11/2/2019 09:43

Fotos e sorrisos de jovens impactam legistas do IML

Fotos e sorrisos de jovens impactam legistas do IML

Parentes de Samuel Thomas, no IML, após identificação do corpo

Para muitos, o ponto básico para uma pessoa se tornar perita legista é ser fria sentimentalmente. Porém, mesmo com anos de experiência e casos complicados ao longo da carreira, os profissionais do Instituto Médico Legal (IML-RJ) que trabalharam para identificar os dez corpos das vítimas fatais do incêndio no CT do Flamengo não conseguiram conter a emoção. Em meio ao processo de identificação antropológica forense, foram solicitadas fotos de cotidiano dos meninos e, segundo relatos à reportagem do UOL Esporte, houve quem se desestabilizou.



"Nosso trabalho é muito técnico, mas quando pedimos ao Flamengo fotos para ajudar na identificação, olhei para elas e vi os garotos como eles eram. São meninos. Naquela hora foi difícil me conter", disse um dos profissionais.



A técnica de identificação antropológica forense consiste, basicamente, em avaliar características físicas dos mais variados aspectos. Ela foi aplicada nos últimos dois corpos que ainda necessitavam de identificação: Jorge Eduardo Santos e Samuel Thomas, ambos de 15 anos.

De acordo com a direção do IML, o que ajudou bastante foram os exames entregues pelo Flamengo que continham informações como peso, altura, massa muscular, entre outros, algo rotineiro nos clubes, principalmente em início de temporada.

Técnica livrou dupla do DNA



A direção do IML admitiu que a técnica antropológica forense foi a última tentativa de se identificar os corpos de Jorge Eduardo e Samuel após opções sem sucesso via arcada dentária e digital. Caso não conseguissem também desta forma, a dupla teria de ser submetida ao DNA, algo que poderia durar até 60 dias.

Fla se dispôs a arcar com custos de famílias de outros casos
Apesar de preferir não expor este caso, o Flamengo se dispôs a arcar com os custos das outras famílias que precisavam de atendimento no IML e que não estavam envolvidas no incêndio no CT Ninho do Urubu.

A decisão foi tomada após a diretoria saber que as vítimas da tragédia estavam tendo prioridade no Instituto Médico Legal.

Angústia causou tensão nas famílias

A incerteza sobre a identificação dos corpos de Jorge Eduardo Santos e Samuel Thomas causou angústia e tensão nas famílias dos jovens. Na manhã deste domingo (10), por exemplo, uma tia de Jorge Eduardo veio de Além Paraíba (MG), cidade natal do atleta, acusando o Flamengo de não ter fornecido exames necessários do sobrinho ao IML, algo que fez o clube até soltar uma nota oficial esclarecendo o caso. Muito abalada, ela precisou de atendimento médico posteriormente, quando foi chamada para finalizar as burocracias após a identificação ser consumada.

Tio de Samuel, Sebastião Rodrigues também chegou a passar mal e uma ambulância foi chamada por precaução, mas não precisou ser utilizada.

Outro tio do adolescente, Arthur Severiano não se importou que Samuel tenha sido o último corpo identificado.

"Meu sobrinho Samuel foi o último dos dez a ser entregue para a família. Eu estou feliz. Eu não me importava se seria o último ou o primeiro. O que eu queria era enterrar meu sobrinho", disse emocionado.

Samuel Thomas será enterrado nesta segunda-feira (11) em São João de Meriti (RJ). O velório acontecerá a partir das 14h.

O caso

O incêndio aconteceu nas primeiras horas da última sexta-feira (8). Os bombeiros foram acionados às 5h17 (horário de Brasília). O fogo atingiu a ala mais velha do CT, que servia de alojamento para as categorias de base do clube e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. O local seria desativado e demolido nas próximas semanas. Autoridades do Rio de Janeiro trabalham com um problema no sistema de ar-condicionado do alojamento como principal hipótese para o ocorrido.

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, decretou três dias de luto oficial após a tragédia.

As vítimas

Foram confirmados dez mortos e três feridos. As vítimas foram identificadas como Christian Esmeio Candido (15 anos), Vitor Isaías (15 anos), Jorge Eduardo (15 anos), Pablo Henrique da Silva (15 anos), Bernardo Pisetta (14 anos), Arthur Vinicius (14 anos), Athila Paixão (14 anos), Gedson Santos (14 anos), Rykelmo Vianna (16 anos) e Samuel Thomas Rosa (15 anos).

Os sobreviventes

Os bombeiros conseguiram resgatar três garotos: Cauan Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos, Francisco Dyogo Bento Alves, 15, e Jonathan Cruz Ventura, 15.

As informações são de que Jonathan está em estado gravíssimo e será transferido para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II. O jovem tem de 30 a 35% do corpo queimado.

O local

O Ninho do Urubu fica localizado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e é utilizado para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base. O CT passou por uma reforma que terminou em novembro de 2018, com a inauguração de um módulo moderno para os profissionais. A ala utilizada pelos garotos seria desativada e demolida nas próximas semanas.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e Secretário de Defesa Civil, Roberto Robadey, o alojamento em que estavam as vítimas da tragédia não tinha documentação.



"Não é exclusividade desse local. Mas as pessoas às vezes aprovam uma planta, aí quando vai ver resolve fazer puxadinho. Aumentar. A gente lamenta que as pessoas não possam fazer um planejamento adequado. É um ato final. Existe todo um procedimento. O fato de não ter a documentação implica até que não havia segurança. Muitas vezes até existe os dispositivos de segurança, mas ainda não teve uma regularização adotamos várias medidas para simplificar esse processo para agilizar", declarou Robadey em entrevista à rádio BandNews.

Por tempo indeterminado, Fla suspende atividades nas categorias de base

CLIQUE AQUI

Flamengo, Fotos, Sorrisos, Jovens, Base, Impactam, Legistas, Mengão

399 visitas - Fonte: UOL


Leia também :Entenda por que há diferença de R 52 mi, entre contas do Fla e MPs

Leia também :Flamengo vai bem em desarmes, em meio à disputa no meio de campo





Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Carioca

Domingo - 17:00 - Maracanã - Premiere
Flamengo
Americano

Último jogo - Carioca

Sábado - 18:30 - Maracanã
Flamengo
0 1
Fluminense