De acordo com levantamento realizado pela Sports Value, Palmeiras e Flamengo são as equipes brasileiras que mais recebem com a movimentação de dinheiro em seus estádios, em dias de jogo. Segundo a empresa, os dados financeiros e estatísticas de público foram utilizados para análise.
Ainda que no Brasil as receitas com o chamado “matchday” (na tradução, dia do jogo) sejam baixas, ambos os clubes despontaram no estudo.
Com média de público de 32.356 pagantes em 2017 – e ocupação de 76% do total de sua arena -, o Palmeiras lucrou 34 milhões de dólares (cerca de R$ 127 milhões) com seu estádio no ano.
Já o Flamengo aparece em segundo no quesito. A equipe carioca, com 59% de ocupação e média de 47139 pessoas de público, movimentou 29 milhões de dólares (cerca de R$ 108 milhões) com seu estádio.
Completam a lista dos cinco primeiros clubes brasileiros no quesito: Internacional (19 milhões de dólares), Grêmio (18 milhões) e São Paulo (17 milhões de dólares).
Ainda segundo a Sports Value, organização especializada em marketing esportivo, é preciso que novas estratégias de consumo para o torcedor sejam elaboradas para que os ganhos com “matchday” no Brasil cresçam.
Flamengo, Palmeiras, Clubes, Lucram, Estádio, Mengão
Esquisito é que, na matéria seguinte, se fale nos prejuízos!