadas por se tratar de usuários que não teriam o direito de usufruir do benefício. Todos foram impedidos de entrar no Maracanã. Já dentre os Sócio-Torcedores, apenas 31 pessoas chegaram às catracas do estádio imaginando poder assistir a partida sem trocar com antecedência os vouchers de compra. Foram identificados ainda apenas 63 ingressos falsos (57 do setor E + dois do setor D + quatro do setor A), todos antes do acesso do portador às catracas. No encerramento, o fluxo de saída de públicos mandante e visitante aconteceu sem ocorrências.

A Guarda Municipal do Rio também avaliou como muito positiva a operação especial da partida, implantada pela primeira vez utilizando o dobro do efetivo normal empregado em apoio aos jogos realizados no Maracanã. O esquema operacional contou com o total de 443 guardas e encerrou a 0h30 desta quinta-feira (17). O trabalho preventivo de ordenamento urbano, cinco horas antes do início da partida, foi essencial para evitar desordens no entorno do estádio. Alguns ambulantes irregulares tiveram mercadorias apreendidas pelas equipes. Os guardas municipais também prestaram auxílios diversos ao público no local.

Já de acordo com a avaliação pós-jogo da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, o esquema de tráfego funcionou conforme planejado. O órgão explica que a operação contou com a participação de 134 homens, com 12 veículos operacionais e 15 motocicletas, que trabalharam para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.
Foram utilizados 15 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informaram sobre os horários dos diversos fechamentos e as rotas alternativas.

O Centro de Operações Rio (COR) fez o monitoramento de toda a área do evento com 68 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantassem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.
A população de forma geral atendeu à solicitação de utilizar transporte coletivo, sendo metrô e trens as principais formas de deslocamento dos espectadores.

"Toda a operação funcionou porque o planejamento conjunto foi muito bem feito, com o intuito de garantir total segurança e conforto aos torcedores do Flamengo e também o menor impacto possível na vida do cidadão carioca. Aproveito para agradecer a parceria fundamental do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE), da Prefeitura do Rio, da CET-RIO, da Guarda Municipal, do Ministério Público Estadual, do Juizado do Torcedor, do Maracanã S.A, Metrô Rio e Supervia, e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Da mesma forma, destaco o empenho dos funcionários do Flamengo e todas as empresas que trabalharam nos bastidores do estádio", afirma o Gerente de Operações de Jogos e Estádios do Flamengo, Severiano Braga.


O Clube de Regatas do Flamengo reforça seu compromisso com a integridade e maior conforto de seus torcedores e visitantes em jogos em casa, sejam quais forem a modalidade e a competição que participa.

627 visitas - Fonte: Site Oficial


VEJA TAMBÉM
- Flamengo descobre informantes em festa que resultou na punição de Gabigol
- Indiferença do elenco e fim de ciclo: Bastidores da punição a Gabigol no Flamengo
- Desconfiança em relação a Gabigol cresce no Flamengo, afastando a possibilidade de sua permanência



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar