Zizinho, maior nome do Fla antes da "Era Zico"

14/9/2018 11:27

Zizinho, maior nome do Fla antes da "Era Zico"

Melhor jogador da Copa do Mundo de 1950, "Mestre Ziza", como era conhecido, escreveu história com a camisa rubro-negra e foi o grande nome do primeiro tricampeonato estadual do Flamengo

Zizinho, maior nome do Fla antes da Era Zico
Zizinho foi eleito o melhor jogador Copa do Mundo de 1950 — Foto: Agência AFP

Um nome que inspirou Pelé e conduziu o Flamengo ao primeiro tricampeonato estadual. Uma junção de habilidade e genialidade que lhe renderam o posto de melhor jogador da Copa do Mundo de 1950. Há 97 anos, nascia Zizinho, o maior ídolo rubro-negro antes da "Era Zico".



"Tinha o futebol na medula e no cérebo, no coração e nos músculos. Era, ao mesmo tempo, o pianista e o carregador do piano. Sempre suou a camisa, na derrota ou na vitória - era um operário; mas quanta beleza na transpiração de sua obra", Armando Nogueira

Como certa vez cravou o poeta Nelson Rodrigues, "bastava os alto-falantes do Maracanã anunciarem o nome de Zizinho para saber quem seria o vencedor da partida".

Nesta sexta-feira, dia 13 de julho, data que celebramos o nascimento de um dos imortais da bola, o blog recorda a história de "Mestre Ziza", um dos maiores 10 e Faixa da história.

Natural de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, Zizinho teve a primeira chance no Flamengo aos 18 anos.

O teste? Substituir ninguém menos que Leônidas da Silva, maior ídolo do clube até então. O que fez com grande maestria. Tanto que não demorou para cair nas graças da torcida. Começava ali uma trajetória de glórias, amor e conquistas que duraria 11 anos.

Ao todo, mestre Zizinho marcou 145 gols em 318 jogos pelo Rubro-Negro e se tornou o grande nome do futebol Carioca na década de 1940. Com "Mestre Ziza" no time, o Flamengo conquistou o primeiro tricampeonato estadual, de 1942 a 1944, e mudou de patamar.


Figurinha de Zizinho com a camisa da Seleção — Foto: Reprodução EPTV

Mas, antes de ganhar a idolatria nacional e brilhar nos gramados durante a Copa do Mundo de 1950, o ídolo rubro-negro, contrariado, foi vendido ao Bangu. A estreia aconteceu somente após o Mundial, em que acabou vivendo outra grande decepção além da deixar o time de coração: a derrota para o Uruguai na final.

No Alvirrubro, contudo, encontrou um novo lar. E foi o grande responsável por tornar o clube competitivo nos anos que se sucederam ao se tornar um dos maiores da história do time.

Antes de parar, ainda seguiu os passos de seu antecessor, Leônidas, e atuou com maestria pelo São Paulo, onde teve a oportunidade de enfrentar o seu maior fã: Pelé, um então jovem em início de carreira. Passou ainda pelo Uberaba antes de virar técnico.



Morreu em fevereiro de 2002. Mas o legado de sua arte é eterno.


Zizinho é um dos maiores da história do Flamengo — Foto: Gustavo Garcia

980 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




João Borges     

"Mestre Ziza" foi ídolo e inspirador de Pelé. Um dos maiores da história em todos os tempos.

So conheço sua história no Flamengo e na seleção. Mais sei que foi um dos maiores do brasil de todos os tempos, e do Mengão é claro, tinha que ser.

Nao conhecir e nem vir jogar mas pela historia da para peceber que foi um grande craque e pelo teme de

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu