25/6/2019 11:57

Com números expressivos, Rafinha chega ao Fla com status de referência

Novo lateral rubro-negro leva a melhor nas estatísticas em quase todos os atributos se comparado com os principais jogadores da sua posição no Brasil.

Com números expressivos, Rafinha chega ao Fla com status de referência

Torcida rubro-negra recepcionou Rafinha com muita festa no Aeroporto Santos Dumont (Marcelo Cortes/Flamengo)

O significativo grupo de torcedores que foi até o Aeroporto Santos Dumont presenciar o desembarque do novo jogador do Flamengo deixa claro a expectativa da torcida acerca da contratação. Marcio Rafael Ferreira de Souza, o popular Rafinha, foi recebido aos gritos de "melhor lateral do Brasil!", "vai bancar o Pará", "Rafinha vem aí e o bicho vai pegar!" e até uma roda de pagode. Ele retribuiu balançando a camisa 13 que vai vestir no clube e reafirmando a satisfação e o sonho realizado de atuar pelo Fla.



Aos 33 anos, Rafinha não vai adicionar somente qualidade a um elenco recheado de jogadores de alto nível. Também chega com jogos decisivos em âmbito doméstico e internacional na bagagem e muitos troféus levantados ano após ano. Só do Campeonato Alemão foram sete consecutivos. A este currículo que naturalmente já seria digno de aplausos, adicionam-se mais quatro Copas da Alemanha e quatro Supercopas. Além disso, tem também os dois principais títulos de sua carreira: a Liga dos Campeões da Uefa e o Mundial de Clubes da FIFA, ambos em 2013.



LEIA TAMBÉM: [ENQUETE]: Você acha que Guilherme Arana é a melhor opção para a lateral esquerda do Mengão?



No Flamengo, o natural de Londrina vai encontrar um cenário onde a lateral direita é considerado o calcanhar de aquiles do time. Desde a saída de Léo Moura, o Rubro-Negro não tem uma peça de confiança e consistência no setor. Dessa forma, Rafinha chega para matar com uma cajadada só. Por quê? Porque seus números são consideravelmente expressivos. No comparativo com Fagner, do Corinthians, e Marcos Rocha, do Palmeiras, para muitos os dois melhores laterais do país, Rafinha leva vantagem, em média, nas ações por jogo (96,4), eficiência nas jogadas (81,8%), passes distribuídos (78,1), eficiência nos passes (92,8%) e assistência por jogo (0,09). A tabela mais detalhada está abaixo. Ele só perde em números de finalizações corretas e cruzamentos.

Em sua temporada de despedida do Bayern de Munique, Rafinha fez 26 jogos entre agosto de 2018 e maio de 2019. 16 foram como titular. O mais interessante é notar a polivalência do jogador. Em seis dessas partidas, o camisa 13 atuou na lateral esquerda. A diretoria agora aguarda para poder inscrevê-lo no BID para poder estrear logo na volta da Copa América, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR.

O MAIS IMPORTANTE JOGADOR DO BAYERN DE MUNIQUE DE JOSEP GUARDIOLA

A prova da importância de Rafinha pode ser constatada na biografia "Guardiola Confidencial", escrita pelo jornalista espanhol Martí Perarnau. Perarnau é amigo íntimo de Josep Guardiola, multi-campeão técnico do Manchester City, e o acompanhou durante toda sua passagem pelo Bayern de Munique. O livro, que tem a chancela de Pep, dedica um capítulo inteiro ao novo lateral-direito do Flamengo.

No "momento 32", intitulado "Rafinha, o mais importante", o profissional explica como e o que Guardiola fez para elevar o nível do seu Bayern: adiantar o posicionamento de Phillip Lahm para o meio-campo e colocar Rafinha como titular na lateral direita. O espanhol enxergava no brasileiro uma espécie de "construtor", mesmo atuando numa faixa mais defensiva. Assim, o Bayern pôde usar e abusar do "tiki-taka", o estilo de jogo de passes curtos e manutenção da posse de bola que o comandante catalão gosta.



- No corredor para os vestiários da Allianz Arena, falamos com Rafinha, o lateral brasileiro que, com o posicionamento de Lahm como volante, havia se transformado em titular indiscutível da equipe. Um membro da comissão técnica disse: "Rafinha é atualmente o jogador mais importante do time. Se ele se machucar, nossa invenção fica comprometida. Era isso mesmo: sua presença permitia que Lahm continuasse como volante, o que era vital para a equipe - conta Martí Perarnau em uma passagem de "Guardiola Confidencial".

Os números de Rafinha, Fagner e Marcos Rocha



Flamengo, Números, Expressivos, Rafinha, Status, Referência, Mengão

363 visitas - Fonte: LANCE!Net


Clique aqui para entrar no Grupo do WhatsApp do mengão e receber informações e notícias

E MAIS: Gerson e Pablo Marí são apresentados oficialmente pelo Flamengo

LEIA TAMBÉM: Gerson, Marí e Bruno Henrique, recuperado, são relacionados no Fla

VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos do Flamengo da temporada


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão