10/3/2019 14:00

Por onde anda Marcelinho Paraíba, ex-Flamengo

Aos 43 anos, o meia acumula uma grande lista de clubes brasileiros no currículo, além de algumas breves passagens no futebol estrangeiro

Por onde anda Marcelinho Paraíba, ex-Flamengo

Quando chegou ao mundo em 17 de maio de 1975, ele era chamado apenas de Marcelo dos Santos. Com o passar dos anos, no entanto, o nome de Marcelinho Paraíba, devido ao seu local de nascimento, ganhou as manchetes do país e do mundo, o fazendo ganhar visibilidade no futebol.



A trajetória profissional do meia iniciou no Campinense, em 1991. Embora tenha ficado três anos no clube, foi uma passagem sem muita expressão. Assim como ocorreu quando atuou por Paraguaçuense, Santos, em que jogou apenas uma partida e Rio Branco, de São Paulo.



A grande virada da carreira de Marcelinho Paraíba começou em 1997, quando o jogador chegou ao São Paulo. Em quatro anos vestindo a camisa do tricolor paulista, o meia acumulou quase 70 partidas, 26 gols e dois estaduais.

O bom desempenho no São Paulo, credenciou Marcelinho Paraíba para sua primeira experiência no exterior. Pelo Marseille, ele jogou 18 vezes e marcou 3 gols, retornando ao Brasil antes mesmo de completar um ano no clube francês.

De volta à terra natal, o meia foi defender as cores do Grêmio, em uma passagem que, a exemplo do que ocorreu no Marseille, também foi curta. Em 11 jogos, ele marcou 8 vezes e esteve presente no elenco campeão gaúcho e da Copa do Brasil de 2001. Também neste ano ele atuou pela seleção brasileira, com seis partidas e um gol anotado.

A rápida saída do Grêmio se deu por uma nova oportunidade no cenário internacional, desta vez na Alemanha. No Hertha BSC, o meia jogou por cinco temporadas, totalizando quase 200 jogos e deixando sua marca em 70 oportunidades. Nesta fase da carreira, Marcelinho Paraíba ainda faturou dois títulos, quando o Hertha venceu a Taça da Liga Alemã em 2002 e 2003.

Antes de voltar mais uma vez para o futebol brasileiro, Marcelinho Paraíba jogou na Turquia, pelo Trabzonspor, e novamente na Alemanha, dessa vez vestindo a camisa do Wolfsburg.

O retorno à pátria amada aconteceu pela contratação de Marcelinho Paraíba no Flamengo. No clube carioca, o meia atuou em 25 partidas, marcou 10 gols e conquistou o campeonato estadual em 2009. Neste mesmo ano, ele deixou o Rio de Janeiro rumo à Curitiba. Pelo Coxa, uma passagem de 40 partidas e 19 gols, em menos de um ano no clube.

Deixando o Coritiba, Marcelinho Paraíba partiu rumo à São Paulo novamente, para defender mais uma vez o tricolor paulista. Nesta nova oportunidade, o meia atuou por algumas partidas em 2010, foi emprestado ao Sport e retornou novamente ao São Paulo, e acabou saindo de vez para o clube pernambucano, que dessa vez optou pelo compra do jogador.

Marcelinho Paraíba atuou no Sport em 70 partidas, balançando as redes adversárias mais de 30 vezes. A passagem no clube rubro-negro chegou ao fim em 2012, quando o meia saiu para defender o Grêmio Barueri. Mais uma vez, a passagem por um clube foi rápida e o meia jogou apenas 19 vezes, marcando 3 gols.

O ano era 2013 e Marcelinho Paraíba carimbava mais um clube em sua trajetória profissional. No Boa Esporte, ele jogou quase 50 partidas, deixando 7 gols. Desempenho similar ao que teve no Fortaleza, clube que atuou em 2014, com 44 jogos e 14 gols marcados.

Em 2015, o meia teve duas casas diferentes: o Inter de Lages e o Joinville. A passagem foi discreta por ambos os clubes e Marcelinho Paraíba não conseguiu levantar nenhum caneco por lá. Em 2016, ele vestiu ainda mais camisas. Teve breve passagem pelo Oeste, voltou a defender o Inter de Lages e finalizou a temporada no Ypiranga, clube pelo qual atuou por empréstimo.

No início de 2017, Marcelinho Paraíba pode ter a experiência de atuar por um clube do lugar em que nasceu. No Treze, ele jogou 17 partidas e marcou 4 gols. No mesmo ano, no entanto, ele foi defender a Portuguesa, atuando em quase 30 partidas e deixando sua marca em seis oportunidades.

No ano passado, ele retornou ao Treze, em passagem similar à primeira. Foram 20 partidas, 5 gols, mas que acabou de uma forma ruim. O jogador sofreu um AVC em março de 2008, que o fez ficar ausente dos gramados por 30 dias. Felizmente, Marcelinho Paraíba não sofreu nenhuma sequela e voltou a jogar depois de um tempo.



Por empréstimo, ele chegou ao Perilima, também de Campina Grande, que é o clube atual do jogador. Até o momento, ele acumula 14 partidas e 9 gols pelo novo clube. Aos 43 anos, ele classificou a contratação pelo atual clube como mais um desafio na carreira. Resta saber se ele ainda pretende ter outros ou se o Perilima será o ponto final de sua extensa trajetória nos gramados brasil e mundo afora.

Flamengo, Marcelinho Paraíba, Ex-Flamengo, Mengão

354 visitas - Fonte: LANCE!Net


Clique aqui para entrar no Grupo do WhatsApp do mengão e receber informações e notícias

LEIA TAMBÉM: Falcão Garcia ouve rumores sobre Flamengo e Palmeiras: "Quem sabe um dia"

E MAIS: Flamengo avalia situação de Rodinei e Pará após chegada de Rafinha

LEIA TAMBÉM: Jorge Jesus indica zagueiro Pedro Henrique para o Flamengo


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Copa do Brasil

Quarta - 21:45 - Arena da Baixada - Premiere/Globo
Athletico-PR
Flamengo

Último jogo - Campeonato Brasileiro

Quarta - 21:30 - Mané Garrincha
CSA
0 2
Flamengo