19/7/2013 18:52
Acervo histórico do Maracanã está trancado, sem previsão para exibição
Busto de Garrincha, itens do milésimo gol de Pelé, estátua de Zico, calçada da fama, entre outras raridades, estão guardados em salas no complexo
Apesar de todo o conforto do novo Maracanã, que reabre neste domingo para os clubes cariocas com o clássico Fluminense x Vasco, a sua memória permanece trancada. Os itens históricos do estádio, dispostos em locais como a rampa em frente à estátua do Bellini, no caso do busto de Garrincha, permanecem sem lugar para ficar e sem previsão de quando poderão voltar a ser apreciados pelos torcedores. A questão é tratada como batata quente pela Suderj e o Consórcio Maracanã S.A.. Enquanto o órgão estatal tem a missão de guardar os artefatos, patrimônio público, a empresa é a responsável por dizer se e onde esse acervo será utilizado no novo estádio.
A Suderj informou que o material está à disposição do consórcio, desde que seja usado dentro das dependências do Maracanã. A assessoria do Consórcio Maracanã, por sua vez, disse que "a estátua em homenagem ao Garrincha, assim como todo o acervo histórico do estádio, está sob a guarda da Suderj e ainda não foi repassado". Diante do impasse, o público ainda não tem previsão de novamente poder voltar a visitar a calçada da fama ou se deparar com partes da história do estádio.
O busto de Garrincha, bem como sua camisa, chuteira e formas dos pés, estão trancados em uma sala, nas dependências do Maracanãzinho, bem acomodados. Lá também se encontra o material relativo ao milésimo gol de Pelé, em cobrança de pênalti contra o Vasco, em 19 de novembro de 1969 - entre outros itens, o canto esquerdo da baliza defendida por Andrada onde a bola, também exposta em um cubo de vidro, entrou. A estátua de Zico está no saguão de entrada que dá acesso à sala. Ambos os ambientes são climatizados.
Os demais itens, como o restante da calçada da fama, estão guardados sob os cuidados de um antigo funcionário, de acordo com a assessoria da Suderj. Eles estão acomodados em um depósito ao qual o GLOBOESPORTE.COM não teve acesso, pois estava trancado no momento da visita e a pessoa responsável não se encontrava no local.
1314 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- De saída? Artilheiro do Flamengo é monitorado por times Europeus
- Reencontro na final? Final do Mundial marca reencontro entre técnicos do Flamengo e PSG!
- Adeus? Flamengo prepara saída de meio campista por milhões!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -