18/2/2019 18:05

Por onde anda Marcelo Moreno, o boliviano artilheiro do Brasil

Com passagem por diversos clubes brasileiros, o atacante atua pelo futebol chinês desde 2016 e hoje atua pelo seu terceiro clube no país oriental

Por onde anda Marcelo Moreno, o boliviano artilheiro do Brasil

Ele nasceu na Bolívia, mas teve passagem por mais de um clube no Brasil. Aos 31 anos, Marcelo Martins Moreno é também brasileiro, devido à sua dupla nacionalidade. A carreira começou ainda em seu país natal, em uma breve passagem pelo Oriente Petrolero, na temporada 2003-2004. No ano seguinte, Marcelo Moreno desembarcava no Brasil, para sua primeira experiência no futebol brasileiro.



O Vitória foi o seu primeiro clube no Brasil. No time do Nordeste, Marcelo Moreno atuou nas temporadas de 2005 até 2007, por onde anotou 12 gols em 30 partidas que disputou no clube baiano.

No ano seguinte, Moreno trocou a Bahia por Minas Gerais e passou a defender as cores do Cruzeiro. Em 31 partidas, o atacante marcou 21 gols e levantou um caneco de campeão estadual em cima do grande rival local, além de ter faturado a artilharia da Libertadores daquele ano.

Naquele ano, Moreno saiu do Brasil para defender o Shakhtar Donetsk. Inicialmente, sua passagem pelo clube ucraniano foi rápida: apenas 21 partidas e 3 gols. O atacante saiu por empréstimo para o Werder Bremen e Wigan Athletc em 2009, mas acabou retornando ao Shakhtar para a temporada seguinte.

No total, ele vestiu a camisa do clube ucraniano em 46 oportunidades, marcando 11 vezes. Em termos de título, foi uma boa fase da carreira de Moreno, já que pelo Shakhtar Donetsk ele faturou a Taça, a Liga e a Supertaça Ucraniana, duas vezes cada.

Mas a boa fase do boliviano não ficou restrita ao exterior. De volta ao Brasil em 2012, Marcelo Moreno vestiu a camisa do Grêmio, clube brasileiro pelo qual teve o maior destaque. No ano que chegou, o atacante disputou 55 partidas pelo tricolor gaúcho e anotou 21 gols na temporada.

LEIA TAMBÉM: Abel Braga terá duas partidas para definir titulares antes da Libertadores

Com um menor aproveitamento em 2013, Moreno acabou sendo emprestado ao Flamengo. A chegada ao rubro-negro carioca, no entanto, não foi tão imediata. No início do mesmo ano, o pai do atleta chegou a dar declarações se referindo ao Flamengo e ao Palmeiras como “clubes fracassados”.

Apesar de ter postergado, Moreno acabou acertando com o Flamengo meses depois e, embora não tenha conseguido uma passagem brilhante, esteve na conquista da Copa do Brasil daquele ano e marcou 4 gols em 20 jogos disputados.

Fechando sua passagem pelo futebol brasileiro, o atacante vestiu novamente a camisa de dois clubes que já havia defendido: Cruzeiro e Grêmio. Pelo Cruzeiro, em 2014, Moreno disputou 55 partidas e marcou 23 vezes, fazendo parte do elenco campeão brasileiro daquele ano. Em 2015, uma rápida passagem pelo Grêmio, que acabou em quatro partidas e apenas um gol, antes de Moreno embarcar para o outro lado do mundo.

Foi naquele ano que começou a trajetória do atacante pelo futebol chinês. O primeiro clube que defendeu por lá foi o Changchun Yatai, em que atuou duas temporadas. Durante sua primeira experiência na China, Marcelo Moreno jogou em 53 partidas, deixando sua marca em 22 ocasiões.

O segundo clube na China foi o Wuhan Zall foi o auge da trajetória de Moreno no país oriental. Apesar de ter atuado menos vezes, apenas em 34 jogos, o atacante marcou 25 vezes e ainda fez parte do elenco campeão da China League One.

Atualmente, o atacante boliviano segue na China, mas sem grande destaque. Em recente período de férias no Brasil, Moreno tentou acertar com algum clube no futebol brasileiro, mas o alto valor de salário acabou impedindo qualquer acordo. De volta à China, ele acabou fechando com o Shijiazhuang Ever Bright, por onde ainda não atuou.

Resta esperar e ver se o atacante boliviano volta a ter um grande desempenho de outrora, para ganhar novamente espaço em algum time do Brasil.
















Flamengo, Marcelo Moreno, Mengão

900 visitas - Fonte: lance


Clique aqui para entrar no Grupo do WhatsApp do mengão e receber informações e notícias

Leia também: Gabigol marca duas vezes, Flamengo bate o Madureira e avança antecipadamente às semifinais do Carioca


E MAIS: Sem enrolação: Abel já revela provável time que vai pegar o Fluminense; confira a equipe






Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




De Novo essa mesma reportagem????

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão