11/12/2018 09:47

Fla volta às urnas e elege novo presidente do Conselho Deliberativo. Conheça as chapas

Paulo Cezar Ribeiro decide apoiar Antonio Alcides, indicado pelo presidente Landim. Alexandre Póvoa tem apoio de Lomba e Lysias, que apoiou chapa roxa, também está na disputa desta terça

Fla volta às urnas e elege novo presidente do Conselho Deliberativo. Conheça as chapas

Depois da eleição de Rodolfo Landim para a presidência do Conselho Diretor, no pleito realizado no último sábado, o Flamengo volta às urnas nesta terça-feira. De 8h às 21h os conselheiros elegem o novo presidente do Conselho Deliberativo. Eram quatro chapas inscritas, mas são três candidatos.



A chapa roxa de Antonio Alcides Pinheiro, com o vice Gil Bernardo Leal, tem apoio do presidente eleito Landim. A chapa azul de Alexandre Póvoa, atual vice de esportes olímpicos, com Gilberto de Freitas Magalhães, tem apoio de Ricardo Lomba. Pela chapa cinza, Lysias Itapicuru, com o vice Ercio Braga. E na chapa branca, Paulo Cézar Ribeiro, com o vice Luiz Azamour Rodrigues, que decidiu na noite dessa segunda-feira, retirar candidatura e declarar apoiar a Alcides.

O colégio eleitoral da eleição para o CoDe (Conselho Deliberativo) é menor: são pouco mais de dois mil conselheiros - entre natos e eleitos -, mas são esperados entre 600 e 800 eleitores. Póvoa e Lysias questionaram a demora - receberam minutos depois das 20h - em entregar a lista do conselho transitório - formado pelos 120 conselheiros eleitos no último sábado pela chapa de Landim, mais 40 da chapa de Lomba, que ficou em segundo lugar).

Confira o depoimento de cada candidato.
CHAPA ROXA

Alcides: "Se ganharmos, Landim vai ter governabilidade. Sintonia de muitos anos"


- Sou sócio há 35 anos, tenho 20 anos de Conselho Deliberativo. Estou há 20 anos na Comissão Jurídica, sou presidente da Comissão Eleitoral há seis anos. Quero ser presidente porque fui apoiado por quase todas as chapas. Landim é meu amigo e me chamou para concorrer. Não é vaidade, é questão de ajudar o Flamengo. Pela experiência que tenho no CoDe, pela capacidade que tenho, pelo conhecimento que tenho do estatuto, com tanto tempo na Comissão Jurídica.

- A finalidade maior da minha candidatura é promover interação grande entre velhos e novos conselheiros. O cara quando é adversário não é inimigo. Acabou a eleição, não tem cor, não tem chapa, é todo mundo vermelho e preto. O CoDe precisa de mobilidade para que não fique sessões de 2h, 3h. Como presidente em exercício, no fim desse ano, uma sessão que presidi teve 25 min, outra de 45 min.

- Quero ouvir os conselheiros antes de levar para votação a matéria. A não ser em casos de confidencialidade, se tiver alguma questão jurídica, chamar a Comissão Jurídica para discutir, se tiver caso para discutir as finanças, chamar o Conselho Fiscal. Se ganharmos Landim vai ter governabilidade, mas não porque vai exigir ou pedir. Mas porque estamos em sintonia de muitos anos. Vamos ouvir os conselheiros. Quero o Flamengo unido.

CHAPA AZUL

Póvoa: "O Flamengo mudou a governança, mas o CoDe não acompanhou esse processo"

- O Flamengo mudou a governança, está financeiramente equilibrado, mas o CoDe não acompanhou esse processo. As reuniões, as formas de agir são as mesmas de seis anos atrás. Sobretudo as sessões, que são muito chatas, demoram horas. A ideia é modernizar isso, até com uso de tecnologia, com senha e login para o conselheiro conhecer as matérias antes da votação.

- Quero realizar sessões uma vez por mês para cada assunto, Esportes Olímpicos, Futebol... para os conselheiros interagirem, trazer um vice-presidente de sua área para prestar contas, ouvir sugestões, para ajudar o VP a gerir o clube. Está mais do que na hora do Flamengo rediscutir papel de cada categoria de sócio do clube. Eleição do Flamengo tem só oito mil pessoas com direito a voto. Precisamos rediscutir.

- É outra eleição (a do CoDi, vencida por Landim, e a do CoDe), totalmente diferente. Muita gente que votou na chapa roxa vai votar em mim. Muito ruim ter executivo e legislativo do mesmo grupo, acaba gerando conivência muito grande. Existe certa subserviência em relação ao Conselho Diretor, executivo. O Code só aprova o que o CoDi manda. Hoje não tem papel legislativo.


Póvoa tem como vice-presidente Gilberto de Freitas, que hoje é vice-presidente de secretaria do Flamengo — Foto: Reprodução

CHAPA CINZA

Lysias: "CoDe precisa se reorganizado, reestruturado. Precisa passar o bastão"


- O Flamengo hoje é uma instituição moderna. O CoDe precisa ser reorganizado, reestruturado. Precisa passar o bastão. Considero que sou o mais preparado entre os candidatos pois sou altamente presente na vida do CoDe . Traduzo a renovação, pela experiência, pela participação ativa.

- Hoje tem votação importante no conselho com 300 pessoas sendo que seis tem acesso documentação. O conselheiro fica na dependência de lideranças políticas, de manipulações. O site do Flamengo tem que ter área restrita, com login e senha para conselheiros. Com segurança contra vazamentos. O conselheiro vai ter voz ativa muito maior, com transparência total.

- (Sem apoio de Landim) O Fla+ apoiou Landim por princípios. Na última eleição apoiamos a chapa do Wallim e Landim e fui candidato ao CoDe pelo mesmo grupo que hoje venceu a eleição. Landim se elegeu, mas é uma união de nomes das mais diversas correntes por interesses, não por um interesse. Alcides é uma pessoa maravilhosa, mas é sequencia do Dunshee, que foi eleito pela chapa do Bandeira. Que mudança é essa do Conselho? Por que não a independência do CoDe? Vamos praticar alternância de poder.

(Em contato com a reportagem, Rodrigo Dunshee negou acordo com Alcides e elencou os motivos da chapa dele e de Landim o apoiarem: "Ele tem enorme conhecimento do estatuto do Flamengo, o que o Póvoa não tem. O Lysias não tem essa habilidade para conduzir o CoDe. A indicação foi por pura capacidade. Consegui melhorar o nível do CoDe porque sou um advogado experiente. Quem não tem formação jurídica tem grande dificuldade de presidir o CoDe").



E MAIS: Flamengo consulta situação de Gatito, do Botafogo

CLIQUE AQUI

Flamengo, Volta, Urnas, Elege, Novo, Presidente, Conselho Deliberativo, Mengão

624 visitas - Fonte: Globo Esporte


Clique aqui para entrar no Grupo do WhatsApp do mengão e receber informações e notícias

Leia também: Flamengo acerta a contratação de Rafinha por dois anos, diz site


E MAIS: Com patrocínio Fla respira e contraria previsões após tragédia do Ninho






Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão