Cuidado com eles! Conheça as zebras que podem enfrentar o Flamengo na Copa do Brasil

6/8/2013 10:16

Cuidado com eles! Conheça as zebras que podem enfrentar o Flamengo na Copa do Brasil

Nacional-AM, Salgueiro (PR) e Luverdense (MT) são as surpresas da competição até agora

Cuidado com eles! Conheça as zebras que podem enfrentar o Flamengo na Copa do Brasil
A Copa do Brasil é uma competição famosa pelas zebras. Já teve Juventude, Santo André, Paulista de Jundiaí e Criciúma - à época, desconhecido -, como campeões da competição, desbancando times gigantes no cenário nacional, como Flamengo, Fluminense, Botafogo e Grêmio. Neste ano também há chances de surpresa. Salgueiro (PE), Luverdense (MT) e Nacional-AM estão entre as equipes que chegaram às oitavas de final, cujos confrontos serão sorteados nesta terça-feira, às 12h.

Com uma folha salarial reduzida e pouca visibilidade no país, os pequenos já aprontaram e querem ir além. O Nacional eliminou o Coritiba, atualmente terceiro lugar do Campeonato Brasileiro, goleando-o por 4 a 1 em Manaus, depois passou pela Ponte Preta, com vitória nas duas partidas. O Salgueiro também tirou dois times de Série A: Vitória e Criciúma, conquistando os resultados fora de casa. Já o Luverdense acabou com o sonho de dois gigantes do Nordeste: Bahia e Fortaleza.

- A Copa do Brasil é um torneio, não um campeonato a longo prazo. O segredo é jogar com o regulamento debaixo do braço. Contra o Bahia, aproveitamos o "desleixo" deles e ganhamos de 2 a 0, mas poderia ter sido mais. Contra o Fortaleza, time grande, sabíamos que tínhamos que segurá-los lá. Para o Luverdense é uma credibilidade e visibilidade muito grande. A autoestima e a confiança crescem - disse o técnico Júnior Rocha, que entrou para a história, ao ser o primeiro a classificar um time matogrossense à esta fase da competição.

O comandante, que atuou como jogador pelo clube, faz seu primeiro ano à beira do campo, como parte da comissão técnica, e garante que, apesar de suas ambições, não esperava um começo tão meteórico. Júnior se diz perfeccionista no fator tático, ressalta a qualidade do grupo e diz que dá para avançar na competição, elogiando o projeto do clube.

- O elenco está ciente de que dá pra ir em frente, mas com os pés no chão e humildade. Tenho uma identificação muito grande com o clube, que dá uma ótima estrutura para os atletas e funcionários. Temos mentalidade diferente de outros clubes no Brasil. Aqui se trabalha de médio a longo prazo - finalizou.

O Salgueiro é um time bastante novo no cenário futebolístico nacional. O clube do interior pernambucano só alcançou a profissionalização do esporte em 2005. Em 2010, chegaram à marca mais importante de sua breve história: o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, os anos seguintes foram marcados por rebaixamentos, que deixaram o Carcará do Sertão na Quarta Divisão, onde está até hoje.

Quem comanda a equipe é o irmão de Péricles Chamusca - campeão da Copa do Brasil com o Santo André, em 2004 -, Marcelo. Existe o sonho de se igualar ao parente e repetir o feito de outro clube pernambucano, o Sport, vencedor em 2008. Porém, há muitas dificuldades.

- O investimento de um clube na Série D é muito baixo, por conta das cotas da televisão. Após o estadual, precisamos reduzir 50% do salário dos jogadores para poder mantê-los. Somos um clube, em questão de investimento e estrutura, muito inferior aos adversários, então nossa preparação para os jogos é mais que redobrada. Vamos tentar fazer o nosso melhor - falou Marcelo Chamusca.

O Nacional-AM é o último representante do Norte no torneio. As conquistas motivaram os amazonenses, e os resultados positivos contra grandes times, em Manaus, empolgam. Mas Mário Cortêz, presidente do clube, deixa bem claro os objetivos na temporada.

- Os jogadores e a torcida estão empolgados com a campanha. A gente sabe a dificuldade e importância da Copa do Brasil. Porém, a nossa prioridade está na Série D - disse o cartola.

Se os três times vão alcançar o sucesso na Copa do Brasil, só o tempo dirá, mas só o fato de terem chegado tão longe no torneio, já garantiu visibilidade ímpar em suas histórias.


VEJA OUTROS TIMES QUE JÁ SURPREENDERAM NA COPA DO BRASIL

1989
O Goiás passou pelo Internacional e Atlético-MG, chegando à semifinal, fase na qual foi eliminado pelo Sport, que também surpreendeu ao ser vice-campeão.

1990
Goiás e Criciúma, que fizeram uma das semifinais, foram as "zebras" daquele ano. O Esmeraldino perdeu a final para o Flamengo.

1991
O Remo (PA) foi a surpresa da edição. Foi eliminado na semi pelo Criciúma. O Tigre foi ainda mais longe, sendo campeão em cima do Grêmio.

1994
A sensação foi o desconhecido Linhares (ES). O time eliminou o Fluminense na primeira fase. Depois, passou por São José-AP e Comercial-MG, sendo eliminado pelo também surpreendente Ceará. O Vozão deixou para trás Palmeiras e Internacional, mas perdeu a final para o Grêmio.

1999
O Juventude chamou a atenção naquele ano. O clube da serra gaúcha eliminou o Fluminense, o Corinthians, o Internacional e foi campeão em cima do Botafogo, diante de 100 mil pessoas no Maracanã.

2001
Sem nenhum time grande no seu caminho, a Ponte Preta foi avançando de fase tranquilamente até pegar o Corinthians na semifinal. Acabou eliminada com duas derrotas para o Timão.

2002
Foi a vez do Brasiliense aparecer para o país. O time de Brasília chegou até a final, tendo eliminado Fluminense e Atlético-MG durante sua trajetória. Na decisão, perdeu roubado para o Corinthians.

2004
O Santo André foi a surpresa. Depois de eliminar Atlético-MG e Palmeiras, o time não se intimidou com o Maracanã lotado pela torcida do Flamengo. Venceu o jogo e o campeonato.

2005
A vida do Paulista de Jundiaí foi um pouco mais complicada. O time precisou eliminar três grandes - Botafogo, Internacional e Cruzeiro -, antes de ser campeão diante do Fluminense.

2006
O Ipatinga não chegou tão longe, mas conseguiu bastante fama. Foi semifinalista e acabou eliminado pelo Flamengo. O técnico era Ney Franco, que acabou vendido para o Rubro-Negro e ganhou o torneio naquele ano.

2007
O Figueirense, depois de eliminar o Botafogo na semifinal, foi vice-campeão diante do Fluminense.

2008
O Sport foi o campeão em uma campanha marcada pela força do time na Ilha do Retiro. Eliminou o Palmeiras, o Internacional e o Vasco, e ganhou o campeonato contra o Corinthians.

2010
Vitória e Atlético-GO foram as surpresas. Se enfrentaram na semifinal e o Leão levou a melhor. Na final, porém, perdeu para o Santos.

2011 e 2012
Nas duas edições o Coritiba chegou com autoridade à final, mas acabou sendo vice-campeão duas vezes no Couto Pereira. Na primeira, perdeu para o Vasco. No ano seguinte, para o Palmeiras.

1478 visitas - Fonte: Lance!


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu