Fla perde liderança e rivais encostam cinco rodadas após a Copa do Mundo

6/8/2018 09:57

Fla perde liderança e rivais encostam cinco rodadas após a Copa do Mundo

Derrotas em confrontos diretos, efeitos da saída de Vinicius Junior e de início de partidas decisivas explicam queda do Rubro-Negro. São Paulo somou 12 pontos, Grêmio, 10, e cariocas, sete

Fla perde liderança e rivais encostam cinco rodadas após a Copa do Mundo
[i]Foto: Gilvan de Souza / Flamengo[/i]

Depois de 10 rodadas consecutivas na liderança - da 7ª até a 16ª -, o Flamengo perdeu a liderança neste domingo, depois da vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o rival rubro-negro Vasco, no Morumbi. Agora, os paulistas têm um ponto de vantagem, com 35, na ponta.

No Flamengo, o discurso desde antes da parada da Copa do Mundo, quando abriu quatro pontos de vantagem sobre Atlético-MG e São Paulo, então segundo e terceiro colocados, respectivamente, era protocolar. "O que vale é ter a liderança na última rodada, ser campeão".

Mas em cinco jogos depois da Copa do Mundo da Rússia aquele aproveitamento que beirava os 70 caiu para 46 - quase metade do São Paulo, que venceu quatro dos cinco jogos depois do Mundial da Rússia - somando 80 dos pontos em 15 disputados.



Confrontos diretos

Não é só o fato de perder a liderança que incomoda. Nessas cinco partidas, houve dois confrontos diretos e determinantes para a troca de posições na parte de cima da tabela. Nas partidas contra o São Paulo, em casa, e diante do Grêmio, em Porto Alegre, foram duas derrotas.

Desde o retorno da Copa, o Flamengo somou sete pontos (duas vitórias, duas derrotas, um empate). O Tricolor Paulista fez 12. O Grêmio, 10.

Ou seja, a distância que era de sete para o Grêmio antes da parada da Copa, agora é de quatro pontos. Atlético-MG e Internacional se enfrentam amanhã, em Belo Horizonte. Se os gaúchos vencerem terão diminuído a distância para o Fla de sete para apenas dois pontos. Caso dê Galo, a diferença dos atleticanos ficaria nos quatro pontos, como estava antes da Copa.


Efeito Vinicius Junior

Não é fácil substituir um jogador de 45 milhões de euros. Mas não era surpresa para ninguém no Flamengo que a chance de Vinicius permanecer na Gávea era mínima. Antes, o Rubro-Negro ainda perdeu Everton, outro jogador que sempre foi muito importante no Rubro-Negro - e, pior, perdeu para um rival direto. Foi de Everton o gol no Maracanã, da vitória do Tricolor Paulista, sobre o Fla.

Sem Vinicius, o Flamengo ainda experimenta a melhor alternativa. Marlos Moreno jogou por ali. Teve bons momentos, outros nem tanto. Igualmente Matheus Savio, que voltou de empréstimo em Portugal. Vitinho chegou e é esperança de futebol de outro nível. Mas ainda é só o início, são apenas 69 minutos no Brasileiro (outros 28 minutos na Copa do Brasil). Barbieri reconheceu que o camisa 14 vai precisar de tempo para se adaptar.

Maratona e reposição

Diferente do técnico Renato Gaúcho, que fala abertamente em poupar jogadores, o time titular inteiro, de uma competição para a outra, o Flamengo só poupou atletas em duas oportunidades neste Brasileiro. Nas duas, foi derrotado. Foram partidas em circunstâncias diferentes. Em Chapecó, no início do Brasileiro, perdeu por 3 a 2, mas não foi mal, realmente, como na Arena, na derrota para o Grêmio por 2 a 0.

Se contra a Chapecoense praticamente todos jogadores eram reservas, em Porto Alegre foram poucas mudanças. Ficaram concentradas na defesa, com a dupla de zaga reserva - e de algum tempo de inatividade - em campo. Além de Juan e Léo Duarte, jogou também Jean Lucas, que entrou no lugar de Diego.

Jean Lucas despontou bem nesta temporada e pode até substituir Paquetá na quarta, contra o Cruzeiro na Libertadores, mas é mais um jogador de forte marcação e saída rápida, do que de espaços curtos. Tanto que Barbieri testou mais vezes Matheus Savio durante a parada da Copa do que Jean Lucas, que tem características bem diferentes de Diego.

Contra o São Paulo, com Cuéllar suspenso, Rômulo atuou. O volante não fez má partida, mas está longe do nível do colombiano. Sem Jonas, vendido, o Rubro-Negro contratou Piris da Motta para acirrar a disputa e fazer sombra a Cuéllar e Rômulo.

306 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu