25/6/2019 08:57

Rafinha ajudou Lahm a crescer no Bayern; no Fla, Everton Ribeiro pode ser beneficiado

Rafinha ajudou Lahm a crescer no Bayern; no Fla, Everton Ribeiro pode ser beneficiado

Rafinha foi recebido pela torcida do Flamengo no desembarque (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)

A contratação de Rafinha está recheada de expectativas. Atleta experiente, acostumado a jogos grandes, que pode solucionar a principal deficiência do elenco e que, principalmente, carrega uma inteligência tática acima da média. Aos 33 anos, o lateral-direito chega com status de titular absoluto e traz uma característica única: ser um atleta que possibilita o crescimento dos companheiros ao redor.



Explica-se. Esta foi a análise feita por Pep Guardiola, técnico do Manchester City (ING), quando atuava pelo Bayern de Munique (ALE). Diante de problemas na armação das jogadas, o treinador optou por escalar Philipp Lahm como volante e o brasileiro na lateral-direita. Resultado: com mais liberdade, o alemão solucionou o problema na criação e Rafinha se tornou o "jogador mais importante da equipe", como dito no livro do técnico espanhol 'Guardiola Confidencial'.



LEIA TAMBÉM: [ENQUETE]: Você acha que Guilherme Arana é a melhor opção para a lateral esquerda do Mengão?



"No corredor para os vestiário da Allianz Arena, falamos com Rafinha, o lateral brasileiro que, com o posicionamento de Lahm como volante, havia se transformado em titular indiscutível da equipe [...] Um membro da comissão técnica disse: "Rafinha é o jogador mais importante do time. Se ele se machucar, nossa invenção fica comprometida" (PERARNAU, Marti. Cap. 32).

Mas, como isso se explica e onde entra o Flamengo nessa história? A contratação de Rafinha é importante ao Flamengo pela sua capacidade de criação. Diferentemente de Pará ou Rodinei, o novo reforço tem a característica de construção de jogadas pelo lado direito. Foi assim no Coritiba, no Schalke 04 e no próprio Bayern de Munique. Com mais auxilio e menos responsabilidade de armação no setor, quem mais pode se beneficiar disto é Everton Ribeiro.





A chegada de Rafinha não traz apenas um companheiro de peso para o lado direito do ataque do Flamengo, mas também outro construtor de jogadas no setor. Não foram poucas as vezes onde Everton Ribeiro ficou sem um apoio da mesma qualidade para o segundo toque - concluir jogadas, triangular ou aproveitar espaços vazios. Maior liberdade tende a ajudar a crescer - ainda mais - o futebol do camisa 7.

Ter um lateral-direito de alto nível - ou em boa fase - foi importante para Everton Ribeiro nos tempos de Cruzeiro. Em 2013, coube a Ceará - mais contido - dar liberdade para o meio-campista flutuar pelo setor. Em 2014, já com Mayke - mais incisivo e de maior infiltração - promover as chegadas à linha de fundo e tornar o lado direito mais perigoso. Não à toa, o camisa 7 foi eleito duas vezes como o craque do Brasileirão.



Ainda não há previsão de estreia do Rafinha. A tendência é que esteja no BID antes do dia de 10 de julho e entre em campo para enfrenta o Athletico, pela Copa do Brasil. A certeza é que o reforço será um dos inscritos para as oitavas de final da Copa Libertadores e deve ser titular contra o Emelec (EQU). Nesta terça-feira, no Ninho do Urubu, o lateral-direito será apresentado oficialmente.

Flamengo, Rafinha, Ajudou, Lahm, Bayern, Everton Ribeiro, Beneficiado, Mengão

1536 visitas - Fonte: Extra.globo


Clique aqui para entrar no Grupo do WhatsApp do mengão e receber informações e notícias

LEIA TAMBÉM:Everton Ribeiro relembra virada sobre o Emelec e diz que adversário “sentiu a pressão” da torcida

LEIA TAMBÉM:Flamengo teme que reforma tributária afete os clubes

VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos do Flamengo da temporada


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Campeonato Brasileiro

Sábado - 17:00 - Mineirão - Premiere
Cruzeiro
Flamengo

Último jogo - Brasileiro

Sábado - 17:00 - Maracanã
Flamengo
1 0
Santos